Sumários

Programa da disciplina: comentários temáticos e discussão de objectivos.

22 Setembro 2015, 10:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

Síntese dos conteúdos programáticos (com maior desenvolvimento no Programa distribuído e analisado na aula):

I. Introdução

 1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)

 2. As grandes correntes da disciplina

3. A relação da história da arte com outras disciplinas científicas

4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes

II. As disciplinas da Arte

1. Arquitectura

2. Escultura

3. Pintura

4. Artes decorativas

5. Breve evolução dos "estilos", da pré-história à contemporaneidade.

III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte

1. A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento

2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura e de um estado da questão

3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte

4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos.

IV. Fontes e géneros literários da História da Arte

1. Os tratados de arte (Vitrúvio, Leon Battista Alberti, Lorenzo Ghiberti, Andrea Palladio, Sebastiano Serlio)

2. As biografias de artistas (Giorgio Vasari, Giovan Pietro Bellori, Cirilo Volkmar Machado)

3. Os diários de artistas (Jacopo Pontormo)

 4. Os diálogos (Pomponio Gaurico, Francisco de Holanda)

 5. As "parangonas" (Benedetto Varchi)

6. Os manuais técnicos (Teófilo, Cennino Cennini, Filipe Nunes)

V. As disciplinas da Arte:

  1. Arquitectura;
  2. Escultura;
  3. Pintura;
  4. Azulejo;
  5. Talha;
  6. Tapeçaria;
  7. Gravura;
  8. Fotografia;
  9. Design;
  10. Banda Desenhada;
  11. Outras Artes.

 

VI. As correntes da disciplina:

     1. O formalismo.

     2. O positivismo.

     3. A Sociologia da Arte

     4. A análise marxista.

    5. A Iconologia.

     6. A Psicologia da Arte.

     7. Outras correntes teóricas.

 VII.    A História da Arte como conservação / revalorização do Património artístico.

1.    «Monumento» e «Património» como valor absoluto.

2.    Conceitos e práticas de restauro.

3.    Conceitos de «memória», «recuperação», «conservação preventiva».

4.    Técnicas de intervenção.

5.    O Museu como «centro».

6.    O Inventário como instrumento de controlo.

7.    A Gestão Integrada de Bens Patrimoniais.

8.    A UNESCO e as grandes medidas de protecção dos bens culturais e artísticos.

                                                  BIBLIOGRAFIA GERAL (além de outros títulos apresentados e comentados na aula):

AAVV, História da Arte em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986 (14 vols.)

AAVV, The Future of the Past. Attitudes to Conservation 1147-1974, Londres, Thames & Hudson, 1976

ALVES, José da Felicidade, Introdução ao Estudo da Obra de Francisco de Holanda, lisboa, Livros Horizonte, 1986

ARGAN, Giulio-Carlo, Arte e Crítica de Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1995

ARGAN, Giulio-Carlo, Maurizio Fagiolo, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

BARRAL Y ALTET, Histoire de l’Art, (col. Que sais-je?), Paris, Presses Universitaires de France, 1989

BASILE, Giuseppe, Che cos’è il Restauro. Come, quando, perché conservare le opere d’arte, Roma, Editori Riuniti, 1989

BELLORI, Giovan Pietro, Le Vite de’ Pittori, Scultori ed Architetti Moderni, Turim, Giulio Einaudi Editore, 2009 (1ª edição 1672)

BENJAMIN, Walter, Arte, Técnica, Linguagem e Política, (introd. de T. W. Adorno), Lisboa, Relógio de Água, 1992 (1ª edição 1936)

BELTING, Hans, L’Histoire de l´Art est-elle finie?, Paris, Ed. J. Chambon, 1989

CAETANO, Joaquim de Oliveira, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Pintura, Lisboa, Instituto dos Museus e da Conservação, 2007

CALABRESE, Omar, Como se Lê uma Obra de Arte, (col. Arte e Comunicação, 64), Lisboa, Edições 70, 1997

CASTIÑEIRAS GONZÁLEZ, Manuel, Introducción al Método Iconográfico, Barcelona, Ed. Ariel, 1998

CENNINI, Cennino, El Libro del Arte, Madrid, Ediciones Akal, 1988

CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles, Paris, Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)

CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli, Milão, RCS Libri, 2000 4

CIERI VIA, Claudia, Introduzione a Aby Warburg, Roma-Bari, Editori Laterza, 2011

CIERI VIA, Claudia, Nei dettagli nascosto. Per una storia del pensiero iconologico, Roma, Carocci Editore, 2013 (1ª edição 1994)

CONTI, Alessandro, Storia del Restauro e della Conservazione delle Opere d’Arte, Milão, Electa, 2002 (1ª ed. 1988)

CRISPOLTI, Enrico, Como Estudar a Arte Contemporânea, Lisboa, (col. Teoria da Arte, 27), Lisboa, Editorial Estampa, 2004

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos, Lisboa, Editorial Presença, 2006

ECO, Umberto, Como Se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 3ª edição, Lisboa, Edições 70, 1984

FERGUSON, George, Signs and Symbols in Christian Art, Nova Iorque, Oxford University Press, 1961

FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1989

FRANÇA, José-Augusto (coord.), História da Arte em Portugal, 6 vols., Lisboa, Editorial Presença, 2002-2006

FREEDBERG, David, El Poder de las Imágenes, Madrid, Cátedra, 1992

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005

GAURICO, Pomponio, Sobre la Escultura, (ed. de André Chastel e Robert Klein), Madrid, Ediciones Akal, 1989 (1ª ediçao 1504)

GINZBURG, Carlo, A Micro-História e outros ensaios, Lisboa, Difel, 1992

GOMBRICH, E.H., Aby, Symbolic Images. Studies in the Art of the Renaissance, Phaidon Press, Londres, 1972

GONÇALVES, Flávio, História da Arte. Iconografia e Crítica, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1983 5

GUEDES, Natália Correia, (coord. de), Thesaurus. Vocabulário de Objectos de Culto Católico, Vila Viçosa, Fundação da Casa de Bragança, 2004

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

HOLANDA, Francisco de, Da Pintura Antiga, Lisboa, Livros Horizonte, 1984 (ms. de 1548-1549)

HOLANDA, Francisco de, Diálogos em Roma, Lisboa, Livros Horizonte, 1984

HOURS, Madeleine, Les Secrets des Chefs-d’Oeuvres, Paris, Robert Laffont, 1964

JORGE, Virgolino F., CORDEIRO, M.F. Meneses, "Teófilo. As Diversas Artes", in Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, Nº 89, 1º Tomo, 1983

KOCH, Wilfried, Estilos de Arquitectura, Lisboa, Editorial presença, 1985 (2 vols.)

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

MACHADO, Cirilo Volkmar, Colecção de Memórias, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1922 (1ª ed. 1823)

MACLEHOSE, Louisa S., Vasari on Technique, (ed. de G. Baldwin Brown), Nova Iorque, Dover Publications, 2013 (1ª edição 1907)

MOREIRA, Isabel Martins, Museus e Monumentos em Portugal 1772-1974, Lisboa, Universidade Aberta, 1989

MOREIRA, Rafael, RODRIGUES, Ana Duarte, (coord.), Tratados de Arte em Portugal. Art Treatises in Portugal, Lisboa, Scribe, 2011

Opere de Benedetto Varchi ora per la Prima Volta Raccolte, Trieste, Loyd Austriaco, 1859 (2 vols.)

PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method, Londres, Harvey Miller Publishers, 1999

PACHECO, Francisco, El Arte de la Pintura, Madrid, Cátedra, 1990 (1ª edição 1649) 6

PALLADIO, Andrea, The Four Books of Architecture, Nova Iorque, Dover Publications, 1965

PANOFSKY, Erwin, Estudos de Iconologia. Temas humanísticos na arte do Renascimento, Lisboa, Editorial Estampa, 1986 (1ª edição 1939)

PANOFSKY, Erwin, Renascimento e Renascimentos na Arte Ocidental, Lisboa, Editorial Presença, 1981

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

PEREIRA, José Fernandes, (dir. de), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989

PEREIRA, Paulo, (dir. de), História da Arte Portuguesa, Lisboa, Círculo de Leitores, 1996 (3 vols.)

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999

PODRO, Michael, The Critical Historians of Art, New Haven-Londres, Yale University Press, 1982

PONTORMO, Jacopo, Diario, Milão, Abscondita, 2005

RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien, Paris, Presses Universitaires de France, 1955-1959

RILEY, Noel, (dir. de), Grammaire des Arts Décoratifs. De la Renaissance au Postmodernisme, Paris, Flammarion, 2003

ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz, (coord.), Iniciação à Museologia, Lisboa, Universidade Aberta, 1992

RUGGIERO, Romano, (dir.), Enciclopédia, Vol. 1-Memória-História, Lisboa, Einaudi-Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1984

SCHMITT, Jean-Claude, Le corps des images. Essais sur la culture visuelle au Moyen Âge, Paris, Gallimard, 2002

SEBASTIÁN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas, Madrid, Alianza Editorial, 1981 7

SERRÃO, Vitor, A Cripto-História da Arte. Análise de Obras de Arte Inexistentes, Lisboa, Livros Horizonte, 2001

SERRÃO, Vitor, A Trans-Memória das Imagens. Análise Iconológica de Pintura Portuguesa (sécs. XVI-XVIII), Lisboa, Cosmos, 2007

SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura, Lisboa, Editorial Presença, 2005

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

TEIXEIRA, Madalena Brás, "Do Objecto ao Museu", in Prelo, (5), 1984

TONELLI, Marco, "La più mirabil cosa". Teoria della Statua da Donatello a Rodin, Roma, De Luca Editori d’Arte, 2006

VASARI, Giorgio, Le Vite dei più Celebri Pittori, Scultori ed Architetti, La Spezia, Fratelli Melita Editori, 1988 (1ª edição 1550)

VENTURA, Leontina, Arte da Pintura de Filipe Nunes, Porto, Paisagem Editora, 1982

VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall, Lisboa, Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950)

VITERBO, Francisco Marques de Sousa, Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses, 2ª ed., Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1988 (3 vols.)

VITRUVIO, Marco Lucio, Los Diez Libros de Arquitectura, Barcelona, Editorial Iberia, 1991

WARBURG, Aby M., Essais Florentins, Paris, Ed. Klincksieck, 1990

WARBURG, Aby M., The renewal of Pagan Antiquity, (introd. Kurt W. Foster), Los Angeles, The Getty Research Institute, 1999.