Sumários
Patrick Süskind: O Perfume
9 Dezembro 2015, 16:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Conclusão do estudo do romance de Süskind - análise cuidada da 4.ª parte que compreende o regresso do protagonista a Paris e o seu fim.
A retórica antiga e a sua técnica. A oratória ao serviço do trágico em Shakespeare.
9 Dezembro 2015, 10:00 • Patrícia Soares Martins
Três definições conflituantes de retórica: a de Platão (Górgias), a de Aristóteles (Retórica) e a de Quintiliano (Institutio Oratoriae). Retórica e Poética e a fusão das duas tradições em Roma do início da era cristã. A retórica como técnica de persuasão e princípio de "montagem" discursiva (Barthes). Leitura do discurso de Bruto na peça de Shakespeare, Júlio César ( Cena III, acto I) e identificação nele dos princípios de composição retóricos: Inventio, Dispositio e Elocutio.
Caracterização de Bruto como personagem trágica. A importância da peripécia na acção trágica de Júlio César. Outros aspectos da teoria da tragédia na Poética de Aristóteles: a lei das três unidades e o modo como a peça de Shakespeare se afasta das duas últimas. A personagem trágica como agente de uma acção desencadeadora do trágico numa dimensão que excede o âmbito do estritamente individual.
Bruto e Cássio, representantes do estoicismo antigo.
A retórica antiga e a t
9 Dezembro 2015, 08:00 • Patrícia Soares Martins
Três definições conflituantes de retórica: a de Platão (Górgias), a de Aristóteles (Retórica) e a de Quintiliano (Institutio Oratoriae). Retórica e Poética e a fusão das duas tradições em Roma do início da era cristã. A retórica como técnica de persuasão e princípio de "montagem" discursiva (Barthes). Leitura do discurso de Bruto na peça de Shakespeare, Júlio César ( Cena III, acto I) e identificação nele dos princípios de composição retóricos: Inventio, Dispositio e Elocutio.
Caracterização de Bruto como personagem trágica. A importância da peripécia na acção trágica de Júlio César. Outros aspectos da teoria da tragédia na Poética de Aristóteles: a lei das três unidades e o modo como a peça de Shakespeare se afasta das duas últimas. A personagem trágica como agente de uma acção desencadeadora do trágico numa dimensão que excede o âmbito do estritamente individual.
Bruto e Cássio, representantes do estoicismo antigo.
Guy de Maupassant e Max Ophuls, « A Casa Tellier »: análise comparativa do conto e do filme
7 Dezembro 2015, 18:00 • Margarida Madureira
Estudo das relações interartes: literatura e cinema. Guy de Maupassant e
Max Ophuls, « A Casa Tellier »: análise comparativa do conto e do
filme.
TEXTO:
- MAUPASSANT, Guy, « A casa Tellier », in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.
Patrick Süskind: O Perfume
7 Dezembro 2015, 16:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Continuação do estudo do romance de Süskind - a 3.ª parte do romance: Grenouille, perfumista e assassino em Grasse.