Sumários
3 Dezembro 2019, 08:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
As grandes controvérsias nos Estudos Asiáticos dos séculos XX e XX .Orientalismos , Ocidentalismos, Euro-centrismos, Modernidades,Globalizações .Controvérsias ainda mais ideológicas com os estudos post- coloniais ,sub-alternos ,etc.
A origem do termo Orientalismo nos séculos XVIII e XIX e os estudos e estudiosos versados em algumas línguas ,literaturas,artes asiáticas. A descolonização nos anos 1935 a 1945 e a inversão de sentido e de valor em relação ao Orientalismo-Orientalista.A crítica ao Orientalismo a partir dos anos 60 , casos de Abdel Ma lek ,Tibawi , Edward Said, R. Turner,etc.O Orientalismo,1978 de E. Said ( 1935- 2003 ) e a procura de uma lógica crítica sobre " As concepções Ocidentais do Oriente" a propósito de conhecimentos , em inglês e em francês , no século XIX e nos começos do século XX , acerca do Islão da Ásia Ocidental.Os elementos de abertura positiva e os limites da obra de E.Said. Não é sustentável a oposição e exclusão dual porque o Islão fez e faz também a Europa. As seis teses fundamentais acerca da falsa representação e conhecimento do Islão pelos poderes e interesses coloniais e imperiais.O Orientalismo na Sinologia,2009 de Adrian Chan e os limites da tradução e da interpretação feita do exterior da cosmovisão chinesa.
O debate acerca dos Orientalismos coloca questões ideológicas opinativas mas, ao mesmo tempo, questões epistemológicas chave. Quais os limites do conhecimento objectivo em ciências sociais ?
28 Novembro 2019, 08:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Os parâmetros de objectivação posicional e a necessidade de ver a pluralidade do real e das chaves de interpretação-explicação como hierarquia concorrencial de razão e nunca como relativismo .As práticas , métodos, teorias de conhecimento académico como garantia e controle da produção de conhecimento fundamentado. O sujeito deste saber é uma comunidade de relação em concorrência.A objectivação é um processo aberto de correcção e nunca uma verdade revelada e eterna. Os resultados do saber hoje alcançado vão ser mais tarde melhorados, transcendidos, postos em questão , se houver progressão na investigação e no ensino.
A circulação de temas e de problemas entre os Consensos e as Controvérsias em Estudos Asiáticos.O problema da possibilidade ou impossibilidade de conhecimento académico de Outras culturas e sociedades , línguas e comportamentos . A Distância gera limitações mas não impede a objectivação .Análises endotópicas e exotopicas , comparativas e conectivas criam condições objectivas . A Pluralidade Dialogal é a chave de razão fundamentada.
As implicações entre saberes e poderes,entre interesses e conhecimentos , entre valores e enunciados provados-prováveis.Não existe conhecimento académico no vazio ou na transcendência.Sujeito e objecto fazem-se em processo mútuo de tensão dialogal e concorrencial.Apenas as crenças e as ideologias reclamam a revelação absoluta.
26 Novembro 2019, 08:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Tudo, real e conhecimento científico ,é posicionado / situado em termos de espaço,tempo,hierarquia e relação.Isso obriga a exigências maiores de racionalidade fundamentada que pedem Pluralidade aberta e concorrencial de métodos e de teorias do real social-cultural-económico. A Teoria em ciências sociais culturais e a busca de explicações protocoladas e com probabilidade - plausibilidade maior de razão .
Um breve enunciar de Teorias de médio alcance mais usuais e os limites das teorias gerais.Teorias, métodos ,disciplinas e o operar em pluralidade critica .A condição multidisciplinar,interdisciplinar,multidisciplinar da investigação e do ensino em Estudos Asiáticos.
Os cinco postulados chave da Objectividade-Objectivação Posicional e os desafios que se colocam ás tradicionais categorias de sujeito-objecto,outro-mesmo,consenso-prova,etc.Consensos e controvérsias fazem-se mutuamente e produzem o tipo de cientificidade das ciências sociais-culturais .Consensos a 60% ou a 70% alcançados por via de exigência .Os cinco consensos chave em Estudos Asiáticos .
21 Novembro 2019, 08:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
As unidades operacionais do Tempo e do Espaço nas Ciências Sociais do século XXI. A Pluralidade dos Espaços e Tempos sociais-culturais. O Presente-Presença como sendo-ser de múltiplas temporalidades.Todo o Presente-Simultâneo é também presença de Passados-Anterior e de potenciais Futuros-Posterior.Exemplos a propósito dos movimentos dos nossos dias em torno do Confucionismo e da Meritocracia.A China como Modelo uma vez mais nos horizontes transculturais e internacionais.
Os usos e presenças de Passados no Presente e as estratégias de luz,penumbra,sombra.O Passado como Húmus ontológico e instrumental dos Presentes. Os diferentes estratos porosos de Passado: do Passado Instante ao Passado Distante.As conexões destes Passados feitos Presente-Presença com os diferentes estratos porosos do Espaço.
O fazer da investigação,ensino,formação em Estudos Asiáticos implica trabalhar com as Coordenadas de Espaço e Tempo bem como com uma pluralidade de Métodos e Teorias das Ciências Sociais.Os métodos de investigação como conjuntos acordados de procedimentos adequados para um fim de produção de conhecimento critico-académico.Uma breve classificação dos métodos hoje mais frequentes : qualitativos e quantitativos.A prática da investigação assenta em métodos mistos.
19 Novembro 2019, 08:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
O conhecimento académico trata a realidade humana não como um dado e transparência , imediato prático mas como enigma a desvendar-alcançar.Trabalho intelectual e problemático a partir de Sinais-Dados da Vida -Existência que é necessário transformar em informação e esta através de escolhas e de tratamentos em conhecimentos que,por sua vez ,pedem especificação de temas,problemas,métodos,teorias que levam á especialização-codificação disciplinar.
Em Estudos Asiáticos operamos com análises e abordagens de conhecimentos multidisciplinares que vão da Antropologia á Demografia,da Sociologia á Psicologia,da Economia á Geografia,da Linguística á História,etc; da Sinologia á Japonologia,da Indologia á Islamologia,etc. O pressuposto é o de existirem realidades humanas complexas,multifactoriais, transformativas que nos obrigam a uma tentativa de conhecimento Múltiplo,Prismático ,Plural.
Para tentarmos compreender e explicitar essas realidades humanas necessitamos de objectivar através de instrumentos interpretativos assentes em Temporizar,Espacializar,Diferenciar,Relacionar tudo o que é vida dos Sapiens Sapiens-Humanos.Para exercer-exercitar estas quatro categorias fundamentais é necessário constituir a observação da realidade existente em Escala,Perspectiva,Orientação,Programa e tal exercício obriga á abertura transdisciplinar,multidisciplinar,interdisciplinar.O Real-Vida dos Humanos é Plural e Transformativo.As fronteiras disciplinares , como todas as Fronteiras, servem para separar e unir ,comunicar , transpor .
As Categorias Fundacionais de Espaço , ordenamento de posição e de relação e de Tempo , ordenamento de sucessão e duração .Todos os Humanos e tudo o que é Humano , coisas,acções,valores,línguas,religiões,etc é TempoEspaço. Não é possível o conhecimento sem estas coordenadas que são o primeiro Húmus. da Racionalidade ,Vida , sentido,compreensão.Os tópicos que perguntamos ás realidades humanas : O Quê ?, Quem ? , Onde? , Quando ?, Como? ,Porquê?.