Sumários

Ocidente-Oriente / " Xi- Dong " na China Antiga e emergência do Islão

10 Outubro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A Pérsia/Irão e a Índia  de "Oriente"/ Ásia para a Grécia e Roma  a "Ocidente"/Xi da China ( s. II a.c. -s. II ).A Índia de " Ásia extrema habitada " ( Heródoto ) a Ocidente Luminoso do Budismo para a China.Comentário e leitura de fontes chinesas : de  Zhang Qian /   s.  II a.c. a  Faxian ( 340? - 429? ).A valoração e oposição " Polido-Bárbaro" / ( Huaxia ) , sedentário urbanizado / nómada , sol nascente-sol poente.. A    formação do conhecimento e vocabulário chinês acerca dos seus Ocidentes/ Ásias  da Pérsia ao Império Romano Ocidental.O exemplo do Japão  / Yamato que a partir do   s.VII  se  proclama  "  Império   Central " e em 701 passa a " Nippon"/Império do Sol Nascente ".As cartas  diplomáticas da Imperatriz Soko ( 592-628 ) para a China Tang proclamando-se Oriente e a China como Ocidente primeiro do Japão.

A emergência do Islão como pólo chave de conhecimento de matérias asiáticas : os exemplos do anónimo Livro de Soleimão de 851 acerca da  " Navegação do Golfo Pérsico á China  " e a Índia de Al-Biruni ( 973-1048) . Leituras comentadas de passagens .

Bibliografia mencionada:
Kieschnick , J. e M.Shahar (ed.) - India in the Chinese Imagination:Myth.Religion,and Thought,Filadélfia,U. of Pennsylvania Press,2013. 
  Sima Qian - Records of the Grand Historian,ed. B. Watson,N.Iorque,Columbia U. Press,1993,3 vols.
 


 Ásia em grego e latim e Ocidente em chinês -século II a.c. a  século II

8 Outubro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

 Enunciados gregos sobre a Ásia  e suas partes : Pérsia,  Índia.Índico. De Estrabão e  Ptolomeu ao Périplo do Mar da Eritreia e Arriano. Leitura comentada de passagens das obras .Uma crescente informação mais abundante  e menos imprecisa sobre a Índia/ Índico na   hidrografia, monções, agricultura,hierarquias  sociais,etc. O peso da  asiatização e da miscigenação  e a duplicidade   da ideia  -espelho de Ásia.

As primeiras informações sobre a China : dos Seres/Sérica aos Sines/Thinai- .Transferências   de termos e ideias entre línguas :  Sânscrito,Chinês,Grego,Persa,Latim,  Os termos  " Tchina " e " Mahatchina " e a dinastia Tsin ( 255 a.c. -206 a.c. ).Os anos de 147-160 e as relações marítimas e terrestres China-Índia.
Na China Antiga a formação de relações e de conhecimentos com o Ocidente/Xí : as três viagens  de Zhang Qian de 138 a.c. a 115 a.c. Leitura comentada de passagens da "  Memória de Dayaun ".O  acumular de conhecimentos  em chinês sobre a Pérsia e a Índia  e a entrada do Budismo na China.
Relações entre comércio, política e geografia,história,tradução.A cultura material ( seda, cavalos,pipa, etc) e as  trocas  e  progressões  informativas.As geografias simbólica e realista da China. Zhongguo,Tianxia, a mitológica Rainha Mãe do Ocidente / Xi Wangmu e as concepções geográficas das nove grandes áreas no   "Interior dos Mares " .Ideias de Bárbaro/YÍ  e a oposição polido-bárbaro / Huaxia . 


 As leituras mínimas obrigatórias e os trabalhos

3 Outubro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula de diálogo com os alunos  e de leitura analítica prática de passagens de J. Goody- The East in the West,Cambridge, Cambridge U. Press,1996 .Implicar na leitura os  princípios interpretativos de :  imanência,autonomia,conjunto/ totalidade e interdependência.Isto obriga a ler esta obra de J.  Goody  em  articulação    com as outras suas obras ( em especial, as da décadas  de 1980-1990 ), com a sua investigação multidisciplinar de antropologia,sociologia,história,demografia, conectadas , com os seus temas e problemas chave, nomeadamente o sistema de relações eurasiáticas no passado e no presente.Mas estas e outras interdependências só são possíveis de alcançar  em análise textual  interna decompondo página a página o relevante dos enunciados .O  exemplo da Introdução  : os 10 enunciados chave na pág. 1  e os 9

 da pág. 2. 
A propósito de questões colocadas pelos alunos  : a política de " O Sonho Chinês "/ Zhongguo Meng  proclamada em 2012 e as relações globais do " realizar a grande renovação da Nação Chinesa " , a categoria de Humanidade e a realidade da espécie animal humana ,as diferenças cognitivas criadas pelas diferenças sociais e culturais : normas e padrões de conduta  dos Europeus e dos Chineses e Japoneses , o comum,o partilhado e o diferenciado ou seja mundos sociais e culturais diferentes  geram diferentes visões de mundo e diferentes organizações da percepção e reflexão.Estas tipologias são ,no entanto , em si mesmas  sempre plurais e heterogéneas .Da natural condição etnocentrada   para a necessidade de conhecimentos académicos   que comparem e conectem as diferentes visões próprias -internas e visões de outros-externas . 

bibliografia mencionada:
Muhlhahn,Klaus- Making Modern China:From the Great Qing to Xi Jinping, Cam.,Mass ,Harvard U. Press,   2019 
Nisbett,R. E.- The Geography of Thought,N.York,Free  Press,2003
Sapolsky,r.m.- Behave:The Biology  of Humans ot our best and worst, Londres,Penguin,2017 


Sugestões de trabalho e em torno das Ásias em Grego  e  Latim

1 Outubro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Mais algumas indicações-sugestões de possíveis Obras-Autores para os trabalhos  .Académicos coreanos, chineses, japoneses mas também indianos ,palestinianos,etc.Investigações sobre ética social   chinesa , religiosidade japonesa,  relações internacionais  da Ásia Oriental ,ciência e tecnologia chinesas,controvérsias em Estudos Asiáticos ( Orientalismos, Ocidentalismos, Modernidades ) ,etc como temas e problemas de trabalho.Diálogo com os alunos a propósito de passado-presente e persistências - transformações  como. por exemplo,   na organização social chinesa : o valor da riqueza como uma das primeiras Cinco Felicidades /WUFU  ou no equilibrador social da Meritocracia.

Os universais-constantes de Oriente-Ocidente e Norte-Sul e a criação do termo-ideia de ÁSIA. A extensão da palavra chave Ásia ás Línguas  chinesa e japonesa ( séculos XVII e XIX- XX ). O  uso alargado, comum - partilhado , altera o sentido logo em grego- latim  .Todo o nomear - classificar é um valorar .Ásia e outros termos conexos como : Polido-Bárbaro , Centro, Continente , Pacífico unindo os dois Mares do Sul,  Índio .
Ctésias  e a Imagem -  Conhecimento   da ÍNDIA em grego   cerca  de 398-397 A. C. Da Índia aos Seres / Sérica .A ambivalência de uma representação da  Ásia ao mesmo tempo de Oposição e de Fascínio .
    


Ásia em Grego e sugestões de Trabalho

26 Setembro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

O termo e a ideia de Ásia da mitologia para a Geografia - História.O primeiro modelo de oposição Europa-Ásia / Sol Poente -Sol  Nascente /Ocidente-Oriente.Uma construção de Gregos  dos Litorais da Pérsia-Anatólia e a importância de Mileto-asiatização .As Guerras Médicas ( 499 -475 a.c. ) e a   Ásia de Herôdoto de Halicarnasso  ( c. 485-420 a.c. ) .A trilogia de opostos chave :Cosmopolítico, Religioso,Civilidade.A Ásia-Pérsia como espelho invertido da Europa-Hélade .A  força multimilenar dalgumas destas ideias feitas- preconceitos.A Ásia- Asiáticos na Política , Livros III e VII ,de Aristóteles ( 384-322 a.c. ).

Diálogo com os alunos acerca de sugestões de trabalhos.O Jardim Chinês  na obra de Daniel Wynn Ye Kwok.A questão da Grande Divergência  e a história económica de R. Bin Wong.  

Alguma bibliografia de apoio :
Mu-Chou Poo- Enemies of Civilization:Attitudes Toward Foreigners in Ancient Mesopotamia,Egypt,and China, N.  Iorque ,N.Y. State University,2005
Raaflaub,Kurt e Richard Talbert ( ed. ) - Geography and Ehnography :Perceptions of the World in Pre- Modern Societies, Oxford,Blackweell,2010.
Raaflaub,Kurt ( ed.)- Thinking,Recording,and Writing History in the Anciet World, Oxford, Blackweell,2014 .