Sumários
Partituras nas cadeiras
13 Outubro 2017, 14:00 • Fernando Guerreiro
Escolas de referência na construção de um conceito de performance
11 Outubro 2017, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Contexto histórico, missão, motivações artísticas e principais protagonistas da Bauhaus: a Teoria da Performance segundo Oskar Schlemmer e o Teatro Total de Walter Gropius e Moholy-Nagy. O Teatro Laboratório do Black Mountain College. Noções de acaso e indeterminação em John Cage e Merce Cunningham, e discussão em torno de algumas das suas performances. A proliferação da performance no período pós-guerra: exemplos variados da prática. Os happenings de Allan Kaprow.
Movimentos precursores da performance: dadaísmo e surrealismo
6 Outubro 2017, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Manifestações performativas no dadaísmo e surrealismo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas e políticas, exemplos da prática. Visualização de vídeos e discussão colectiva sobre o "Magic Bishop", de Hugo Ball (Cabaret Voltaire) e o Manifesto Dadaísta, de Tristan Tzara.
Exercício de "Imitação" (Mimese) e de "Contra-Cena"
6 Outubro 2017, 14:00 • Fernando Guerreiro
Movimentos precursores da performance: construtivismo russo
4 Outubro 2017, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Exercício de apresentação de um manifesto pessoal. As manifestações performativas no construtivismo russo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas e políticas, exemplos da prática. Visualização de vídeos sobre o cine-comboio de Aleksandr Medvekin e "Danças mecânicas" de Nikolai Foregger e discussão posterior.