Sumários

Exercício escrito.

14 Março 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Realização do 1º exercício escrito (prova avaliada).


Exercícios

11 Março 2016, 08:00 Cristina Sobral

Correcção colectiva de um texto argumentativo. 


Comentário dos comentários escritos redigidos pelos alunos.

10 Março 2016, 14:00 Annabela Rita

Comentário dos comentários escritos redigidos pelos alunos: da estruturação do texto à gestão da informação em cada um dos seus momentos.


"Desaprender": análise e comentário de uma crónica de Alexandre O'Neill.

9 Março 2016, 16:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Ainda Os Passos em Volta, de Herberto Helder: razões para a inclusão desta obra (ou de uma parte) nas aulas de Práticas de Redacção e Argumentação.

"Desaprender", de Alexandre O'Neill: análise e comentário da crónica.
O conceito de "aforismo cancrizável" (cf. U. Eco):possível aplicação na leitura do texto de O'Neill.
Traços de uma argumentação defensiva: a restrição, a interrogação e a explicação.
A organização do texto: andamento, recorte criterioso; definição de um percurso. 
Sinais de distanciamento crítico: o discurso irónico.
A discreta presença dos clássicos.
Princípio e fim do texto: relações de transformação.


"Desaprender": comentário de uma crónica de Alexandre O'Neill

9 Março 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Ainda Os Passos em Volta, de Herberto Helder: razões para a inclusão desta obra (ou de uma parte) nas aulas de Práticas de Redacção e Argumentação.

"Desaprender", de Alexandre O'Neill: análise e comentário da crónica.
O conceito de "aforismo cancrizável" (cf. U. Eco):possível aplicação na leitura do texto de O'Neill.
Traços de uma argumentação defensiva: a restrição, a interrogação e a explicação.
A organização do texto: andamento, recorte criterioso; definição de um percurso. 
Sinais de distanciamento crítico: o discurso irónico.
A discreta presença dos clássicos.
Princípio e fim do texto: relações de transformação.