Sumários

Patrick Süskind: O Perfume

9 Dezembro 2015, 16:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Conclusão do estudo do romance de Süskind - análise cuidada da 4.ª parte que compreende o regresso do protagonista a Paris e  o seu fim.

Considerações finais sobre Grenouille enquanto assassino, artista dos odores e génio; a busca do perfume perfeito e o seu significado; a problemática da busca de identidade e da razão da existência.


A retórica antiga e a sua técnica. A oratória ao serviço do trágico em Shakespeare.

9 Dezembro 2015, 10:00 Patrícia Soares Martins

Três definições conflituantes de retórica: a de Platão (Górgias), a de Aristóteles (Retórica) e  a de Quintiliano (Institutio Oratoriae). Retórica  e Poética e a fusão das duas tradições em Roma do início da era cristã. A retórica como técnica de persuasão e princípio de "montagem" discursiva (Barthes).  Leitura do discurso de Bruto na peça de Shakespeare, Júlio César ( Cena III, acto I) e identificação nele dos princípios de composição retóricos: Inventio, Dispositio e Elocutio.

Caracterização de Bruto como personagem trágica. A importância da peripécia na acção trágica de Júlio César. Outros aspectos da teoria da tragédia na Poética de Aristóteles: a lei das três unidades e o modo como a peça de Shakespeare se afasta das duas últimas. A personagem trágica como agente de uma acção desencadeadora do trágico numa dimensão que excede o âmbito do estritamente  individual.

Bruto e Cássio,  representantes do estoicismo antigo.


A retórica antiga e a t

9 Dezembro 2015, 08:00 Patrícia Soares Martins

Três definições conflituantes de retórica: a de Platão (Górgias), a de Aristóteles (Retórica) e  a de Quintiliano (Institutio Oratoriae). Retórica  e Poética e a fusão das duas tradições em Roma do início da era cristã. A retórica como técnica de persuasão e princípio de "montagem" discursiva (Barthes).  Leitura do discurso de Bruto na peça de Shakespeare, Júlio César ( Cena III, acto I) e identificação nele dos princípios de composição retóricos: Inventio, Dispositio e Elocutio.

Caracterização de Bruto como personagem trágica. A importância da peripécia na acção trágica de Júlio César. Outros aspectos da teoria da tragédia na Poética de Aristóteles: a lei das três unidades e o modo como a peça de Shakespeare se afasta das duas últimas. A personagem trágica como agente de uma acção desencadeadora do trágico numa dimensão que excede o âmbito do estritamente  individual.

Bruto e Cássio,  representantes do estoicismo antigo.


Guy de Maupassant e Max Ophuls, « A Casa Tellier »: análise comparativa do conto e do filme

7 Dezembro 2015, 18:00 Margarida Madureira

Estudo das relações interartes: literatura e cinema. Guy de Maupassant e Max Ophuls, « A Casa Tellier »: análise comparativa do conto e do filme.

TEXTO:

  • MAUPASSANT, Guy, « A casa Tellier », in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.


Patrick Süskind: O Perfume

7 Dezembro 2015, 16:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Continuação do estudo do romance de Süskind - a 3.ª parte do romance: Grenouille, perfumista e assassino em Grasse.