Sumários

Avaliação

23 Março 2021, 14:00 José Maria

Discussão do teste


A representação mimética para transmitir a perfeição da natureza.

22 Março 2021, 12:30 Maria João Monteiro Brilhante

Discussão do contexto artístico, político e filosófico do sec. XII para entender a tensão entre a imaginação criativa do artista e a racionalidade da representação da natureza harmoniosa, perfeita e universal tal como pode ser concebida abstractamente pelo artista. O mundo como o vemos ou como ele seria se fosse perfeito. 


A representação mimética para transmitir a perfeição da natureza

22 Março 2021, 09:30 Maria João Monteiro Brilhante

Discussão do contexto artístico, político e filosófico do sec. XII para entender a tensão entre a imaginação criativa do artista e a racionalidade da representação da natureza harmoniosa, perfeita e universal tal como pode ser concebida abstractamente pelo artista. O mundo como o vemos ou como ele seria se fosse perfeito. 


Representação e performance

18 Março 2021, 14:00 José Maria

Leitura e discussão de

Peggy Phelan, “The Ontology of Performance: Representation Without Reproduction”, em Unmarked. The Politics of Performance, pp.146-166. (1996)


Transformações no estatuto do artista e da arte. Da cópia à imitação como superação.

17 Março 2021, 09:30 Maria João Monteiro Brilhante

Com Alberti compreendemos a importância da transformação do artista por via do abandono da cópia dos mestres em benefício da imitação da natureza como ela se oferece ao olhar do pintor. A progressiva autonomia do artista criador, que estuda e segue os princípios de composição, inspirando-se na literatura e aprendendo com ela.

Valorização da maneira do artista e das academias como locais onde reside o saber e já não nas oficinas dos mestres.
Análise de imagens de pinturas e arquitectura barrocas e clássicas (Poussin), para reconhecimento da presença das regras de composição e da competição entre duas visões do mundo manifestadas através da arte: irregularidade, movimento, imaginação  e metamorfose da arte barroca versus regularidade, proporção, unidade e verosimilhança da arte clássica. Deleitar e educar, duas razões para a arte..
Leituras aconselhadas: Descartes, O discurso do método e a tragédia Fedra, de Racine. O império da razão, o pensamento lógico-matemático.