Sumários

O "discurso interior" (leitura de um ensaio de George Steiner).

9 Maio 2016, 16:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Conclusão do trabalho da aula anterior (ainda a leitura de um texto de Vergílio Ferreira: desafios e potencialidades da "obra aberta").

O conceito de "discurso interior", segundo George Steiner. Comentário do ensaio "A distribuição do discurso": identificação de argumentos e de processos de construção textual; observação do trabalho de distinção e de relação; reconhecimento de um percurso argumentativo.
Entrega dos exercícios escritos. 


O "discurso interior" (leitura de um ensaio de George Steiner).

9 Maio 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Conclusão do trabalho da aula anterior (ainda a leitura de um texto de Vergílio Ferreira: desafios e potencialidades da "obra aberta").

O conceito de "discurso interior", segundo George Steiner. Comentário do ensaio "A distribuição do discurso": identificação de argumentos e de processos de construção textual; observação do trabalho de distinção e de relação; reconhecimento de um percurso argumentativo.
Entrega dos exercícios escritos. 


Narrativa e Argumentação.

6 Maio 2016, 08:00 Cristina Sobral

Duas narrativas da Batalha de Aljubarrota ou  de como uma história tem sempre dois lados, o dos que ganham e o dos que perdem.


Visionamento de um filme e comentar.

5 Maio 2016, 14:00 Annabela Rita

Visionamento de um filme e comentar (A Vida de Pi, de 2012, do realizador  Ang Lee). 

Início da elaboração dos comentários: modelos e orientações.


Discurso e significação.

4 Maio 2016, 16:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Manifestações de empatia: a construção do texto de Agustina (um excerto de Embaixada a Calígula) como exercício de compreensão; o esforço de observação e de justificação; a elaboração de uma imagem complexa; formas de enunciação modalizante.

Pensar, escrever: a arte do fragmento em Escrever, de Vergílio Ferreira; muito em pouco; a palavra lapidar; o desafio da plurissignificação; o texto aberto.
Entrega dos exercícios escritos.