Sumários

Pensamento social Japonês no século XX e a questão da Ásia- um breve panorama

14 Novembro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A asiatização     do termo e   de  ideias de Ásia e dos seus  familiares de campo semântico de posição e de ordenação espacial-temporal  como, Europa,O Oriente,O Ocidente,Civilização,Progresso,Revolução  Industrial,   Liberdade,etc leva , no Japão do século XX , A DIFERENTES FORMULAÇÕES-POSIÇÕES . Produções textuais que, no entanto, possuem  algumas constantes como,por exemplo ,a de abordagens Comparativas , abordagens de escala  Global-mundial,a de perspectivas preocupadas com a própria  Identidade  .A emergência  e   a   constituição  de uma Ásia em língua  e /ou  pensamento japonês   é plural e abre   a Orientalismos e a   Ocidentalismos ou seja, a enunciados  de idealização tipológica e de imagens padrão , tópicos de lugar comum ,  de Ásia e  de Europa-O Ocidente.

Em N.Iorque,1904 surge,  em inglês , " The Ideals of the East ", um panfleto de Orientalismo-Pan-Asiatismo  e ao mesmo tempo de Ocidentalismo de  Kakuzo Okakura ( 1862-1913).A  proclamação é a de que a Ásia é Uma/Una e oposta em tudo o que é essencial aos " povos marítimos " da Europa-Ocidente.A Ásia é Universal e busca o Sentido-Fim espiritual enquanto que  O Ocidente é Particular e procura tão só os Meios para a Vida .O Japão é a vanguarda espiritual que Une a diversidade interna das partes da Ásia.O Rosto e a Cabeça da Ásia frente ao " Ocidente ".
Na mesma cidade e na mesma língua, em 1923, surge  a obra " The Religious and Social Problems of the Orient" de Masaharu Anesaki ( 1873- 1949 ) . O autor , de formação doutoral na Alemanha e da área de investigação em Literatura e Religião , foi Professor em Harvard nos anos de 1913 e 1914 .A formulação  é      a da não verdade do Uno/Uma da Ásia espiritual,cultural,social.A Ásia é Divisão e  " se existe uma unidade ou semelhança entre os povos da Ásia é devida ao contacto com a Civilização Ocidental e essa unidade consiste na perca comum do equilíbrio provocada pelo novo sistema de indústria , ciência e  democracia..." (  Masaharu   Anesaki).
A proclamação , por via comparativa , da não sustentação desta oposição-exclusão entre Ásia e Europa-O Ocidente na obra de Hajime Nakamura ( 1912-1999).A ÁSIA é Plural  e " não existe nenhum singular traço Oriental "  


Questões sobre os trabalhos e as leituras de Goody e Lévi-Strauss

12 Novembro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A necessidade de uma análise textual plural que faça convergir filologia,semântica e semiótica estrutural e hermenêutica .Procurar ir o mais longe possível na análise dos enunciados chave seriando os temas chave,os termos nucleares,a hierarquia  de  tópicos, a estrutura de posições/ oposições  ,as provas de citação e de notas de  pé de página,etc.Alcançar estes índices e  indícios através de levantamento qualitativo e quantitativo/frequência    Um segundo andamento ,se houver tempo, inserindo o texto/discurso em análise na série de temas e de problemas,na disciplina de Humanidades e Ciências Sociais em que emerge .Lógicas de situação e de recepção.O Texto tem uma configuração também conjuntural de  perguntas e de  respostas da época em que emergiu e fez sentido de leitura e de leitores e leituras.É preciso e precioso recuperar este Húmus textual e contextual para uma interpretação que faça soar o mais provável sentido textual.

Em torno das obras de Jack Goody e de Claude Lévi-Strauss para leitura .A Pluralidade de perspectivas é sempre a garantia mínima de objectividade-objectivação.As diferentes disciplinas,obras, autores são necessárias mas não suficientes. É preciso pensar,escolher,hierarquizar.Acerca da Muralha da China e da sua função também de atracção-sinização. 

Bibliografia  , um clássico :
Greimas,A.J.- Sémiotique et Sciences Sociales,Paris,Seuil,1976 
 .


Diálogo com os alunos a propósito dos trabalhos

7 Novembro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

 Elucidação de questões  ,relacionadas com o fazer dos trabalhos , colocadas por alunos. O Objectivo primeiro e principal é a análise interna do  texto e  relatório escrito com os resultados mais relevantes alcançados. 

Interno e Externo são  perspectivas operatórias de análise textual  mutuamente implicadas e complementares .  São fronteiras porosas e imbricadas.Todo o texto pede co-texto e contexto, pede séries  e campo textual, pede produtores e receptores desses mesmos textuais. Mas é a partir da sistemática análise textual que posso fazer perguntas com hipótese de resposta válida .Complementarmente , o máximo de informação , creditada e  confirmada ,acerca da vida intelectual, institucional , obras do produtor do texto em análise. Estes dois andamentos da  interpretação  analítica  fazem-se ao mesmo tempo e ao mesmo tempo iluminam-se .O Texto tem uma lógica de situação , um enraizamento   de época . Coloca e responde a temas e problemas que lhe são próprios ,próprios ao seu espaço-tempo de produção, emergência, recepção.Próprios á série discursiva,ao campo disciplinar,á  cultura -língua em que emerge e ganha sentido,posição,rejeição. 
A análise textual e os dados externalistas  complementares possibilitam alcançar os Relevantes Textuais,os enunciados chave, as categorias mais estimadas e /ou usadas, as   teses -perspectivas dominantes , as afinidades e oposições decisivas , a Lógica-Arquitectura  em formulação    no texto de  Ciências Sociais,Humanidades em análise.
Bibliografia de apoio dos  alunos  para a Análise-Interpretação :
Eco,Umberto- I Limiti Dell`Interpretazione,  Milão,Bompiani,1990. ( trad. portuguesa,Lisboa,Difel,2004)
Van Dijk,Teun A.-   Text and Context, Londres,Longman,1980 


Em torno de Y. Fukuzawa  e ponto de situação dos trabalhos

5 Novembro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A Teoria da Civilização/ 1875  de Fukuzawa com um manifesto japonês/asiático de recepção e  de apropriação dos termos e ideias de  "Ásia " e  de  "O Oriente -O Ocidente " desenvolvido , ao longo de milénios, por discursos e línguas europeias. Asiatização de Ásia -  O Oriente que agora se TORNA PALAVRA DE ORDEM E DE ORDENAMENTO também  na língua e no pensamento japoneses  .Ásia e Europa / E.Unidos como diferença de " Espírito de Civilização " Para desenvolver a industrialização e modernização do Japão há que adoptar padrões   chave da "Civilização Ocidental  " nas áreas da Liberdade,Ciência,Razão Critica, Pluralidade,A Civilização como Progresso, Bem Estar social,Lei ,etc.O  projecto de Ocidentalizar sem perder a identidade  Nipónica e para ultrapassar em desenvolvimento o  próprio Ocidente.A  Civilização como Processo em Aberto , como Progresso-Progressão.As relações transculturais China-Japão na perspectiva de Fukuzawa.


Diálogos acerca dos trabalhos em desenvolvimento pelos alunos,A  necessidade de uma estratégia   de  complementaridade   da Net e do  Papel.Os  reguladores da análise  académica : Imanência, Autonomia, Conjunto,Interdependência .Fazer as perguntas certas para obter respostas válidas na análise dos enunciados textuais.Alguns exemplos concretos.    


A Teoria da Civilização de Yukichi Fukuzawa -Fundamentos

31 Outubro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

O Problema da Industrialização,  do Progresso e Desenvolvimento  Tecnológico,Cientifico,  Académico,etc da Europa e dos Estados Unidos pensado a partir do Japão e dos seu impacto   na Ásia.As viagens de Y.  Fukuzawa aos E.Unidos e Europa nos anos de 1859,1861,1867.A publicação do "  Bunmeiron no gairyaku ",Tóqui,1875 e a formulação de uma teoria japonesa da Civilização Industrial Moderna.

Leitura comentada do Prefácio de 25 de Março de 1875.O Japão e  a adopção do Calendário Gregoriano,da semana de sete  dias, da hora,etc e o abandono da Calendário Chinês.A Teoria da Civilização como Teoria do Desenvolvimento de uma Nação/Povo por via da Revolução Cultural e Social da Ciência e Tecnologia Industriais.
A Perspectiva do Desenvolvimento na mais longa duração e com um Sentido Próprio das Diferentes Civilizações. O Progresso-Progressão da  " Civilização Ocidental " e  o da Civilização Japonesa levaram rumos próprios e diferenciais ao longo de mais de 2500 anos.O seu encontro com a chegada dos Americanos ao Japão em 1853 e os  Tratados Comerciais também  com potências Europeias   revelam a enorme diferença entre as Civilizações " Ocidentais " e " Orientais ". 
A comparação de proximidades e afastamentos entre o impacte da Civilização Chinesa no período Tang, séculos VI e VII  a século IX , no Japão e o impacte actual , no século XIX , da Europa e dos E. Unidos no Japão.As virtualidades de uma Teoria das Civilizações Japonesa-Asiática frente ás existentes teorias Ocidentais .