Sumários

Morfemas verbais: radical, extensão verbal e Reconstituição de um texto

5 Dezembro 2018, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Entre os morfemas verbais, o radical é um morfema invariável que contem o significado lexical do verbo. É o núcleo à volta do qual se aglutinam outros morfemas verbais para exprimir o tempo, o aspecto, o modo, o número, a pessoa, etc. O radical tem estruturas diferentes. Quanto à extensão, é um morfema derivativo que tem um conteúdo semântico próprio. Acrescenta ao verbo um sentido suplementar. As principais extensões são: extensão aplicativa -i-, extensão causativa -ish-, extensão recíproca -an-, extensão estativa -ik- , extensão passiva -w-, extensão reversiva -u-, -uk-. Alguns exemplos ilustraram o seu usso.

-Como exercício, os alunos reconstruiram um texto suaíli.


Audição no CD n 2 do texto:« Kuli »( Estivadores ) e Tradução de um texto português

30 Novembro 2018, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Depois da leitura do texto suaíli:« Kuli »( Estivadores ) pelos alunos, estes analisaram sozinhos o vocabulário, as estruturas gramaticais para compreender o conteúdo e deram a tradução portuguesa do texto. Tratou-se de um diálogo em que um estivador disse ao outro que estava cansado, o seu dorso doia, que um navio veio de Zanzibar, encontrou comerciantes indianos que tinham bagagens e ele obteve dinheiro suficiente. O interlocutor fez-lhe algumas perguntas. Os alunos ouviram o mesmo texto no CD n 2 e repetiram as suas frases. 

-Com exercício, o texto português:« Como é bom o sol !» foi traduzido para suaíli pelos alunos. 


Conversa sobre o tema:«Queres telefonar ?» e Composição sobre «A justiça »

28 Novembro 2018, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli incidiu sobre o tema:«Queres telefonar ?». O texto suaíli da conversa foi explicado e traduzido para português. Num diálogo, um indivíduo quis telefonar e perguntou onde estava o telefone, pediu o livro dos números de telefone, disse que ia falar com o pai, indicou o número de telefone e pagou dois shilings. O interlocutor respondeu-lhe e deu os esclarecimentos pedidos. Os alunos repetiram esse diálogo.

-Em seguida, os alunos escreveram em suaíli uma composição de 15 linhas sobre o tema:« A justiça ».  


Conversa sobre o tema:« Interesses » e Estudo do texto:« Mgonjwa »

23 Novembro 2018, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli foi feita à volta do tema:«Interesses ». Os alunos aprenderam a perguntar:«O que gostas de fazer ?» e a responder: «Gosto de dançar ( ver o filme, jogar as cartas, ler, cantar, viajar, ver a televisão ). Também a perguntar:«O que fazes depois do trabalho ?» e a responder:« Aprendo a nadar ( conduzir o carro, o atletismo, a corrida de 400 m, o salto de altura ).

-Em seguida o texto suaíli:«Mgonjwa »( O doente ) foi lido pelo alunos. Estes analisaram sozinhos o texto para o compeender e conseguiram  traduzí-lo para português. No conteúdo do texto, o Sr. Bakari perguntou sobre o estado de saúde da Sra Asha. O Sr. Ali disse-lhe que ela estava doente. Tinha uma febre forte e sofria no dorso, na cabeça. O médico deu-lhe o medicamento para beber, para untar e uma injecção. Agora ela sente-se melhor mas ainda não tem forças suficientes.  


Uso do condicional presente e Tradução de um texto português

21 Novembro 2018, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O condicional presente tem a marca -NGE-. Indica uma acção possível de realizar mas hipotética no tempo presente. Traduz-se em português pelo conjuntivo do pretérito imperfeito ou pelo pretérito imperfeito. Na forma negativa, a marca é -SINGE-. O condicional presente usa-se nas frases complexas que contêm duas orações. Neste caso, o verbo de uma oração traduz-se pelo conjuntivo do pretérito imperfeito e o verbo da outra oração traduz-se pelo pretérito imperfeito. Algumas frases ilustraram o uso do condicional presente.

-Em seguida o texto português:« A festa chegava à rua ...» foi traduzido para suaíli pelos alunos.