Sumários

A expansão da performance enquanto forma privilegiada de questionamento social e político: anos 70

8 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Enquadramento histórico-cultural e sua ligação aos elementos centrais de construção estética neste período. O corpo do performer como material e objecto artístico: limites de tolerância e risco corporais como forma de questionamento estético-ético (exemplos da prática de Chris Burden); a arte carnal (exemplos da prática e teoria de ORLAN); a escultura viva de Gilbert & George; exploração dos modos de relação do corpo com o espaço (exemplo do "Man walking down the side of a building" de Trisha Brown, 1970); a recuperação de práticas rituais (o Orgien Mysterien Theater de Herman Nitsch e "Meat Joy" de Carolee Schneeman, 1964). Visualização de vídeos e discussão posterior.


Partituras de Manipulação de Objectos /Contracena a três

3 Novembro 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

13ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações (intenção e passagem de acção/ jogo de concentração para memória visual - descobrir a infracção - e memória táctil -descobrir por contacto). 2. Ensaios de correcção, aperfeiçoamento e organicidade aplicados à partitura de manipulação de objectos em contextos dialécticos (contradicções), 3. Algumas apresentações individuais a pedido de alunos (auto-avaliação). 4. Nova abordagem à contracena a três esboçada e exemplificada na aula anterior das partituras de manipulação de objectos. Apresentação  das contracenas a três (não concluída).


14ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: concentração dos alunos nos objectos, métodos e meios propostos na construção das partituras individuais de manipulação de objectos para aplicar na contracena a três. 2. Novos ensaios de clarificação e fixação das partituras de manipulação de objectos (real/ imaginário,  contextos dialécticos - contradicção e conflito); memórias (passado) que condicionam (presente) o aqui e agora e mímicas (manipulação). 3. Apresentação das contracenas a três com reacções expontâneas e em alternâncias de acção combinadas antecipadamente (não concluído).


O objecto como factor de agenciamento performativo. A arte revolucionária de Joseph Beuys.

3 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Conversa em torno de um trabalho prático realizado durante as semanas anteriores ("Exercício da pedra"): descrição dos percursos individuais, relações criadas com o objecto em causa, impressões deixadas no objecto (tangíveis e intangíveis), relação com os outros intervenientes, efeitos residuais do exercício. Reflexão sobre a diferença entre considerar um objecto exclusivamente a partir da sua função utilitária, e dar-lhe uma nova autonomia quotidiana. O trabalho de Joseph Beuys e sua ideia de arte revolucionária: o fazer artístico como forma de auto-determinação do sujeito na sociedade, noção de "escultura social", aproximação da cultura ao mundo da arte, a responsabilidade do espectador na experiência artística (subjectividade). Visualização de excerto de "I love America and America loves me" (1974) e discussão posterior.


1º Teste escrito

27 Outubro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

1º Teste escrito.


Manipulação de Objectos

27 Outubro 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

11ª aula (14-16h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações (intenção)/ voz e corpo (contrastes e controle). Dirigido por mim e orientado pelos alunos (alternância). 2. Repetição da contracena de partituras na cadeira com os alunos que faltaram. 3. Abordagem  à Manipulação de Objectos: criação de contextos em contradição, conflito e memória. Exempleficação do exercício de manipulação de objectos (5) com intenções/ vozes/ corpos e frases diferentes. 4. Ensaios individuais das partituras de manipulação de objectos. 5. Apresentação individual no espaço entre zonas com objectos a  manipular (não concluído).

12ª aula (16-18h)
1. Ensaios dirigidos para correcção dos objectivos e métodos a aplicar na criação dos contextos dialécticos para a partitura de manipulação de objectos. 2. Repetição dos ensaios individuais para consolidação do processo criativo de Partitura de manipulação dos objectos (intenções/ linguagem não verbal/ corpos no espaço/ zonas/ manipulação (objecto/ fixação da imagem/ frase). 3. Continuação do exercício de apresentação das partituras individuais de manipulação de objectos interpelando os alunos para a memória vocal e corporal (individual e coral) (não concluído).