Sumários

O conceito de mimese na literatura ocidental segundo Auerbach

3 Fevereiro 2021, 09:30 Maria João Monteiro Brilhante

A aula prosseguiu o trabalho feito na aula passada no sentido de identificar com a ajuda da análise de Auerbach características distintivas nas duas principais matrizes da literatura ocidental: a epopeia homérica e o discurso bíblico. Analisámos também representações iconográficas que ajudam a entender  a inscrição de uma dimensão doméstica e quotidiana no processo de humanização do sagrado e do profano e do lugar do homem na narrativa bíblica. 

As imagens encontram-se na plataforma Moodle e mostram a codificação do espaço, do tempo, bem como a simbolização que liga o sublime ao humilde, o sagrado ao profano.


Introdução ao termo Representação

2 Fevereiro 2021, 15:30 José Maria

Leitura e discussão a propósito de Stuart Hall, “The Work of Representation” in Representation (pp.16-39)


Introdução ao termo Representação

2 Fevereiro 2021, 14:00 José Maria

Leitura e discussão a propósito de Stuart Hall, “The Work of Representation” in Representation (pp.16-39)


Introdução ao conceito de mimese

1 Fevereiro 2021, 12:30 Maria João Monteiro Brilhante

Revisão feita pelos alunos do que foi discutido na aula anterior: Os dois sistemas de representação: dos conceitos aos sistemas de signos. Teorias da representação: reflexiva, intencional e construtivista. Representar, produzir sentido: a partilha de códigos e convenções, representar enquanto prática significante. A infinita abertura da produção de sentido. 


Início da análise da perspectiva de Eric Auerbach exposta em Mimese. A representação da realidade na literatura ocidental (1946) através do ensaio "A cicatriz de Ulisses". Leitura do Canto XIX da Odisseia de Homero.


Introdução ao conceito de mimese

1 Fevereiro 2021, 09:30 Maria João Monteiro Brilhante

Revisão feita pelos alunos do que foi discutido na aula anterior: 

Os dois sistemas de representação: dos conceitos aos sistemas de signos. Teorias da representação: reflexiva, intencional e construtivista. Representar, produzir sentido: a partilha de códigos e convenções, representar enquanto prática significante. A infinita abertura da produção de sentido. 
Início da análise da perspectiva de Eric Auerbach exposta em Mimese. A representação da realidade na literatura ocidental (1946) através do ensaio "A cicatriz de Ulisses". Leitura do Canto XIX da Odisseia de Homero.