Sumários

Conversa sobre o tema:«Qual é a cor da camisa ?» e Tradução de um texto

16 Maio 2018, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli incidiu sobre o tema: «Qual é a cor da camisa ?». Com este tema, os alunos aprenderam a dizer as cores em suaíli:  branco, preto, azul, verde,vermelfo, azul-céu, amarelo, castanfo,cinzento. Também aprenderam a dizer:« Qual é a cor do sapato ( camisola, caneta, roupa, pasta, blusa )?». Responderam assim:« A cor do sapato é azul ( branca, verde, vermelfa, cinzenta, castanfa, amarela, preta ). Os alunos repetiram essa conversa para dominar as cores.  

-Depois os alunos fizeram a tradução de um texto para suaíli.


Uso dos interroqativos e Reconstituição de um texto

11 Maio 2018, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O interroqativo é uma palavra que serve para interroqar sobre um ser ou um objecto. É constituido por um prefixo pronominal e um tema interroqativo. Esse prefixo pronominal permite o interroqativo concordar com o substantivo precedente. Mas certos interroqativos são invariáveis. Nota-se que os interroqativos aparecem no início ou no fim de uma frase interroqativa. Os interroqativos mais usados são: nani ?( quem ), nini ? ( o quê ), -nqapi ?( quanto ), qani ?( qual, que ), -pi ? ( qual, que ). Os alunos construiram frases com os interroqativos.    

-Como exercício, os alunos reconstituiram um texto suaíli, acrescentando os elementos que faltam. 


Estudo do texto:«Mti ule una kivuli »( Essa árvore tem sombra ) e Tradução de frases portuuesas

9 Maio 2018, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A leitura do texto suaíli:«Mti ule una kivuli »( Essa árvore tem sombra ) foi feita pelos alunos. Estes esforçaram-se a compreender sozinos o conteúdo do texto, analisando o vocabulário , as estruturas cramaticais e traduziram esse texto suaíli. No seu conteúdo, o texto relata que duas jovens sentadas quiseram comer. Uma recusou de comer devido ao calor. O sol estava muito forte. Mostrou uma árvore que tina uma sombra e quis ir sentar-se em baixo dessa árvore.Outra jovem mostrou também árvores que têm sombras. Finalmente, as duas jovens deslocaram-se e foram sentar-se perto de uma árvore com uma sombra bonita.

-Depois os alunos traduziram  frases portucuesas para suaíli.   


Audição no CD n1 do texto:«Unapoteza kila kitu !» e composição sobre o tema:«O rio Tejo »

4 Maio 2018, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O texto suaíli:« Unapoteza kila kitu !»( Perdes cada coisa !) foi lido pelos alunos. Estes esforçaram-se a analisar sozinos esse texto para o compreender e deram a sua tradução portucuesa. No seu conteúdo, o texto fala de uma criança que disse à mãe que ia lavar-se e percuntou onde estavam os seus sapatos de casa de badno, o pente, procurou na caixa e no armário. A mãe respondeu às dúvidas da criança. Depois os alunos ouviram o mesmo texto no CD n1 e repetiram as suas frases.

-Também os alunos escreveram uma composição de 12 frases sobre o tema:« O rio Tejo ».   


Conversa sobre o tema:«Estas doente ?» e Tradução de um texto portuuês

2 Maio 2018, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli fez-se à volta do tema:« Estas doente ?». A leitura e a explicação do texto da conversa foram feitas, particularmente o vocabulário e as estruturas cramaticais. Tratou-se de um diáloco em que um aluno disse ao professor que se sentia mal, que sentia dores na cabeça, no pescoço e nos dentes, que não sentia a bronquite porque respirava perfeitamente. O professor fez percuntas ao aluno e deu certos esclarecimentos. Os alunos repetiram essa conversa para a dominar.

-Como exercício, o texto:« Um automobilista impaciente » foi traduzido para suaíli pelos alunos.