Sumários

O estudo das relações interartes: literatura e pintura

30 Novembro 2015, 18:00 Margarida Madureira

O estudo das relações interartes. Literatura e pintura. O impressionismo. Maupassant e o impressionismo. A descrição realista.

TEXTO:

  • MAUPASSANT, Guy, « A casa Tellier », in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.

PINTURA:

  • MONET, Claude, « Impression : soleil levant » (1872. Paris, Museu Marmottan).
  • MONET, Claude, « Les Coquelicots à Argenteuil » (1873. Paris, Musée d’Orsay).
  • MONET, Claude, « Été: champ de Coquelicots » (1875. Colecção privada)
  • MONET, Claude, « La Cathédral de Rouen » (1892-1894. Vários).
  • RENOIR, Auguste, « Chemin montant dans les hautes herbes » (1876-1877. Paris, Museu d’Orsay)

BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL

  • CLÜVER, Claus, « Estudos interartes : introdução crítica », in H. Buescu, J. F. Duarte e M Gusmão (eds.), Floresta encantada. Novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Quixote, 2001, pp.333-382.
  • REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M., « Descrição », in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97.

BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:

  • MARTINS, Maria de Lourdes, « Maupassant, la peinture et l'écriture », Ariane, 14-15, 1996, pp.173-18


Patrick Süskind: O Perfume

30 Novembro 2015, 16:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Início do estudo do romance de Süskind - a estrutura do romance; levantamento das principais questões que o texto coloca.

Análise cuidada da 1.ª parte do romance: os "anos de aprendizagem" em Paris; a duplicidade do protagonista enquanto ser genial e monstruoso; as personagens secundárias e a sua função.


Género e Arquigénero. O caso da Lírica.

27 Novembro 2015, 08:00 Patrícia Soares Martins

A noção de género e arquigénero (Genette). O caso particular da lírica e da sua teorização ao longo da Idade Média, no classicismo e no romantismo. Formas fixas: o caso do soneto e da sextina. Leitura de uma sextina de Bernardim Ribeiro e de um soneto de Sá de Miranda.  A reescrita da tradição da ´

écloga no século XX com Caeiro e arlos de Oliveira. Leitura do peimeiro poema de O Guardador e do poema de Carlos de Oliveira "Gândara".


Introdução ao conceito de "Autoria"

26 Novembro 2015, 10:00 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

O que é um autor?

Breve trabalho prático realizado pelos alunos na aula.

Discussão acerca de implicações possíveis do conceito.

Autor moral, autor intelectual, autor-proprietário. Autoria e direitos de autor. Autoria e copyright.

Autoria e géneros literários, autoria e autoridade, autoria e "gender", autoria colectiva, colaborativa, múltipla.

Autoria legal. Autoria "penal".

Dimensões históricas da autoria.

Breve introdução à bibliografia essencial sobre o tema (Foucault, Chartier, Barthes)


A noção de "verosimilhança"

25 Novembro 2015, 18:00 Margarida Madureira

Verosimilhança: uma noção com história. Verosimilhança aristotélica e verosimilhança realista.
A construção da verosimilhança em « A Casa Tellier », de Guy de Maupassant.

TEXTO:

  • ARISTÓTELES, Poética (Ana Maria Valente, trad.). Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2007 (2ª ed).
  • MAUPASSANT, Guy de, « A Casa Tellier », in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.
  • MAUPASSANT, Guy de, Prefácio ao romance Pierre et Jean. Paris: Folio, 1999
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
  • BARTHES, Roland, « L’effet de réel », Communications, 11, 1968, pp. 84-89.
  • GUSMÃO, Manuel, “Verosimilhança”, in J. A. C. Bernardes (ed.), Biblos: Enciclopédia Verbo das literaturas de língua portuguesa. Lisboa: Verbo, 1995, vol. 5, pp. 712-718.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR
  • SANTOS, Maria Eduarda Borges dos, « Efeito de real », in J. A. C. Bernardes (ed.), Biblos: Enciclopédia Verbo das literaturas de língua portuguesa. Lisboa: Verbo, 1995, vol. 2, cols. 230-231.