Sumários

Análise de uma crónica.

3 Março 2016, 14:00 Annabela Rita

Análise de outra farpa (1872) de Eça de Queirós: a dimensão formadora e pedagógica do discurso cronístico. Da dispositio aos recursos textuais: enquadramento e efeitos.


Intertextualidade: sintonia e dissonância.

2 Março 2016, 16:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Breve comentário dobre os testes para diagnóstico; correcção de alguns erros.

Recapitulação dos tópicos desenvolvidos na aula anterior: razões e critérios de trabalho.
"A memória tem futuro": a relação com os clássicos; estímulos e desafios.
Exploração de um exemplo de intertextualidade: observação e comentário de um passo de Uma Viagem à Índia; o final do canto VIII na obra de Gonçalo M. Tavares e n'Os Lusíadas de Camões.
O discurso como manifestação de uma visão do mundo; palavra e ética.


Intertextualidade: entre sintonia e dissonância.

2 Março 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Recapitulação dos tópicos desenvolvidos na aula anterior: razões e critérios de trabalho.

"A memória tem futuro": a relação com os clássicos; estímulos e desafios.
Exploração de um exemplo de intertextualidade: observação e comentário de um passo de Uma Viagem à Índia; o final do canto VIII na obra de Gonçalo M. Tavares e n'Os Lusíadas de Camões.
O discurso como manifestação de uma visão do mundo; palavra e ética.


Argumentos para um novo tema

2 Março 2016, 08:00 Cristina Sobral

A utilidade dos cursos de Humanidades e o seu financiamento público: estruturação do discurso em torno de quatro argumentos.


Análise de uma crónica.

1 Março 2016, 14:00 Annabela Rita

Análise de uma farpa (1871) de Eça de Queirós: a dimensão formadora e pedagógica do discurso cronístico.