Sumários

Introdução: a história e as ciências sociais e humanas. 1. História e historiografia: a polissemia dos conceitos. Tempo e temporalidades. (1)

27 Janeiro 2022, 12:30 José Damião Rodrigues

Introdução: a história e as ciências sociais e humanas.

1. História e historiografia: a polissemia dos conceitos. Tempo e temporalidades.

A questão das fronteiras disciplinares no campo das ciências sociais e ciências humanas; o lugar da história. O que é história? A história tem um sentido? Qual a utilidade da história? Leitura e comentário de excertos de Stephen Jay Gould, Fernando Braudel e Paul Veyne. A polissemia dos conceitos: história; historiografia. O tempo: uma especificidade da ciência histórica?

Data de entrega dos trabalhos: 22 de Abril. Data de realização da frequência: 26 de Abril. 


Bibliografia:

BERTHELOT, Jean-Michel Berthelot, "Les sciences du social", in Jean-Michel Berthelot (dir.), Épistémologie des sciences sociales, Paris, PUF, 2001, pp. 203-265;

BOUTIER, Jean; PASSERON, Jean-Claude; REVEL, Jacques (dir.), Qu'est-ce qu'une discipline?, "Enquête, 5", Paris, Éditions de l’École des Hautes Études en Sciences Sociales, 2006;

CARR, E. H., Que é a História?, Lisboa, Gradiva, [1981] [edição original: 1969];

CURTO, Diogo Ramada, Para que serve a história?, Lisboa, Edições Tinta da China, 2013.


Apresentação e em torno do Teste e do Trabalho

26 Janeiro 2022, 14:00 Luís Filipe Sousa Barreto

No dia 3 de Maio , teste individual sobre a matéria adquirida pelo aluno nas aulas do semestre . Teste com questionário optativo  entre dois ou três  temas- problemas  da  matéria lecionada e com   consulta dos  apontamentos   alcançados pelo aluno ao longo do semestre .

Trabalho de análise textual , em grupo ou individual, acerca de um discurso de Teoria da História . Trabalho de escolha livre  do aluno mas acordado e acompanhado pelo docente. Alguns exemplos de Obras de historiadores do século passado sobre Teoria da História que podem formar objecto e objectivo de trabalho. A necessidade de atender ás edições originais e a possibilidade de recorrer a traduções  validadas .Traduzir é   como   ensina U. Eco  dizer   Quase o Mesmo noutra Língua. A Teoria e a Prática como  mútua  implicação no Historiar.  A também mútua implicação entre Teorias da História do interior do conhecimento histórico e Teorias da / sobre História vindas do exterior,   Literatura, Filosofia, Ciências Sociais ,etc

Bibliografia mencionada a propósito dos suportes :
Abbott, Andrew - Digital Paper,  Chicago, University of Chicago Press, 2014.


Apresentação do Programa

25 Janeiro 2022, 14:00 Luís Filipe Sousa Barreto

As regras da  Unidade de Teoria da História. Aulas de exposição da matéria do Programa em Diálogo com os alunos. A importância da assiduidade, atenção  e  participação dos Alunos. A avaliação assenta, antes de mais, no conhecimento adquirido e dialogado nas aulas  ao longo do Semestre.

Uma primeira apresentação do Programa. Os temas e os problemas chave em cada um dos quatro pontos da programa .Antes de mais, procurar estabelecer o que se entende por Teoria, História, Teoria da História. A polissemia dos termos e a necessidade de rigor . As coordenadas chave do Historiar / Conhecimento Histórico , Tempo e Espaço . O ordenar por Sucessão e Duração e o ordenar por Posição e Relação .A lógica  temporal de complexa  implicação Passado / anterior, Presente/ simultâneo , Futuro / posterior .Os Lugares do Fazer Conhecimento Histórico como Processo aberto de situação frente a Literatura, Filosofia, Ciências .Em torno de padrões chave da Investigação em História e o Questionário de O Quê ? Quem ? Quando ? Onde? Como ? e Porquê ? A hipótese do Historiar de que Tempo/ Espaço , Lógicas de Situação, são constituinte e constituído  nucleares da Acção / Pensamento Humanos. História e Ciências Históricas como a Astronomia , a Biologia Evolutiva, a Paleontologia , a Geologia, etc  


Apresentação do docente e da unidade curricular; comentário geral do programa, da bibliografia e dos critérios de avaliação. Programa disponível na plataforma Fénix.

25 Janeiro 2022, 12:30 José Damião Rodrigues

Apresentação do docente e da unidade curricular; comentário geral do programa, da bibliografia e dos critérios de avaliação. Programa disponível na plataforma Fénix.