Sumários
O estudo das relações interartes: literatura e pintura
30 Novembro 2015, 18:00 • Margarida Madureira
O estudo das relações interartes. Literatura e pintura. O impressionismo. Maupassant e o impressionismo. A descrição realista.
TEXTO:
- MAUPASSANT, Guy, « A casa Tellier », in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.
PINTURA:
- MONET, Claude, « Impression : soleil levant » (1872. Paris, Museu Marmottan).
- MONET, Claude, « Les Coquelicots à Argenteuil » (1873. Paris, Musée d’Orsay).
- MONET, Claude, « Été: champ de Coquelicots » (1875. Colecção privada)
- MONET, Claude, « La Cathédral de Rouen » (1892-1894. Vários).
- RENOIR, Auguste, « Chemin montant dans les hautes herbes » (1876-1877. Paris, Museu d’Orsay)
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL
- CLÜVER, Claus, « Estudos interartes : introdução crítica », in H. Buescu, J. F. Duarte e M Gusmão (eds.), Floresta encantada. Novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Quixote, 2001, pp.333-382.
- REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M., « Descrição », in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
- MARTINS, Maria de Lourdes, « Maupassant, la peinture et l'écriture », Ariane, 14-15, 1996, pp.173-18
Patrick Süskind: O Perfume
30 Novembro 2015, 16:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Início do estudo do romance de Süskind - a estrutura do romance; levantamento das principais questões que o texto coloca.
Género e Arquigénero. O caso da Lírica.
27 Novembro 2015, 08:00 • Patrícia Soares Martins
A noção de género e arquigénero (Genette). O caso particular da lírica e da sua teorização ao longo da Idade Média, no classicismo e no romantismo. Formas fixas: o caso do soneto e da sextina. Leitura de uma sextina de Bernardim Ribeiro e de um soneto de Sá de Miranda. A reescrita da tradição da ´
écloga no século XX com Caeiro e arlos de Oliveira. Leitura do peimeiro poema de O Guardador e do poema de Carlos de Oliveira "Gândara".
Introdução ao conceito de "Autoria"
26 Novembro 2015, 10:00 • Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio
O que é um autor?
Breve trabalho prático realizado pelos alunos na aula.
Discussão acerca de implicações possíveis do conceito.
Autor moral, autor intelectual, autor-proprietário. Autoria e direitos de autor. Autoria e copyright.
Autoria e géneros literários, autoria e autoridade, autoria e "gender", autoria colectiva, colaborativa, múltipla.
Autoria legal. Autoria "penal".
Dimensões históricas da autoria.
Breve introdução à bibliografia essencial sobre o tema (Foucault, Chartier, Barthes)A noção de "verosimilhança"
25 Novembro 2015, 18:00 • Margarida Madureira
Verosimilhança: uma noção com história. Verosimilhança aristotélica e verosimilhança realista.
A construção da verosimilhança em « A Casa Tellier », de Guy de Maupassant.
TEXTO:
- ARISTÓTELES, Poética (Ana Maria Valente, trad.). Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2007 (2ª ed).
- MAUPASSANT, Guy de, « A Casa Tellier », in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.
- MAUPASSANT, Guy de, Prefácio ao romance Pierre et Jean. Paris: Folio, 1999
- BARTHES, Roland, « L’effet de réel », Communications, 11, 1968, pp. 84-89.
- GUSMÃO, Manuel, “Verosimilhança”, in J. A. C. Bernardes (ed.), Biblos: Enciclopédia Verbo das literaturas de língua portuguesa. Lisboa: Verbo, 1995, vol. 5, pp. 712-718.
- SANTOS, Maria Eduarda Borges dos, « Efeito de real », in J. A. C. Bernardes (ed.), Biblos: Enciclopédia Verbo das literaturas de língua portuguesa. Lisboa: Verbo, 1995, vol. 2, cols. 230-231.