Sumários
Ausência do professor devido ao luto
16 Novembro 2018, 08:00 • Machozi Tshopo Mbangale
Uso do Condicional presente e Tradução de um texto português
14 Novembro 2018, 08:00 • Machozi Tshopo Mbangale
-O condicional presente tem a marca -NGE-. Indica uma acção possível de realizar mas hipotética no tempo presente. Traduz-se em português pelo conjuntivo do pretérito imperfeito ou pelo pretérito imperfeito. Na forma negativa, a marca é -SINGE. O condicional presente usa-se nas frases complexas que contêm duas orações. Neste caso, o verbo de uma oração traduz-se pelo conjuntivo do pretérito imperfeito e o verbo da outra oração traduz-se pelo pretérito imperfeito.Algumas frases ilustraram o uso do condicional presente.
Primeiro teste do primeiro semestre
9 Novembro 2018, 08:00 • Machozi Tshopo Mbangale
O teste incidiu sobre quatro perguntas:
Conversa sobre o tema:«Posso experimentar a roupa ?» e tradução de um texto português
7 Novembro 2018, 08:00 • Machozi Tshopo Mbangale
-A conversa em suaíli foi feita à volta do tema:«Posso experimentar a roupa ?». O texto da conversa foi lido, explicado e traduzido para português. Num diálogo, um cliente perguntou ao vendedor se podia experimentar a roupa, se tinha roupas de seu tamanho, disse-lhe que queria uma roupa maior ( mais pequena ), uma roupa comprida ( curta ). O vendedor mostrou-lhe as roupas pedidas. Os alunos repetiram essa conversa.
Audição no CD n2 do texto:«Viza » e Tradução de frases portuguesas
2 Novembro 2018, 08:00 • Machozi Tshopo Mbangale
-O texto suaíli:«Viza »(Visto) foi lido pelos alunos. Estes analisaram sozinhos o vocabulário, as estruturas gramaticais para poder compreender o conteúdo do texto e conseguiram traduzi-lo para português. Num diálogo, um viajante disse ao funcionário da Embaixada do Quéria que queria um visto de dois meses. Não ia a Quénia só, mas ia também viajar para Kampala. Já esteve no Quénia em 1994. Agora ia construir centrais eléctricas e tinha todas as vacinas. Depois de fazer as perguntas, o funcionário disse-lhe de preencher o formulário e de voltar na sexta-feira levantar o visto. Os alunos ouviram o mesmo texto no CD n2 e repetiram as suas frases.