Sumários

“A letra e a luta: alguns casos na novíssima narrativa brasileira”

12 Maio 2022, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

“A letra e a luta: alguns casos na novíssima narrativa brasileira”, conferência do Professor Paulo Ricardo Kralik Angelini sobre a literatura brasileira "hipercontemporânea".


Realização do segundo teste de "Marcos da Literatura Brasileira"

10 Maio 2022, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Realização do segundo teste de "Marcos da Literatura Brasileira".

Prova (individual e escrita) de avaliação de conhecimentos.


"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos

5 Maio 2022, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O significado da 'máquina do mundo' na Divina Commedia  e em Os Lusíadas.

 

Comentário pormenorizado do poema.

A postura de rechaço do eu lírico drummondiano em relação a toda explicação existencial e cósmica do universo que a máquina oferece.

A 'máquina': símbolo contemporâneo da contestação e/ou esfacelamento de todas as certezas. A ideia do esclarecimento do mundo (Adorno).

Conclusões a partir da leitura e comentário do poema: o exercício poético moderno de Claro enigma. A reflexão a partir da tradição e o desequilíbrio irónico entre a arquitetura clássica da obra e o vazio do sujeito moderno. Os elementos desta proposta poética de metafísica moderna: a dissonância, a paródia e a ironia.


Bibliografia:

BOSI, Alfredo (2003): "'A máquina do mundo' entre o símbolo e a alegoria" in Céu, inferno (São Paulo: Livraria Duas Culturas [2ª ed.]).

MERQUIOR, José Guilherme (1996): "'A máquina do mundo' de Drummond" in A razão do poema (Rio de Janeiro: Topbooks [2ª ed.]).


A reflexão metapoética de “Oficina irritada”

3 Maio 2022, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise e comentário das caraterísticas referidas na aula anteior a partir da leitura da poética lúcida e lúdica de "Oficina irritada". A conceção da poesia moderna de Drummond à luz do estudo de Hugo Friedrich e das reflexões de T. S. Eliot. A incompreensibilidade, a tensão e a dissonância. A poética do inacabado, do imperfeito presente no poema.

A negação irónica de certos princípios da poiesis clássica.

 

Bibliografia:

BOSI, Alfredo (2003): "'A máquina do mundo' entre o símbolo e a alegoria" in Céu, inferno (São Paulo: Livraria Duas Culturas [2ª ed.]).

MERQUIOR, José Guilherme (1996): "'A máquina do mundo' de Drummond" in A razão do poema (Rio de Janeiro: Topbooks [2ª ed.]).


O brutalismo e a literatura periférica

28 Abril 2022, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise das caraterísticas dos contos ‘brutalistas’ de Rubem Fonseca: 

1) O 'voyeurismo' na descrição da violência.

2) As três linhas temáticas fundamentais: a alienação generalizada, o poder instituído da violência e o erotismo mórbido.

3) A dimensão crítica dos contos, o retrato radical das relações violentas na sociedade carioca e o relativismo moral.

4) A alienação e o simbolismo presente nos contos. A representação de um certo ‘mapa ficcionalizado’ do medo e do isolamento na narrativa fonsequiana.

A literatura periférica contemporânea.

Bibliografia:

Bibliografia:

PETROV, Petar (2000): O Realismo na ficção de José Cardoso Pires e de Rubem Fonseca (Algés: Difel).

ROCHA, João Cezar de Castro (2005): "A guerra de relatos no Brasil contemporâneo ou a dialética da marginalidade", Letras, n. 32, pp. 1-48.

https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11909

TEIXEIRO, Alva (2012). “La literaturización de la violencia en la narrativa policiaca carioca (Rubem Fonseca y Luiz Alfredo Garcia-Roza)”, in Sánchez Zapatero, Javier e Martín Escribà, Àlex (Eds.): El género negro: el fin de la frontera (Andavira Editora, Santiago de Compostela): pp. 341-348.

TEIXEIRO, Alva (2013): "A plenitude de um vazio em que a pobreza não é mais paisagem: a periferia em Paulo Lins e Ferréz”, in Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 41, pp. 61-86 https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000100005


https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11909