Sumários

Construção de Personagem

17 Novembro 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

17ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações (intenção) e passagem de acção. 2. Abordagem à construção de personagem: composição (corpo imaginado), voz (registos/ timbres), circunstâncias (situação espácio-temporal). 3. Ensaios individuais de Partituras de Personagens criados com contradicções (conflitos) e escolha da máscara dominante. 4. Apresentação das partituras individuais em contracena a três com reacção dupla (máscara, principal máscara secundária) (não concluído)

18ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: trabalho de reforço vocal, corporal e de intenções (dialécticas) na construção de Personagem. 2. Ensaios dirigidos de construção de personagem em contradicção com partituras controladas para contracena a três de personagens dialécticas em partituras improvisadas.


A autobiografia como material performativo

17 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício individual de construção de uma performance de "Apresentação ao mundo", tomando como ponto de partida criativo objectos pessoais. Discussão colectiva em torno das performances apresentadas: dispositivos e linguagens utilizadas; relação com o espaço; formas de agenciamento da experiência performativa e perspectivas de recepção estética, política e/ou cultural; o questionamento do Eu (performer) como forma de questionamento do Outro (espectador participante). Marcação do segundo teste: 6 Dezembro.


A expansão da performance enquanto forma privilegiada de questionamento social e político: anos 70 (continuação)

15 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

O performer enquanto sujeito de enunciação: registo autobiográfico na prática transdisciplinar de Laurie Anderson. As questões de género e os estilos de vida na performance dos anos 70: exemplos da prática. A influência da performance no teatro: o Teatro Imagem de Robert Wilson e o Ontological-Hysteric Theatre de Richard Foreman. Visualização de vídeos e auscultação de recursos áudio e discussão posterior. Breve introdução à performance portuguesa dos anos 60: contexto histórico-cultural.


Imitação a Dois e Contracena

10 Novembro 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

15ª aula (14-16h)
1. Levantamento cronológico (memória) dos exercícios das aulas anteriores para autoavaliação e avaliação geral (objectivos, métodos, meios). 2.Aquecimento psicofísico: ensaios individuais de Partituras do Nome, Cadeira e Manipulação de Objectos. 3.Chamada de alunos para execução dos exercícios ensinados e avaliados, agora para imitação a dois e contracena a dois e três com autoavaliação e avaliação geral (não concluído).

16ªaula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: ensaios individuais dos exercícios escolhidos para a autoavaliação e avaliação geral (objectivos, métodos, meios). 2. Continuação e desenvolvimento da execução dos exercícios da aula anterior : Partituras do Nome, Cadeira e Manipulação de Objectos em Imitação a dois e contracena a dois e três. 3. Cometários de autoavaliação (qualitativa e quantitativa) e avaliação geral sobre o trabalhos dos alunos (as) (não concluído).


Consciência do corpo e da corporalidade: corpo privado e corpo público

10 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício corporal em movimento lento associado a uma tarefa quotidiana: sensação de equilíbrio, relação com outras forças (gravidade, som, obstáculos físicos), heterogeneidades corporais, relações possíveis entre o movimento do corpo e o movimento do pensamento. Discussão sobre a experiência. Performance pública colectiva no átrio da entrada da faculdade - "Marcha ao ralenti".