Sumários

A Literatura Brasileira do Romantismo

27 Janeiro 2022, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Quadro geral da produção literária no Brasil no século XIX. Caraterísticas gerais do Romantismo poético brasileiro. A poesia da primeira geração e o indianismo, a paisagem e a identidade nacional.

A evolução do género romanesco no Romantismo. O romance romântico: os mitos sentimentais e heróicos. O sucesso de A moreninha de Joaquim Manuel de Macedo: o romance sentimental e a projeção das aspirações pequeno-burguesas do público leitor urbano brasileiro. A revisão irónica do romance sentimental apresentada por Manuel António de Almeida nas Memórias de um sargento de milícias: a primeira revolta anti-sentimental no romance brasileiro.

O projeto romanesco de José de Alencar: os romances indianistas, históricos, urbanos e regionalistas. A formação e autoridade do cânone literário brasileiro no Romantismo.


 

Bibliografia:

BOSI, Alfredo (1994): História concisa da literatura brasileira (São Paulo: Cultrix [33ª ed.]).

CANDIDO, António (2004): O romantismo no Brasil (São Paulo: Humanitas [2ª ed.]).

 

 


Apresentação do programa

25 Janeiro 2022, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Apresentação do programa e objetivos da unidade curricular:

O programa pretende determinar um percurso aprofundado e uma reavaliação e revisão da literatura brasileira dos séculos XIX e XX, através da reflexão a respeito de temas, problemas e conceitos inerentes à escrita de certas obras e autores medulares e, também, à sintonia ou desencontro com os períodos artísticos e sociais em que se inscreveram.

Com esse fim em vista é proposta a leitura, total ou parcial, de uma seleção de obras de excecional criatividade, originalidade e valor universal, tais como Memórias póstumas de Brás Cubas (um exemplo paradigmático do Realismo enganador de Machado de Assis), Laços de família (um bom exemplo da ênfase na introspeção dos personagens de Lispector e da sua notável linguagem metafórica), Feliz Ano Novo (uma obra-mestra do Brutalismo), Estrela da vida inteira (de Manuel Bandeira, o poeta da revelação, do mistério e de um estranho humor irónico) e Claro engima (a obra-prima de Drummond, caraterizada pela perfeita fusão da herança clássica e da modernidade).

Deste modo, procura-se a compreensão das relações na literatura entre identidade e universalidade e, igualmente, exercitar a capacidade de interpretação, análise e síntese dos alunos e das alunas.

Metodologias de ensino e avaliação:

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breves trabalhos individuais e escritos (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).  


Data de entrega do trabalho individual e escrito: 28 de abril. A extensão máxima do trabalho é de 5 páginas, datilografadas a 1,5 espaços, Times New Roman tamanho 12.

O trabalho deverá incluir uma seção final designada “Bibliografia” que incluirá, por sua vez, quatro referências, de obras – monografias científicas, artigos académicos ou histórias da arte ou da cultura brasileira, entre outros – que devem ser selecionadas ad hoc, consultadas e citadas ao longo do trabalho.

 

 

A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 17 de março de 2022 e a prova final, escrita e presencial para o dia 10 de maio de 2022.


Bibliografia e elementos de estudo postos à disposição dos alunos:

ARRIGUCCI JR., Davi (1990): Humildade, paixão e morte. A poesia de Manuel Bandeira (São Paulo: Companhia das Letras).

BATISTA, Abel Barros (1998): Autobibliografias (Lisboa: Relógio D’Água)

BOSI, Alfredo (1997): História concisa da literatura brasileira (São Paulo: Cultrix).

DASCALTAGNÈ, Regina (2005): Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa brasileira contemporânea (Brasília: Universidade de Brasília).

GLEDSON, John (1991): Machado de Assis: impostura e realismo (São Paulo: Companhia das Letras)

GLEDSON, John (2003): Influências e impasses: Drummond e alguns contemporâneos (São Paulo: Companhia das Letras).

SECCHIN, António Carlos (2003): Escritos sobre poesia e alguma ficção (Rio de Janeiro: EDUERJ).

SOUSA, Carlos Mendes de (2000): Clarice Lispector: figuras da escrita (Braga: Universidade do Minho).

STEGAGNO, Luciana (1997): História da literatura brasileira (Rio de Janeiro: Nova Aguilar).

 

Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e literários destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas e as obras e textos estudados.

 

Horário de atendimento aos alunos:

Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as quintas-feiras das 16:30h às 18:00h (sujeita a marcação prévia) – ou marcadas individualmente com os alunos.

 

Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.