Sumários
Exercícios Vocais, de Música e Dança
15 Dezembro 2017, 14:00 • Fernando Guerreiro
A evolução da performance na transição para o século XXI: a prática paradigmática de Marina Abramovic
29 Novembro 2017, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A prática de Marina Abramovic desde os anos 70 - consideração do trabalho da artista enquanto exemplo paradigmático da evolução recente da performance. Visualização de vídeos de performances de Marina Abramovic e discussão em torno das mesmas. Divulgação dos resultados do 1º teste e esclarecimento de dúvidas sobre o trabalho prático.
Experiências performativas face-a-face
24 Novembro 2017, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Apresentação de exemplos de trabalhos práticos do ano transacto: discussão em torno das expectativas, planeamento e concretização das performances individuais (a serem realizadas entre 7-19 de Dezembro). Exercício a pares "Converso sobre...": diálogo com transeuntes da faculdade sobre um determinado assunto. Discussão sobre os resultados do exercício: escolha das temáticas de abordagem; importância do espaço ocupado (lugares de transição) e momento de apresentação; atitude performativa (motivações e idiossincrasias pessoais); performance individual versus performance colectiva.
Sequências de Movimentos
24 Novembro 2017, 14:00 • Fernando Guerreiro
A Performance Portuguesa dos anos 60 e 70. Performance e cultura popular: os anos 80
22 Novembro 2017, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução à performance portuguesa dos anos 60 e 70: primeiros eventos, tendências experimentais, circuitos de acolhimento e de programação, protagonistas principais e exemplos da prática. A popularização da performance nos anos 80: retorno aos circuitos de programação e comercialização artística, atitude esteticamente mais descomprometida e mais despolitizada, integração da performance nos géneros performativos de origem (teatro, dança, música) e sua influência na revitalização dos mesmos (tornando as fronteiras de género tendencialmente indistintas), surgimento de uma "nova performance" mais sofisiticada e profissionalizada, maior atenção à imagem promocional do artista. Exemplos da prática: Jan Fabre, Bill T. Jones & Arnie Zane, Pina Bausch, Marina Abramovic, Rachel Rosenthal.