Sumários
Programa da disciplina: comentários temáticos e discussão de objectivos.
22 Setembro 2015, 10:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
Síntese dos conteúdos programáticos (com maior desenvolvimento no Programa distribuído e analisado na aula):
I. Introdução
1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)
2. As grandes correntes da disciplina
3. A relação da história da arte com outras disciplinas científicas
4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes
II. As disciplinas da Arte
1. Arquitectura
2. Escultura
3. Pintura
4. Artes decorativas
5. Breve evolução dos "estilos", da pré-história à contemporaneidade.
III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte
1. A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento
2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura e de um estado da questão
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte
4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos.
IV. Fontes e géneros literários da História da Arte
1. Os tratados de arte (Vitrúvio, Leon Battista Alberti, Lorenzo Ghiberti, Andrea Palladio, Sebastiano Serlio)
2. As biografias de artistas (Giorgio Vasari, Giovan Pietro Bellori, Cirilo Volkmar Machado)
3. Os diários de artistas (Jacopo Pontormo)
4. Os diálogos (Pomponio Gaurico, Francisco de Holanda)
5. As "parangonas" (Benedetto Varchi)
6. Os manuais técnicos (Teófilo, Cennino Cennini, Filipe Nunes)
V. As disciplinas da Arte:
- Arquitectura;
- Escultura;
- Pintura;
- Azulejo;
- Talha;
- Tapeçaria;
- Gravura;
- Fotografia;
- Design;
- Banda Desenhada;
- Outras Artes.
VI. As correntes da disciplina:
1. O formalismo.
2. O positivismo.
3. A Sociologia da Arte
4. A análise marxista.
5. A Iconologia.
6. A Psicologia da Arte.
7. Outras correntes teóricas.
VII. A História da Arte como conservação / revalorização do Património artístico.
1. «Monumento» e «Património» como valor absoluto.
2. Conceitos e práticas de restauro.
3. Conceitos de «memória», «recuperação», «conservação preventiva».
4. Técnicas de intervenção.
5. O Museu como «centro».
6. O Inventário como instrumento de controlo.
7. A Gestão Integrada de Bens Patrimoniais.
8. A UNESCO e as grandes medidas de protecção dos bens culturais e artísticos.
BIBLIOGRAFIA GERAL (além de outros títulos apresentados e comentados na aula):
AAVV, História da Arte em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986 (14 vols.)
AAVV, The Future of the Past. Attitudes to Conservation 1147-1974, Londres, Thames & Hudson, 1976
ALVES, José da Felicidade, Introdução ao Estudo da Obra de Francisco de Holanda, lisboa, Livros Horizonte, 1986
ARGAN, Giulio-Carlo, Arte e Crítica de Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1995
ARGAN, Giulio-Carlo, Maurizio Fagiolo, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
BARRAL Y ALTET, Histoire de l’Art, (col. Que sais-je?), Paris, Presses Universitaires de France, 1989
BASILE, Giuseppe, Che cos’è il Restauro. Come, quando, perché conservare le opere d’arte, Roma, Editori Riuniti, 1989
BELLORI, Giovan Pietro, Le Vite de’ Pittori, Scultori ed Architetti Moderni, Turim, Giulio Einaudi Editore, 2009 (1ª edição 1672)
BENJAMIN, Walter, Arte, Técnica, Linguagem e Política, (introd. de T. W. Adorno), Lisboa, Relógio de Água, 1992 (1ª edição 1936)
BELTING, Hans, L’Histoire de l´Art est-elle finie?, Paris, Ed. J. Chambon, 1989
CAETANO, Joaquim de Oliveira, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Pintura, Lisboa, Instituto dos Museus e da Conservação, 2007
CALABRESE, Omar, Como se Lê uma Obra de Arte, (col. Arte e Comunicação, 64), Lisboa, Edições 70, 1997
CASTIÑEIRAS GONZÁLEZ, Manuel, Introducción al Método Iconográfico, Barcelona, Ed. Ariel, 1998
CENNINI, Cennino, El Libro del Arte, Madrid, Ediciones Akal, 1988
CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles, Paris, Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)
CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli, Milão, RCS Libri, 2000 4
CIERI VIA, Claudia, Introduzione a Aby Warburg, Roma-Bari, Editori Laterza, 2011
CIERI VIA, Claudia, Nei dettagli nascosto. Per una storia del pensiero iconologico, Roma, Carocci Editore, 2013 (1ª edição 1994)
CONTI, Alessandro, Storia del Restauro e della Conservazione delle Opere d’Arte, Milão, Electa, 2002 (1ª ed. 1988)
CRISPOLTI, Enrico, Como Estudar a Arte Contemporânea, Lisboa, (col. Teoria da Arte, 27), Lisboa, Editorial Estampa, 2004
CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001
D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos, Lisboa, Editorial Presença, 2006
ECO, Umberto, Como Se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 3ª edição, Lisboa, Edições 70, 1984
FERGUSON, George, Signs and Symbols in Christian Art, Nova Iorque, Oxford University Press, 1961
FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1989
FRANÇA, José-Augusto (coord.), História da Arte em Portugal, 6 vols., Lisboa, Editorial Presença, 2002-2006
FREEDBERG, David, El Poder de las Imágenes, Madrid, Cátedra, 1992
FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005
GAURICO, Pomponio, Sobre la Escultura, (ed. de André Chastel e Robert Klein), Madrid, Ediciones Akal, 1989 (1ª ediçao 1504)
GINZBURG, Carlo, A Micro-História e outros ensaios, Lisboa, Difel, 1992
GOMBRICH, E.H., Aby, Symbolic Images. Studies in the Art of the Renaissance, Phaidon Press, Londres, 1972
GONÇALVES, Flávio, História da Arte. Iconografia e Crítica, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1983 5
GUEDES, Natália Correia, (coord. de), Thesaurus. Vocabulário de Objectos de Culto Católico, Vila Viçosa, Fundação da Casa de Bragança, 2004
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984
HOLANDA, Francisco de, Da Pintura Antiga, Lisboa, Livros Horizonte, 1984 (ms. de 1548-1549)
HOLANDA, Francisco de, Diálogos em Roma, Lisboa, Livros Horizonte, 1984
HOURS, Madeleine, Les Secrets des Chefs-d’Oeuvres, Paris, Robert Laffont, 1964
JORGE, Virgolino F., CORDEIRO, M.F. Meneses, "Teófilo. As Diversas Artes", in Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, Nº 89, 1º Tomo, 1983
KOCH, Wilfried, Estilos de Arquitectura, Lisboa, Editorial presença, 1985 (2 vols.)
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990
MACHADO, Cirilo Volkmar, Colecção de Memórias, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1922 (1ª ed. 1823)
MACLEHOSE, Louisa S., Vasari on Technique, (ed. de G. Baldwin Brown), Nova Iorque, Dover Publications, 2013 (1ª edição 1907)
MOREIRA, Isabel Martins, Museus e Monumentos em Portugal 1772-1974, Lisboa, Universidade Aberta, 1989
MOREIRA, Rafael, RODRIGUES, Ana Duarte, (coord.), Tratados de Arte em Portugal. Art Treatises in Portugal, Lisboa, Scribe, 2011
Opere de Benedetto Varchi ora per la Prima Volta Raccolte, Trieste, Loyd Austriaco, 1859 (2 vols.)
PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method, Londres, Harvey Miller Publishers, 1999
PACHECO, Francisco, El Arte de la Pintura, Madrid, Cátedra, 1990 (1ª edição 1649) 6
PALLADIO, Andrea, The Four Books of Architecture, Nova Iorque, Dover Publications, 1965
PANOFSKY, Erwin, Estudos de Iconologia. Temas humanísticos na arte do Renascimento, Lisboa, Editorial Estampa, 1986 (1ª edição 1939)
PANOFSKY, Erwin, Renascimento e Renascimentos na Arte Ocidental, Lisboa, Editorial Presença, 1981
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997
PEREIRA, José Fernandes, (dir. de), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989
PEREIRA, Paulo, (dir. de), História da Arte Portuguesa, Lisboa, Círculo de Leitores, 1996 (3 vols.)
PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999
PODRO, Michael, The Critical Historians of Art, New Haven-Londres, Yale University Press, 1982
PONTORMO, Jacopo, Diario, Milão, Abscondita, 2005
RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien, Paris, Presses Universitaires de France, 1955-1959
RILEY, Noel, (dir. de), Grammaire des Arts Décoratifs. De la Renaissance au Postmodernisme, Paris, Flammarion, 2003
ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz, (coord.), Iniciação à Museologia, Lisboa, Universidade Aberta, 1992
RUGGIERO, Romano, (dir.), Enciclopédia, Vol. 1-Memória-História, Lisboa, Einaudi-Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1984
SCHMITT, Jean-Claude, Le corps des images. Essais sur la culture visuelle au Moyen Âge, Paris, Gallimard, 2002
SEBASTIÁN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas, Madrid, Alianza Editorial, 1981 7
SERRÃO, Vitor, A Cripto-História da Arte. Análise de Obras de Arte Inexistentes, Lisboa, Livros Horizonte, 2001
SERRÃO, Vitor, A Trans-Memória das Imagens. Análise Iconológica de Pintura Portuguesa (sécs. XVI-XVIII), Lisboa, Cosmos, 2007
SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura, Lisboa, Editorial Presença, 2005
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
TEIXEIRA, Madalena Brás, "Do Objecto ao Museu", in Prelo, (5), 1984
TONELLI, Marco, "La più mirabil cosa". Teoria della Statua da Donatello a Rodin, Roma, De Luca Editori d’Arte, 2006
VASARI, Giorgio, Le Vite dei più Celebri Pittori, Scultori ed Architetti, La Spezia, Fratelli Melita Editori, 1988 (1ª edição 1550)
VENTURA, Leontina, Arte da Pintura de Filipe Nunes, Porto, Paisagem Editora, 1982
VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall, Lisboa, Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950)
VITERBO, Francisco Marques de Sousa, Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses, 2ª ed., Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1988 (3 vols.)
VITRUVIO, Marco Lucio, Los Diez Libros de Arquitectura, Barcelona, Editorial Iberia, 1991
WARBURG, Aby M., Essais Florentins, Paris, Ed. Klincksieck, 1990
WARBURG, Aby M., The renewal of Pagan Antiquity, (introd. Kurt W. Foster), Los Angeles, The Getty Research Institute, 1999.