Sumários
A Literatura Brasileira do Romantismo
27 Janeiro 2022, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Quadro geral da produção literária no Brasil no século XIX. Caraterísticas gerais do Romantismo poético brasileiro. A poesia da primeira geração e o indianismo, a paisagem e a identidade nacional.
A evolução do género romanesco no Romantismo. O romance romântico: os mitos sentimentais e heróicos. O sucesso de A moreninha de Joaquim Manuel de Macedo: o romance sentimental e a projeção das aspirações pequeno-burguesas do público leitor urbano brasileiro. A revisão irónica do romance sentimental apresentada por Manuel António de Almeida nas Memórias de um sargento de milícias: a primeira revolta anti-sentimental no romance brasileiro.
O projeto romanesco de José de Alencar: os romances indianistas, históricos, urbanos e regionalistas. A formação e autoridade do cânone literário brasileiro no Romantismo.
Bibliografia:
BOSI, Alfredo (1994): História concisa da literatura brasileira (São Paulo: Cultrix [33ª ed.]).
CANDIDO, António (2004): O romantismo no Brasil (São Paulo: Humanitas [2ª ed.]).
Apresentação do programa
25 Janeiro 2022, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O programa pretende determinar um percurso aprofundado e uma reavaliação e revisão da literatura brasileira dos séculos XIX e XX, através da reflexão a respeito de temas, problemas e conceitos inerentes à escrita de certas obras e autores medulares e, também, à sintonia ou desencontro com os períodos artísticos e sociais em que se inscreveram. Com esse fim em vista é proposta a leitura, total ou parcial, de uma seleção de obras de excecional criatividade, originalidade e valor universal, tais como Memórias póstumas de Brás Cubas (um exemplo paradigmático do Realismo enganador de Machado de Assis), Laços de família (um bom exemplo da ênfase na introspeção dos personagens de Lispector e da sua notável linguagem metafórica), Feliz Ano Novo (uma obra-mestra do Brutalismo), Estrela da vida inteira (de Manuel Bandeira, o poeta da revelação, do mistério e de um estranho humor irónico) e Claro engima (a obra-prima de Drummond, caraterizada pela perfeita fusão da herança clássica e da modernidade). Deste modo, procura-se a compreensão das relações na literatura entre identidade e universalidade e, igualmente, exercitar a capacidade de interpretação, análise e síntese dos alunos e das alunas. Metodologias de ensino e avaliação:
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