Sumários

Aristóteles e a mimese

1 Março 2021, 09:30 Maria João Monteiro Brilhante

Na primeira aula dedicada ao pensamento de Aristóteles sobre a mimese e a poesia dramática, começámos por tecer considerações acerca da própria Poética, enquanto texto fragmentado que apresenta características normativas e descritivas e que se propõe regular a composição da tragédia. Para além de destacarmos a ideia de que representar mimeticamente é congénito no homem, discutiu-se a ligação que o filósofo estabelece entre conhecimento e prazer como aspectos ligados á mimese. Por aí começa uma possível resposta de Aristóteles ao seu mestre Platão. Mas continua com a consideração de que todas as representações são miméticas divergindo nos meios, nos objectos e nos modos. Mas o aspecto talvez central seja a defesa da mimese como invenção, criação e não cópia e por aí se justifica a descrição de como compor uma tragédia que atinja a sua finalidade: produzir terror e piedade e dessa forma realizar a catarse das paixões.


Representação e arte contemporânea

25 Fevereiro 2021, 14:00 José Maria

Joseph Kosuth, One and three chairs (1965); Craig-Martin, An Oak Tree.


Platão e a mimese

24 Fevereiro 2021, 09:30 Maria João Monteiro Brilhante

A discussão continuou a partir do Livro X da República, aquele em que mais explicitamente Platão discorre sobre a mimese e a rejeita por ser incompatível com a teoria das  formas na qual baseia o seu entendimento da relação do indivíduo com o mundo das ideias verdadeiras ou conceitos que deus criou e que vislumbramos na nossa alma, mas para a compreensão dos quais e consequente afastamento do mundo sensível e suas aparências trabalha o filósofo. Afastados três pontos das ideias, o pintor e o poeta enganam os jovens e as suas representações não permitem chegar ao bem através do raciocínio.


Representação e arte contemporânea

23 Fevereiro 2021, 15:30 José Maria

Joseph Kosuth, One and three chairs (1965); Craig-Martin, An Oak Tree.


Representação e arte contemporânea

23 Fevereiro 2021, 14:00 José Maria

Joseph Kosuth, One and three chairs (1965); Craig-Martin, An Oak Tree.