Sumários

Descrição: sujeito, palavra, visão do mundo.

24 Fevereiro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Evocação do trabalho realizado na aula anterior: passos de um percurso.

Textos e suas relações: características da disposição dos textos em Livro Sexto, de Sophia.De "Caminho da manhã" a "As grutas": reconhecimento de processos descritivos; comparação dos dois textos.
Descrição e intertextualidade: Sophia, leitora de Camões? Texto e contexto: relações múltiplas, jogos de significação.
Redacção de um texto descritivo (exercício para diagnóstico).  


Inventio

24 Fevereiro 2016, 08:00 Cristina Sobral

 Inventio (e vegetarianismo): argumentação como investigação. Argumentos contra e a favor da fundamentação ética da alimentação vegetariana. Identificação da proposição. Contra-argumentação.


Elaboração de um texto de apresentação de uma obra pictórica.

23 Fevereiro 2016, 14:00 Annabela Rita

Elaboração de um texto de apresentação de uma obra pictórica (os Painéis de S. Vicente de Fora, atribuídos a Nuno Gonçalves).

Sensibilização à organização textual e aos mecanismos de 'conversão' da ordem da simultaneidade (pintura) na ordem da sucessividade (discurso verbal).


Descrição: técnicas e problemas.

22 Fevereiro 2016, 16:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Reflexão sobre um texto de Umberto Eco, "Les sémaphores sous la pluie": "Como se representa o espaço com as palavras?"Comentário sobre falhas na tradução portuguesa ou na edição do texto de Umberto Eco: exemplo de um trabalho de revisão.Identificação das questões levantadas por Eco e das propostas que sustenta em "Les sémaphores sous la pluie" (argumentos e ordem do discurso). Técnicas descritivas: multiplicidade e potencialidade. Descrever: fazer imaginar.Leitura e comentário de um texto de Sophia:  "Caminho da manhã" (Livro Sexto).


Descrição: problemas e possibilidades.

22 Fevereiro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Reflexão sobre um texto de Umberto Eco, "Les sémaphores sous la pluie": "Como se representa o espaço com as palavras?"

Comentário sobre falhas na tradução portuguesa ou na edição do texto de Umberto Eco: exemplo de um trabalho de revisão.
Identificação das questões levantadas por Eco e das propostas que sustenta em "Les sémaphores sous la pluie" (argumentos e ordem do discurso). Técnicas descritivas: multiplicidade e potencialidade. Descrever: fazer imaginar.
Leitura e comentário de um texto de Sophia:  "Caminho da manhã" (Livro Sexto).