Sumários

Obras escritas em suaíli, classificação linguística e pronúncia dos sons

20 Setembro 2019, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O viajante árabe Al-Masudi registou as primeiras palavras do suaíli no seu relatório em 956. Mais tarde Al-Idrsi e Ibn-Batuta fizeram referências sobre o suaíli nos seus livros. O mais antigo poema do suaíli apreceu no século XVII. Nos séculos XVIII e XIX, desenvolveu-se uma rica literatura escrita em suaíli e apareceu um grande repertório da literatura oral. Na literatura suaíli moderna, encontram-se romances, poemas, peças de teatro.

-Na classificação das línguas bantu, Guthrie Malcolm designa a língua suaíli pela sigla G42. Greenberg, J. situa o suaíli no grupo bantu, que pertence ao ramo Benué-Congo, da sub-família Niger Congo que entra na família Congo Kordofan.
-O suaíli tem 5 vogais, 2 semi-vogais e 23 consoantes. Os alunos aprenderam a pronunciar esses sons.   


Apresentação do programa e Origem, expansão da língua suaíli

18 Setembro 2019, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-No programa, os objectivos são estes: dar a conhecer a origem e a expansão da língua suaíli; explicar as noções gramaticais básicas;

ler e compreender textos suaíli; familiarizar os alunos à conversa em suaíli; proceder à audição do CD nº 1. As noções gramaticais previstas são: pronúncia dos sons; pronomes pessoais, classes nominais, plural dos substantivos, concordância dos adjectivos, sufixo -NI, conectivo, conjugação no presente, passado e futuro. Vários temas da conversa serão desenvolvidos. Os textos suaíli serão lidos, explicados e traduzidos para português. O CD nº 1 será ouvido e as conversas explicadas.
-O suaíli nasceu na costa leste de África no século X desta era. É formado de elementos linguísticos tomados sobretudo do árabe e de línguas bantu locais e de outras línguas estrangeiras. No final do século XVIII, os esclavagistas árabes vindos da costa leste penetraram no interior do continente africano. Assim o suaíli expandiu-se no centro da África seguindo os caminhos dos esclavagistas. Actualmente o suaíli ocupa uma vasta área da África oriental e central.