Sumários

Géneros literários e seus problemas: conclusões

23 Novembro 2015, 16:00 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

Problematização e revisão das questões teóricas discutidas na aula.

Leitura e comentário de textos.

O género literário como "colete de forças" (Filinto Elísio, Correia Garção, Almeida Garrett)

O género literário como ferramenta ao serviço da "liberdade de escolha" (Bernardim Ribeiro, Francisco de Sá de Miranda)


Conotação e denotação

19 Novembro 2015, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

- Leitura e comentário dum artigo de jornal sobre uma escultura polémica.

- Introdução à noção de “abertura” da obra de arte e da natureza do estímulo estético. Conceitos de conotação e denotação.

- Ainda o conceito de conotação com a leitura comentada de dois excertos de Umberto Eco e Jorge Luis Borges.

- Análise e interpretação dum poema de António Gedeão, “Poema da palavra exacta”.

-Leitura e comentário dum passo de Vítor Manuel de Aguiar e Silva sobre conotação.


Guy de Maupassant, “A Casa Tellier”: a construção da narrativa realista

18 Novembro 2015, 18:00 Margarida Madureira

Guy de Maupassant, “A Casa Tellier”: a construção da narrativa realista. Análise do capítulo 1. Algumas noções de narratologia. Narrativa, história e narração. Tempo da história e tempo da narrativa. Descrição e narração.

TEXTO:

  • MAUPASSANT, Guy de, « A Casa Tellier », in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTARR:
  • GENETTE, Gérard, Discurso da narrativa. Ensaio de método. Lisboa : Arcádia, 1979


A comunicação literária

18 Novembro 2015, 16:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

As características gerais da comunicação literária e as instâncias do processo comunicativo.

OIs pressupostos da leitura literária. 
Introdução ao estudo da prosa, tendo sobretudo em atenção os conceitos essenciais à análise do modo narrativo.


A Narrativa

18 Novembro 2015, 10:00 Patrícia Soares Martins

Realização de uma ficha sobre o conto de Tchékhov, "Coisa-Ruim". Autor textual, narrador. Classificação dos narradores quanto á presença e quanto à ciência: narradores omniscientes ou de visão restrita.  A focalização interna. Os aspectos construtivos que no conto são evocativos do dramático e em particular, da comédia.