Sumários

Representação e performance

16 Março 2021, 15:30 José Maria

Leitura e discussão de

Peggy Phelan, “The Ontology of Performance: Representation Without Reproduction”, em Unmarked. The Politics of Performance, pp.146-166. (1996)


Representação e performance

16 Março 2021, 14:00 José Maria

Leitura e discussão de

Peggy Phelan, “The Ontology of Performance: Representation Without Reproduction”, em Unmarked. The Politics of Performance, pp.146-166. (1996)


Perspectiva. Alberti, Da pintura e análise de imagens

15 Março 2021, 12:30 Maria João Monteiro Brilhante

A partir de um PP, de um conjunto de imagens de Giotto a Piero della Francesca, Rafaello Sanzio, Botticelli entre outros continuou-se a discussão em torno da revolução no olhar e na representação do mundo no Renascimento.Procura-se perceber de que modo se foi construindo um dispositivo de representação que permitisse enganar o olho e dar a ver a tridimensionalidade dos corpos e a profundidade do espaço numa superfície plana. Nasce a técnica da perspectiva e o domínio da natureza através do conhecimento científico e sobretudo da matemática e da geometria. Como se manifestou ela no teatro, quando este sai das ruas e praças públicas para ocupar os primeiros espaços fechados? Como fazer conter a acção de fábulas antigas ou da história de Cristo num palco? Como criar a ilusão de profundidade com a ajuda dos desenhos de Serlio e Palladio e como usar a técnica para representar verticalmente e num único espaço o céu e o inferno que ocupavam espaços simultâneos nos carros/mansões do teatro medieval?


Perspectiva. Alberti,  Da pintura e análise de imagens

15 Março 2021, 09:30 Maria João Monteiro Brilhante

A partir de um PP, de um conjunto de imagens de Giotto a Piero della Francesca, Rafaello Sanzio, Botticelli entre outros continuou-se a discussão em torno da revolução no olhar e na representação do mundo no Renascimento.

Procura-se perceber de que modo se foi construindo um dispositivo de representação que permitisse enganar o olho e dar a ver a tridimensionalidade dos corpos e a profundidade do espaço numa superfície plana. Nasce a técnica da perspectiva e o domínio da natureza através do conhecimento científico e sobretudo da matemática e da geometria. Como se manifestou ela no teatro, quando este sai das ruas e praças públicas para ocupar os primeiros espaços fechados? Como fazer conter a acção de fábulas antigas ou da história de Cristo num palco? Como criar a ilusão de profundidade com a ajuda dos desenhos de Serlio e Palladio e como usar a técnica para representar verticalmente e num único espaço o céu e o inferno que ocupavam espaços simultâneos nos carros/mansões do teatro medieval?


Ponto de situação e teste

11 Março 2021, 14:00 José Maria

Recapitulação, dúvidas, teste.