Sumários
29 Setembro 2017, 14:00
•
Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A performance enquanto função artística: movimentos precursores. Manifestações performativas no futurismo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas e políticas, exemplos da prática, o futurismo em Portugal (os manifestos de Almada Negreiros). Visualização de vídeos e posterior discussão colectiva.
29 Setembro 2017, 14:00
•
Fernando Guerreiro
3ª aula (14-16h)
1. Memória e correcções sobre as aulas dadas. 2. Aquecimento Psicofísico: articulações, focos e respiração. 3. Ensaios da Partitura de Nome (individual) com vista à imitação das Partituras (Pares) incorporando contrastes (intenções vocais e corporais) na respiração através de atmosferas sonoras. 4, Apresentação do exercício de "Imitação" de Partituras do Nome (Pares) em alternância de "Espelho" (não concluído).
4ª aula (16-18h)
1,Aquecimento psicofísico: concentração, articulações, centros e focos. 2. Ensaios de correcção da Partitura do Nome (não concluído). 3. Continuação do exercício da aula anterior (Imitação de Partituras do Nome) apresentado (Pares) alternadamente. (o exercício não foi concluído porque alguns alunos tiveram de sair antes da conclusão da aula, concluindo-o, antes da "contracena", na próxima aula).
27 Setembro 2017, 14:00
•
Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução ao modelo de acção das aulas práticas. O
Campus universitário como lugar de experimentação e problematização. Exercício
individual em torno de um percurso "construído" pelos alunos.
Discussão colectiva sobre cada uma das experiências individuais: consciência
performativa, dimensões possíveis de análise, consideração do público como
elemento integrante da experiência performativa.
22 Setembro 2017, 14:00
•
Fernando Guerreiro
1ª aula (14-16h)
1. Preenchimento de Fichas e registo de preferências vocacionais. 2. Apresentação do Programa: objectivos, métodos, meios de funcionamento e critérios de avaliação (contínua, relatórios, auto-avaliação). 3. Aquecimento psicofísico: articulações e focos. 4. Exemplificação do exercício de apresentação individual dos alunos com a partitura do Nome. Ensaios de preparação e correcção. 5. Apresentação individual com memória coral (só com voz) (a continuar).
2ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações, focos e centros. 2. Trabalho de construção vocal e corporal sobre a partitura do Nome com vista à sua Fixação. Ensaios individuais orientados. 3 Continuação e conclusão do exercício de apresentação individual da partitura do Nome aos colegas (Diálogo coral). 4. Relaxe e descontração final e memorialização cronológica das duas aulas.
22 Setembro 2017, 14:00
•
Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Noção alargada de
performance no contexto da vida quotidiana. Abordagem de análise segundo Erving
Goffman (1959, A apresentação do eu na vida de todos os dias).
Exercício prático de identificação e análise de performances no contexto da
vida académica e discussão posterior