Sumários

Revolução no olhar e no representar no Renascimento

10 Março 2021, 09:30 Maria João Monteiro Brilhante

Ao iniciar-se um novo módulo, através de duas apresentações orais feitas por duas alunas a propóstito da obra Da pintura de Alberti que iremos estudar, começámos por recuper, com o apoio de imagens, as mutações que a representação foi vivendo após a queda do Império romano e com a imposição de um paradigma de encriptação e simbolização dos valores da doutrina cristã. 

A uma iconografia de assunto bíblico e que participava na comunicação da Igreja com os fiéis a partir de um olhar teocentrado iremos encontrar a progressiva inscrição de um "realismo" doméstico que aproxima  dos fiéis a doutrina e os exemplos bíblicos. Na observação das imagens foram destacados aspectos simbólicos e alegóricos da codificação cristã a par da representação de interiores domésticos e espaços urbanos próximos dos observadores que os viam nas igrejas (retábulo de Mérope).
Mas o aspecto fundamental a ser explorado nas próximas aulas é a busca de unidade (Giotto) contra a simultaneidade da representação medieval, assim como a criação de planos de representação contra o plano único. 


Ponto de situação e teste

9 Março 2021, 15:30 José Maria

Recapitulação, dúvidas, teste.


Ponto de situação e teste

9 Março 2021, 14:00 José Maria

Recapitulação, dúvidas, teste.


Comentários aos trabalhos sobre Platão e Aristóteles

8 Março 2021, 12:30 Maria João Monteiro Brilhante

A aula foi ocupada com o comentário de cada trabalho e uma apreciação geral.


Comentário aos trabalhos escritos sobre Platão e Aristóteles

8 Março 2021, 09:30 Maria João Monteiro Brilhante

A aula foi ocupada com o comentário de cada trabalho e uma apreciação geral.