Sumários
H. James, "The Jolly Corner"
12 Novembro 2015, 12:00 • Amândio Reis
1. A divisão em três partes e o investimento na simbologia dos números na abertura de "The Jolly Corner".
1.1. A dificuldade da expressão do pensamento e a falta de sentido (nonsense) como motivos inaugurais do texto.
2. O regresso de Spencer Brydon a Nova Iorque: uma história de nostos problematizada pelo confronto do protagonista com um espaço nativo causador de estranheza; a "inquietante familiaridade" e o conceito freudiano de Unheimliche.
2.1.
O retrato do casal central (Spencer Brydon e Alice Staverton) e a
retórica da duplicidade que marca o primeiro capítulo; a importância da sugestão e do prenúncio na economia narrativa.
Kavafis, "À espera dos bárbaros"
10 Novembro 2015, 12:00 • Amândio Reis
1. O diálogo platónico como modelo literário subjacente à estrutura dialéctica de "À espera dos bárbaros".
1.1. Passagem do discurso poético, metafórico, à especulação político-filosófica por via da interpretação.
2. Apresentações orais de Daniela Pinto e Rogério Cruz.
2.1. A dinâmica entre as duas vozes do poema (pergunta/resposta) e a procura de um conhecimento último sobre o estado de coisas no "império" decadente; dos subentendidos à denúncia da corrupção política e social.
2.2.
O cosmopolitismo de Kavafis pensado em articulação com a proposta, no
poema, de uma invasão bárbara (do "outro") como oportunidade de
revolução, acção e intervenção política; a desilusão destas expectativas e a responsabilização do "eu".
Soares de Passos, "O Firmamento"; Antero de Quental
5 Novembro 2015, 12:00 • Amândio Reis
1. Apresentação oral de Luís Campos, sobre "O Firmamento", de Soares de Passos.
1.1.
O misticismo vago e indeterminado e o princípio de "religação" (religião)
subjacentes à contemplação de uma paisagem cósmica no poema.
1.2. A gradação estruturadora entre o Universo, a Terra e o Homem, e as relações de (des)proporção entre estes mesmos elementos.
2. Apresentação oral de Mauro Diogo sobre os três sonetos coligidos de Antero de Quental.
3.
Conjunturas históricas, sociais e literárias fundamentais para a
compreensão da figura de Antero e da sua poesia: a Geração de 70, a
Questão Coimbrã e as Conferências do Casino.
3.1.
O investimento retórico e conceptual dos sonetos em apreço, denotando
uma auto-consciência e um distanciamento "modernos", assim como uma
propensão filosófica da poesia.
3.2.
A postura interrogativa do sujeito poético de Antero face ao mundo dito
"real" como possível ponto de articulação com a figura do historiador
(pesquisador e exegeta) formulada por Siegfried Kracauer em "The Historical Approach".
Garrett, "Estes Sítios"; Soares de Passos, "O Firmamento"
3 Novembro 2015, 12:00 • Amândio Reis
1. Apresentação oral de Vera Simões sobre "Cascais" e "Estes Sítios", de Almeida Garrett.
2.
"Estes Sítios": a particular noção de "vida" proposta pelo "eu" lírico,
amante desiludido, e a organização em quiasmo das relações entre o "inferno da
escrava cidade", hipócrita e regulada por convenções, e a "pureza da
rosa selvagem" do caso amoroso, "inocente" e no entanto ilícito e
condenado.
3. As várias
implicações da metáfora da leitura e do "livro imenso" na
apresentação de uma visão/apreensão do universo em "O Firmamento", de Soares de Passos.
3.1.
Os ecos intertextuais do livro do Génesis e o desenvolvimento do tema
da decomposição e da putrefacção que decorre do imaginário fúnebre
associável à poesia de Passos.
Herculano, "Arrábida"; Garrett, "Cascais"
29 Outubro 2015, 12:00 • Amândio Reis
1. O lugar de Alexandre Herculano no Romantismo e no romantismo português: algumas coordenadas histórico-literárias.
1.1. As relações entre a (auto-)representação do poeta/ermita, o conceito de "fuga mundi" e o ideal ascético patentes no poema "Arrábida".
1.2.
A natureza (numa visão panteísta) como manancial conceptual e
imagético, com especial enfoque na articulação entre o eu lírico, poeta
cativo, e as "livres aves" que cantam hinos naturais.
1.2.1. Recuperação dos tópicos da vida humana enquanto exílio temporário e da morte como "pátria do desterrado" (anteriormente debatidos em "Sôbolos rios que vão", de Luís de Camões).
2. Apresentação oral de Beatriz Silva sobre os poemas "Cascais" e "Estes Sítios", de Almeida Garrett.
2.1.
Uma leitura comparada de "Arrábida" e "Cascais", tendo em conta os
pontos de contacto e as distinções entre a isolação e a problematização
do espaço propostas nos dois poemas; o amor transitório, e, por
implicação, a actividade poética, considerados na sua capacidade de
perspectivar e re-interpretar uma paisagem imutável (idílio
amoroso/terra desolada).