Sumários
Estado dos trabalhos
22 Março 2022, 14:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Acompanhamento do estado dos trabalhos de grupo, em casos pontuais trabalhos individuais, que estão a ser desenvolvidos pelos alunos. Um ponto de situação de todos e de cada um. para se avaliarem duvidas e a qualidade e quantidade de trabalho já desenvolvido. Pontos de situação bons que indiciam um trabalho algo sistemático e exaustivo de análise textual , qualitativa e quantitativa, . Os alunos revelam, nestes casos , capacidade de extrair o essencial dos enunciados e de formular um quadro objectivo das obras e teses de Teoria da História que estão a começar a investigar. O semestre não permite desenvolvimentos de sistemática e exaustiva análise comparativa , conectiva, intertextual, contextual, serial, etc mas, a boa qualidade da análise textual possibilita alguns avanços e provas nesta direcção. Também, pontos de situação médios ou medíocres em que os alunos revelam dificuldades de análise de um texto- " fonte" e não conseguem realizar e disciplinar a recolha sistemática e exaustiva dos enunciados . Algumas limitações de vocabulário e de interpretação por falta de leitura e de técnicas de análise documental . Pontos de situação ainda não alcançados com alguns alunos que faltam e de que não se conhece o trabalho que estão ou não a desenvolver. A entrega de trabalho pressupõe e obriga a prévias reuniões de ponto de situação e de apoio .
2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea? 2. 2. Documento e facto. O papel do historiador na construção do objecto histórico. (3)
22 Março 2022, 12:30 • José Damião Rodrigues
2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea?
2. 2. Documento e facto. O papel do historiador na construção do objecto histórico.
Leitura e comentário de um texto de Carlo Ginzburg relativo à definição de "documento" e de "facto". Os problemas da história serial: regularidade versus excepção; o historiador e a selecção dos factos.
Bibliografia:
GINZBURG, Carlo, "Micro-história: duas ou três coisas que sei a respeito", in O fio e os rastros. Verdadeiro, falso, fictício, São Paulo, Companhia das Letras, 2007, pp. 249-279.
2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea? 2. 2. Documento e facto. O papel do historiador na construção do objecto histórico. (2)
17 Março 2022, 12:30 • José Damião Rodrigues
2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea?
2. 2. Documento e facto. O papel do historiador na construção do objecto histórico.
Leitura e comentário de textos relativos à definição de "documento" e de "facto". Os problemas.
Bibliografia:
Obras indicadas na lição anterior;
Diálogo acerca de questões / dúvidas de alunos
16 Março 2022, 14:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
A partir de R.L. Acroff ( 1919- 2009) um modelo piramidal : do ruido em " matéria bruta " ( Dados e Informações ) a transformação em Conhecimentos . Os Dados e as Informações são tratados, seriados ,problematizados, interrogados, transformando-se em instruções, orientações, em Sentido e Prova. Conhecimentos especializados disciplinarmente geram Ciências. As Ciências , mais precisas ou mais imprecisas , são conglomerados processuais de temas e de problemas, de perguntas e de respostas especializadas e protocoladas , criadas por uma comunidade específica em progressão / correção. Ao contrário do senso-comum, da opinião / impressão ,da crença, da informação, etc que se proclamam e julgam seguros / absolutos , as Ciências são Relativas .Assentam em aberto e transformativo consenso / controvérsia de Especializada Comunidade de razão e de prova. São objectivações posicionais e processuais protocoladas.
Tempos do Tempo Histórico e ponto de situação dos trabalhos
15 Março 2022, 14:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
O postulado chave das ciências históricas : " ...a separação entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão se bem que persistente..." , A. Einstein, 1955. No Historiar, na investigação da acção, do pensamento, do meio , humanos enquanto tempo -espaço existe Diferença e Diferenciar entre anterior ,simultâneo, posterior mas não existe Separação .É isso que forma e funda o Tempo Histórico constituinte e constituído O Presente , em presença/ simultâneo, é a fina camada entre Passados , futuros passados também , e Futuros possíveis. Sem presente não existem passado e futuro mas, sem passado e futuro não existe presente . Um exemplo empírico : investigar nos séculos XX e XXI fenómenos / factos dos séculos XVI e XVII implica receber informação / traços , semióforos, desse então presente também através dos séculos XVIII e XIX que são nosso Passado mas foram Futuro desse então algo presente que queremos ter como objecto e objectivo do nosso conhecimento.