Sumários

Morfemas verbais: radical, extensão e Exercíco de reconstruição de um texto

4 Dezembro 2019, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Entre os morfemas verbais, o radical é um morfema invariável que contem o significado lexical do verbo.E o núcleo a volta do qual se aglutinam outros morfemas verbais que exprimem o tempo, o modo, o número, a pessoa,etc. O radical tem diferentes estruturas. A extensão é um morfema derivativo que tem um conteúdo sematico próprio.Coloca-se após o radical e acrescenta ao verbo um sentido suplementar. As principais extensões são: Aplicativo -I-, Causativo -ISH-, Recíproco -AN-, Estativo -IK-, Passivo -W-, Reversivo -U- ( -UK- ). Os exemplos ilustraram os seus usos.

-Como exercício, a aluna reconstruiu um texto suaíli, acrescentando os elementos que faltavam. 


Audição no CD nº 2 do texto:« Mbu » e Tradução de um texto portugues

29 Novembro 2019, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Depois da leitura do texto suaíli:« Mbu »( O mosquito ) pela aluna, esta analisou o vocabulário, as esturuturas gramaticais e traduzi-lo para portugues. Num diálogo, um indivíduo perguntou a o outro porque estava pertubado, se o mosquito o picou, pediu-o de acender o candeeiro e verificou que o olho inchou, tentou apanhar o mosquito porque ainda não tinha  morrido. O interlocutor respondeu as perguntas. A aluna ouviu o mesmo texto no CD nº 2 e repetiu as suas frases para dominar a sua pronúncia.

-Em seguida, a aluna traduziu para suaíli o texto portugues:« A alegria chegava a rua ». 


Conversa sobre o tema:« Teksi ! » e Conjugação no Condicional presente

27 Novembro 2019, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli incidiu sobre o tema:«Teksi !». A aluna aprendeu a dizer: Preciso de táxi, vou para Nairobi, qual é o preço de transporte até Nairobi, reduza  o preço. Aprendeu tambem  as perguntas e respostas do motorista: Precisas de táxi ?, Onde vais ?, O transporte custa vinte shilingis, não é caro. A aluna e o professor repetiram essa conversa.

-O condicional presente tem a marca -NGE- et exprime uma acção possível de realizar mas hipotética o tempo presente. Traduz-se em portugues pelo conjuntivo do preterito imperfeito ou pelo preterito imperfeito. Na forma negativa, a marca é -SINGE-. O condicional presente usa-se nas frases complexas que contem duas orações.
Os exemplos ilustraram os seus usos as frases. 


Audição no CD nº 2 do texto:« Jikoni » e Exercício de reconstruição de um texto

22 Novembro 2019, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A leitura do texto suaíli:« Jikoni »( Na cozinha ) foi feita pela aluna. Seguiu-se a explicação do texto para a compreensão do seu conteúdo e a sua tradução para portugues. No conteúdo do texto, uma mãe perguntou a filha se  pus a água sobre o fogo, pediu o almofariz para triturar os condimentos,

perguntou onde estavam o açúcar e as folhas de chá e se podia por o leite na água quente. A filha respondeu as perguntas da mãe. A aluna ouviu o mesmo texto no CD nº 2 e repetiu as suas frases.
-Como exercício, a aluna reconstruiu o texto suaíli:« Mji wa Nakuru »( A cidade de Nakuru » acrescentando os elementos que faltam.


Conversa sobre o tema:« Alugar um carro » Composição sobre o tema:« O vestuário »

20 Novembro 2019, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli incidiu sobre o tema:« Alugar um carro ». Depois da leitura do texto da conversa pela aluna, seguiu-se a explicação e a sua tradução para portugues. Num diálogo, o cliente disse ao dono do carro que queria alugar um carro, perguntou o preço de aluguer por dia, mas verificou que a bateria estava avariada e decidiu viajar pelo navio. O dono do carro respondeu as perguntas e esclareceu. A aluna e o professor repetiram essa conversa.

-A seguir a aluna escreveu em suaíli uma composição de 15 linhas sobre o tema:« O vestuário »