Sumários
A consolidação da performance como forma de problematização artística e da vida quotidiana: período pós-guerra na Europa
25 Outubro 2017, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Algumas manifestações performativas fundamentais do período pós-guerra na Europa: o Teatro do Vazio de Yves Klein, a consideração do mundo como objecto de arte nos trabalhos de Piero Manzoni e o Teatro-happening de Tadeusz Kantor. Visualização das Antropometrias do Período Azul, de Yves Klein (1960) e posterior discussão. Balanço sobre as transformações fundamentais trazidas pelo pós-guerra sobre a forma de encarar a arte (Modernismo vs Pós-Modernismo). Esclarecimento de dúvidas sobre o teste.
Partituras na Cadeira
20 Outubro 2017, 14:00 • Fernando Guerreiro
Corpo objecto e corpo sujeito: duas formas de relação com o Outro
20 Outubro 2017, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Exercício a pares ("guiar o cego") de confiança e entrega corporal, usando todo o Campus como lugar performativo e os transeuntes como participantes/espectadores do exercício: experiência de dessubjectivação do corpo. Discussão colectiva sobre o exercício.
A consolidação da performance como forma de problematização artística e da vida quotidiana: período pós-guerra nos E.U.A.
18 Outubro 2017, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A influência da performance na dança: trabalho pioneiro do Dancer's Workshop Company, de Anna Halprin. O cunho libertário do movimento Fluxus e o seu posicionamento "anti-arte": a importância de Yoko Ono e exemplos da sua prática (visualização de Cut Pieces, 1964). A origem do Judson Dance Theater, sua atitude de "negação" da dança e repercussão no mundo da performance: protagonistas principais e exemplos da prática (visualização de Site, de Robert Morris, 1965).
Noção de "ready-made" no contexto da performance
13 Outubro 2017, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Escuta de "How to make a Happening", de Allan Kaprow. Breve introdução sobre o conceito de ready-made, e apresentação de exemplos no contexto da performance. Exercício (a pares) de procura, construção e apresentação de um ready-made. Discussão em torno dos resultados.