Sumários
Ocidente-Oriente / " Xi- Dong " na China Antiga e emergência do Islão
10 Outubro 2019, 08:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
A Pérsia/Irão e a Índia de "Oriente"/ Ásia para a Grécia e Roma a "Ocidente"/Xi da China ( s. II a.c. -s. II ).A Índia de " Ásia extrema habitada " ( Heródoto ) a Ocidente Luminoso do Budismo para a China.Comentário e leitura de fontes chinesas : de Zhang Qian / s. II a.c. a Faxian ( 340? - 429? ).A valoração e oposição " Polido-Bárbaro" / ( Huaxia ) , sedentário urbanizado / nómada , sol nascente-sol poente.. A formação do conhecimento e vocabulário chinês acerca dos seus Ocidentes/ Ásias da Pérsia ao Império Romano Ocidental.O exemplo do Japão / Yamato que a partir do s.VII se proclama " Império Central " e em 701 passa a " Nippon"/Império do Sol Nascente ".As cartas diplomáticas da Imperatriz Soko ( 592-628 ) para a China Tang proclamando-se Oriente e a China como Ocidente primeiro do Japão.
Ásia em grego e latim e Ocidente em chinês -século II a.c. a século II
8 Outubro 2019, 08:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Enunciados gregos sobre a Ásia e suas partes : Pérsia, Índia.Índico. De Estrabão e Ptolomeu ao Périplo do Mar da Eritreia e Arriano. Leitura comentada de passagens das obras .Uma crescente informação mais abundante e menos imprecisa sobre a Índia/ Índico na hidrografia, monções, agricultura,hierarquias sociais,etc. O peso da asiatização e da miscigenação e a duplicidade da ideia -espelho de Ásia.
As leituras mínimas obrigatórias e os trabalhos
3 Outubro 2019, 08:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula de diálogo com os alunos e de leitura analítica prática de passagens de J. Goody- The East in the West,Cambridge, Cambridge U. Press,1996 .Implicar na leitura os princípios interpretativos de : imanência,autonomia,conjunto/ totalidade e interdependência.Isto obriga a ler esta obra de J. Goody em articulação com as outras suas obras ( em especial, as da décadas de 1980-1990 ), com a sua investigação multidisciplinar de antropologia,sociologia,história,demografia, conectadas , com os seus temas e problemas chave, nomeadamente o sistema de relações eurasiáticas no passado e no presente.Mas estas e outras interdependências só são possíveis de alcançar em análise textual interna decompondo página a página o relevante dos enunciados .O exemplo da Introdução : os 10 enunciados chave na pág. 1 e os 9
Sugestões de trabalho e em torno das Ásias em Grego e Latim
1 Outubro 2019, 08:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Mais algumas indicações-sugestões de possíveis Obras-Autores para os trabalhos .Académicos coreanos, chineses, japoneses mas também indianos ,palestinianos,etc.Investigações sobre ética social chinesa , religiosidade japonesa, relações internacionais da Ásia Oriental ,ciência e tecnologia chinesas,controvérsias em Estudos Asiáticos ( Orientalismos, Ocidentalismos, Modernidades ) ,etc como temas e problemas de trabalho.Diálogo com os alunos a propósito de passado-presente e persistências - transformações como. por exemplo, na organização social chinesa : o valor da riqueza como uma das primeiras Cinco Felicidades /WUFU ou no equilibrador social da Meritocracia.
Ásia em Grego e sugestões de Trabalho
26 Setembro 2019, 08:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
O termo e a ideia de Ásia da mitologia para a Geografia - História.O primeiro modelo de oposição Europa-Ásia / Sol Poente -Sol Nascente /Ocidente-Oriente.Uma construção de Gregos dos Litorais da Pérsia-Anatólia e a importância de Mileto-asiatização .As Guerras Médicas ( 499 -475 a.c. ) e a Ásia de Herôdoto de Halicarnasso ( c. 485-420 a.c. ) .A trilogia de opostos chave :Cosmopolítico, Religioso,Civilidade.A Ásia-Pérsia como espelho invertido da Europa-Hélade .A força multimilenar dalgumas destas ideias feitas- preconceitos.A Ásia- Asiáticos na Política , Livros III e VII ,de Aristóteles ( 384-322 a.c. ).