Sumários

Revisão: Passado cumprido, não cumprido e Estudo dos pronomes

20 Setembro 2019, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O passado cumprido tem a marca -ME- e usa-se para exprimir acções pontuais que já tiveram lugar ou para descrever um estado. O seu  reforço -SHA- coloca-se entre a marca -ME- e o radical. O passado não cumprido tem a marca -JA- e exprime acções pontuais que ainda não tiveram lugar. O seu reforço «BADO» coloca-se antes e depois do verbo conjugado neste passado. Os exemplos ilustraram o uso desses passados.

-Em relação aos pronomes, o possesivo contem um prefixo pronominal e um tema possessivo. O numeral é de tipos diferentes: cardinal, absoluto, ordinal, etc. O numeral cardinal exprime a quantidade, o numeral absoluto indica a maneira de contar e o numeral ordinal exprime a ordem. O demonstrativo é de proximidade, de afastamento e de referência. Há também o indefinido e o interrogativo. Os exemplos ilustraram o seu uso.  


Apresentação do programa e revisão da conjugação dos verbos suaíli

18 Setembro 2019, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O programa contem os objectivos, os conteúdos e a bibliografia. Os objectivos da cadeira são estes: explicar as funções dos morfemas verbais do suaíli; aprofundar a conjugação dos verbos suaíli; analisar e compreender textos suaíli; melhorar a conversa; audição do CD nº 2.Outros temas da conversa serão estudados. Os textos suaíli serão lidos, analisados e traduzidos para português. O CD nº 2 será ouvido e as conversas explicadas.

-A revisão incidiu sobre a conjugação dos verbos suaíli no presente do indicativo, no passado recente, afastado, narrativo e no futuro. 
Os verbos «kuwa »( ser, estar ) e «kuwa na »( ter, haver ) têm uma conjugação irregular no presente do indicativo.