Sumários
Présentation du programme et évaluation
22 Janeiro 2024, 09:30 • Guilhermina Augusta Pelicano Jorge
Présentation du programme et évaluation
Prática
da Tradução – Francês-Português |
||
Date |
S |
Contenus |
22.01 24.01 |
1 |
Programme Évaluation Introduction |
29.01 31.01 |
2 |
Document 1 Langue,
réflexion et connaissance |
06.02 08.02 |
3 |
Document 2 Analyse et expérience
de traduction |
05.02 07.02 |
4 |
Document 3 Expériences
de Traduction |
12 et 13 de février - Carnaval |
||
14.02 |
5 |
Document 4 Modèles
d’analyse de texte avant l’acte de traduction |
26.02 28.02 |
5 |
Document 4
(Continuation) Exercices |
04.03 06.03 |
6 |
Document 5 Textes courts |
11.03 |
7 |
Document 6 Textes
créatifs |
13.03 |
8 |
fiche d’évaluation |
18.03 20.03 |
9 |
Document 7 Poésie et traduction: analyse
comparative |
Du 25 au 31 mars - Pâques |
||
01.04 03.04 |
10 |
Document 8 Entretien avec TIPHAINE SAMOYAULT |
08.04 10.04 |
11 |
Document 9 Phraséologie,
Langue et Traduction |
15.04 17.04 |
12 |
Document 10 Traduire la
phraséologie |
22.04 24.04 |
13 |
Document 11 Avril et
liberté |
29.04 |
14 |
Exercice en présentiel |
1er mai – Fête du Travail Le muguet du 1er mai |
||
04.05 |
|
Fin du semestre 2 Remise de tous les travaux |
AVALIAÇÃO
- Ficha de avaliação – 13 de março
- Exercício escrito - 29 de abril
- Trabalhos finais obrigatórios – data de entrega, em formato
digital, 4 de maio
A. Uma tradução comentada. A escolha do texto-fonte é da responsabilidade
do estudante (1 página). (Documentos que devem ser entregues: original;
tradução; comentário/análise do texto)
B. Construção de um glossário bilingue com cerca de 50 entradas que
permita o enriquecimento do léxico (palavras, colocações ou locuções ou outros
tipos de combinatórias privilegiadas). Escolher como língua-fonte o Francês.
Modelo (sugestão)
|
Entrée LS (F) |
Entrada LA (P) |
Definição/Définition
|
comentários/referências (outras informações
pertinentes…) |
1 |
|
|
|
|
2 |
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
(…) |
|
|
|
|
50 |
|
|
|
|
LS – Langue Source // LF – Língua-fonte
LC – Langue Cible // LA – Língua-alvo