Sumários

Exercícios Vocais, de Música e Dança

15 Dezembro 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

21ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: rituais vocais (voz tribal, ópera, jazz) e corporais (signos/ símbolos/ gestos/ atitudes/ posições) nas comunidades pré-clássicas. 2. Ensaios de repetição do exercício de Música e Dança aplicados ao Narrador e Ilustrador (colectivos). Metade do grupo "narra", a outra "ilustra". Utilizando cada um uma frase e ritmos diferentes (lento, normal, rapido) e trocando depois (alternância dos grupos). 3. Entrega dos Relatórios das aulas e verificação geral dos conteúdos e formas utilizadas o uem falta.. 4. Ensaio duma autoavaliação (leitura do relatório e autoavaliação) quantitativa e qualitativa.

22ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico. 2. Exercício do Coro Grego para avaliação geral e particular. Contracena na roda (coro) entre musica (linguagem não-verbal cantada) e dança (rituais tribais), com o Coro a imitar ambos (alternâncias). 3. Grelha de autoavaliaçãp quantitativa e qualitativa dada aos alunos. 4. Apresentação de uma autoavaliaçãp a um aluno que não pode estar presente nas aulas de 12 e 19 de Janeiro. 5. Avisos aos alunos sobre elementos em falta (relatórios incompletos, esquemáticos e pouco impressivos) a deixarem na recepção até 2ªf dia 18.

NOTA: aulas de avaliação ,nos dias 12 e 19 de janeiro (Anf. I, horário das aulas)


A evolução da performance na transição para o século XXI: a prática paradigmática de Marina Abramovic

29 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A prática de Marina Abramovic desde os anos 70 - consideração do trabalho da artista enquanto exemplo paradigmático da evolução recente da performance. Visualização de vídeos de performances de Marina Abramovic e discussão em torno das mesmas. Divulgação dos resultados do 1º teste e esclarecimento de dúvidas sobre o trabalho prático.


Experiências performativas face-a-face

24 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Apresentação de exemplos de trabalhos práticos do ano transacto: discussão em torno das expectativas, planeamento e concretização das performances individuais (a serem realizadas entre 7-19 de Dezembro). Exercício a pares "Converso sobre...": diálogo com transeuntes da faculdade sobre um determinado assunto. Discussão sobre os resultados do exercício: escolha das temáticas de abordagem; importância do espaço ocupado (lugares de transição) e momento de apresentação; atitude performativa (motivações e idiossincrasias pessoais); performance individual versus performance colectiva.


Sequências de Movimentos

24 Novembro 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

19ª aula (14-16h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações (intenção), voz e corpo (contrastes de intenções; registos, ritmos e intensidades). 2. Sequências de movimentos horizontais (contradição) e verticais (contradição): alternâncias de movimentos horizontais e verticais em situação dialéctica. 3. Sequências de movimentos rectlíneos (contradição) e curvilíneos (contradição). Alternâncias rectílineas/curvilíneas (Cima/Baixo/Direita/Esquerda) em situação diléctica dupla com horizontais e verticais com contradição dominante.

20ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: jogos de concentração e memória (auditiva/ visual/ táctil) sobre a aula anterior para construção de personagens sintécticos. 2. Exercício de Marrioneta (criador/ criação) em construção de personagem (processo criativo com etapas - princípio, meio e fim) com composição, intenções e contrastes (vozes, corpos, ritmos, intensidades) no espaço e no tempo. 3. Exercício de dinâmica de grupo: começar e parar ao mesmo tempo, utilizando ritmos diferentes (lento/ normal/ acelerado) e aplicando a acções físicas (deitar, sentar, levantar, etc) utilizando a visão periférica e o ouvido atento. 4. Abordagem ao Narrador colectivo: metade narra, a outra "ilustra" (não concluído)..


A Performance Portuguesa dos anos 60 e 70. Performance e cultura popular: os anos 80

22 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução à performance portuguesa dos anos 60 e 70: primeiros eventos, tendências experimentais, circuitos de acolhimento e de programação, protagonistas principais e exemplos da prática. A popularização da performance nos anos 80: retorno aos circuitos de programação e comercialização artística, atitude esteticamente mais descomprometida e mais despolitizada, integração da performance nos géneros performativos de origem (teatro, dança, música) e sua influência na revitalização dos mesmos (tornando as fronteiras de género tendencialmente indistintas), surgimento de uma "nova performance" mais sofisiticada e profissionalizada, maior atenção à imagem promocional do artista. Exemplos da prática: Jan Fabre, Bill T. Jones & Arnie Zane, Pina Bausch, Marina Abramovic, Rachel Rosenthal.