Sumários

A génese do literário

29 Setembro 2015, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

- Noções de verso e estrofe. Fenómenos no interior do verso e entre versos. Tipos de estrofes. Esquemas de estrofes fixos.

- Análise e interpretação de “Musa” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Divisão do texto em partes e respectiva justificação. A importância das figuras de repetição: a anáfora.



Problematização do conceito de Literatura

29 Setembro 2015, 08:00 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

Leitura e comentário de entrevista com “caçadora de tendências” publicada na revista “Lire”.

Discussão alargada com os alunos


A literatura como instituição

28 Setembro 2015, 18:00 Margarida Madureira

A literatura como instituição. O campo do literário. A noção de cânone literário. Canonização e sacralização. Cânone clássico e cânone moderno. O ensino das línguas e literaturas nacionais e o nascimento do Estado-nação. A contestação do cânone literário. O cânone e os cânones.


TEXTO:

  • Horto do Esposo (Irene Freire Nunes, ed.; Hélder Godinho, coord.). Lisboa: Colibri, 2007, pp.67-68.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
  • REIS, Carlos, « Cânone », in J. C. Bernardes (ed.), Biblos: Enciclopédia Verbo das literaturas de língua portuguesa. Lisboa: Verbo, 1995, I, cols. 954-958.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
  • REIS, Carlos, « A literatura como instituição », in O Conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários. Coimbra: Almedina, 1995, pp.19-40.


A literatura como área do conhecimento

28 Setembro 2015, 16:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Continuação do tópico da aula anterior: caracterização do campo de estudos e das suas principais disciplinas; as fronteiras da literatura e a sua dimensão sociocultural, histórica e estética; a componente institucional do fenómeno literário.


Problematização do conceito de Literatura

28 Setembro 2015, 08:00 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

Leitura e comentário de entrevista com “caçadora de tendências” publicada na revista “Lire”.

Discussão alargada com os alunos