Sumários

Partituras nas cadeiras

13 Outubro 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

7ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico dirigido (orientado) pelos alunos: focos e centros. Articulações, respiração (Voz) com intenções e passagem de acção (contracena) com trabalho de memória (Voz/ Corpo). . 2.Avaliação. 3. Ensaio das Partituras nas  cadeiras depois de nova exemplificaçãp. 4. Apresentação das Partitura na cadeira (individualmente) com interpelação dos colegas durante o processo de repetição com o coro (não concluído)..

8ª aula  (16-18h)
1. Aquecimento picofísico: concentração,  memória e  inteções para reforço vocal (registos) e corporal (formas/ imagens) das Partituras (cadeira). 2. Ensaios orientados e corrigidos das Partituras nas cadeiras (5 frases). 3. Continuação e conclusão de exercício de apresentaçãp das Partituras nas cadeiras (individualmente) interpelando os alunos para a memoria (intenções/ voz/ coro) e depois repetida com o coro (diálogo coreuta/ coro).4.  Relaxe e descontracção final


Escolas de referência na construção de um conceito de performance

11 Outubro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Contexto histórico, missão, motivações artísticas e principais protagonistas da Bauhaus: a Teoria da Performance segundo Oskar Schlemmer e o Teatro Total de Walter Gropius e Moholy-Nagy. O Teatro Laboratório do Black Mountain College. Noções de acaso e indeterminação em John Cage e Merce Cunningham, e discussão em torno de algumas das suas performances. A proliferação da performance no período pós-guerra: exemplos variados da prática. Os happenings de Allan Kaprow.


Movimentos precursores da performance: dadaísmo e surrealismo

6 Outubro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Manifestações performativas no dadaísmo e surrealismo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas e políticas, exemplos da prática. Visualização de vídeos e discussão colectiva sobre o "Magic Bishop", de Hugo Ball (Cabaret Voltaire) e o Manifesto Dadaísta, de Tristan Tzara.


Exercício de "Imitação" (Mimese) e de "Contra-Cena"

6 Outubro 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

5ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações, centros, focos e respiração (voz). 2. Ensaios das Partituras de Nome, apresentação e conclusão do exercício de Imitação (Mimese) e exemplificação da "contracena". 3.Ensaios e apresentação do exercício de "contracena" das partituras de nome, reforçando contrastes - intenções , vozes e corpos (não concluído).

6ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: concentração, memória (corporal e vocal). 2. Novos ensaios da Partitura do Nome para a Contracena (Pares). 3. Continuação e conclusão do exercício de Contracena a Pares. 4. Exemplificação da Partitura de cadeira com cinco frases e contrastes de intenções, corpos (imagens) e vozes (timbres). 5. Apresentação individual das Partituras da Cadeira (fixa) e repetição com coro e memória vocal e corporal (não concluído)


Movimentos precursores da performance: construtivismo russo

4 Outubro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício de apresentação de um manifesto pessoal. As manifestações performativas no construtivismo russo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas e políticas, exemplos da prática. Visualização de vídeos sobre o cine-comboio de Aleksandr Medvekin e "Danças mecânicas" de Nikolai Foregger e discussão posterior.