Sumários
Géneros literários e seus problemas: conclusões
23 Novembro 2015, 16:00 • Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio
Problematização e revisão das questões teóricas discutidas na aula.
Leitura e comentário de textos.
O género literário como "colete de forças" (Filinto Elísio, Correia Garção, Almeida Garrett)
O género literário como ferramenta ao serviço da "liberdade de escolha" (Bernardim Ribeiro, Francisco de Sá de Miranda)
Conotação e denotação
19 Novembro 2015, 10:00 • Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes
- Leitura e comentário dum artigo de jornal sobre uma escultura polémica.
- Introdução à noção de “abertura” da obra de arte e da natureza do estímulo estético. Conceitos de conotação e denotação.
- Ainda o conceito de conotação com a leitura comentada de dois excertos de Umberto Eco e Jorge Luis Borges.
- Análise e interpretação dum poema de António Gedeão, “Poema da palavra exacta”.
-Leitura e comentário dum passo de Vítor Manuel de Aguiar e Silva sobre conotação.
Guy de Maupassant, “A Casa Tellier”: a construção da narrativa realista
18 Novembro 2015, 18:00 • Margarida Madureira
Guy de Maupassant, “A Casa Tellier”: a construção da narrativa
realista. Análise do capítulo 1. Algumas noções de narratologia.
Narrativa, história e narração. Tempo da história e tempo da narrativa.
Descrição e narração.
TEXTO:
- MAUPASSANT, Guy de, « A Casa Tellier », in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.
- GENETTE, Gérard, Discurso da narrativa. Ensaio de método. Lisboa : Arcádia, 1979
A comunicação literária
18 Novembro 2015, 16:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
As características gerais da comunicação literária e as instâncias do processo comunicativo.
A Narrativa
18 Novembro 2015, 10:00 • Patrícia Soares Martins
Realização de uma ficha sobre o conto de Tchékhov, "Coisa-Ruim". Autor textual, narrador. Classificação dos narradores quanto á presença e quanto à ciência: narradores omniscientes ou de visão restrita. A focalização interna. Os aspectos construtivos que no conto são evocativos do dramático e em particular, da comédia.