Sumários
“A letra e a luta: alguns casos na novíssima narrativa brasileira”
12 Maio 2022, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
“A letra e a luta: alguns casos na novíssima narrativa brasileira”, conferência do Professor Paulo Ricardo Kralik Angelini sobre a literatura brasileira "hipercontemporânea".
Realização do segundo teste de "Marcos da Literatura Brasileira"
10 Maio 2022, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Prova (individual e escrita) de avaliação de conhecimentos.
"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos
5 Maio 2022, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O significado da 'máquina do mundo' na Divina Commedia e em Os Lusíadas.
Comentário pormenorizado do poema.
A postura de rechaço do eu lírico drummondiano em relação a toda explicação existencial e cósmica do universo que a máquina oferece.
A 'máquina': símbolo contemporâneo da contestação e/ou esfacelamento de todas as certezas. A ideia do esclarecimento do mundo (Adorno).
Conclusões a partir da leitura e comentário do poema: o exercício poético moderno de Claro enigma. A reflexão a partir da tradição e o desequilíbrio irónico entre a arquitetura clássica da obra e o vazio do sujeito moderno. Os elementos desta proposta poética de metafísica moderna: a dissonância, a paródia e a ironia.
Bibliografia:
BOSI, Alfredo (2003): "'A máquina do mundo' entre o símbolo e a alegoria" in Céu, inferno (São Paulo: Livraria Duas Culturas [2ª ed.]).
MERQUIOR, José Guilherme (1996): "'A máquina do mundo' de Drummond" in A razão do poema (Rio de Janeiro: Topbooks [2ª ed.]).
A reflexão metapoética de “Oficina irritada”
3 Maio 2022, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise e comentário das caraterísticas referidas na aula anteior a partir da leitura da poética lúcida e lúdica de "Oficina irritada". A conceção da poesia moderna de Drummond à luz do estudo de Hugo Friedrich e das reflexões de T. S. Eliot. A incompreensibilidade, a tensão e a dissonância. A poética do inacabado, do imperfeito presente no poema.
A negação irónica de certos princípios da poiesis clássica.
Bibliografia:
BOSI, Alfredo (2003): "'A máquina do mundo' entre o símbolo e a alegoria" in Céu, inferno (São Paulo: Livraria Duas Culturas [2ª ed.]).
MERQUIOR, José Guilherme (1996): "'A máquina do mundo' de Drummond" in A razão do poema (Rio de Janeiro: Topbooks [2ª ed.]).
O brutalismo e a literatura periférica
28 Abril 2022, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise das caraterísticas dos contos ‘brutalistas’ de Rubem Fonseca:
1) O 'voyeurismo' na descrição da violência.
2) As três linhas temáticas fundamentais: a alienação generalizada, o poder instituído da violência e o erotismo mórbido.
3) A dimensão crítica dos contos, o retrato radical das relações violentas na sociedade carioca e o relativismo moral.
4) A alienação e o simbolismo presente nos contos. A representação de um certo ‘mapa ficcionalizado’ do medo e do isolamento na narrativa fonsequiana.
A literatura periférica contemporânea.
Bibliografia:
Bibliografia:
PETROV, Petar (2000): O Realismo na ficção de José Cardoso Pires e de Rubem Fonseca (Algés: Difel).
ROCHA, João
Cezar de Castro (2005): "A guerra de relatos no Brasil contemporâneo ou a dialética da marginalidade", Letras, n. 32, pp. 1-48.
https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11909
TEIXEIRO, Alva (2012). “La literaturización de la violencia en la narrativa policiaca carioca (Rubem Fonseca y Luiz Alfredo Garcia-Roza)”, in Sánchez Zapatero, Javier e Martín Escribà, Àlex (Eds.): El género negro: el fin de la frontera (Andavira Editora, Santiago de Compostela): pp. 341-348.
TEIXEIRO, Alva (2013): "A plenitude de um vazio em que a pobreza não é mais paisagem: a periferia em Paulo Lins e Ferréz”, in Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 41, pp. 61-86 https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000100005
https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11909