Sumários

Estado dos trabalhos

22 Março 2022, 14:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Acompanhamento do estado dos trabalhos de grupo, em casos pontuais trabalhos individuais, que estão a ser desenvolvidos pelos alunos. Um ponto de situação de todos e de cada um. para se avaliarem  duvidas   e a qualidade e   quantidade de  trabalho já desenvolvido. Pontos de situação bons que indiciam um trabalho algo sistemático e exaustivo  de análise textual , qualitativa e quantitativa, . Os alunos revelam, nestes casos ,  capacidade de extrair o essencial dos enunciados e de formular  um quadro objectivo  das obras e teses de Teoria da História que estão a começar a investigar. O semestre não permite desenvolvimentos de  sistemática e exaustiva  análise comparativa , conectiva, intertextual, contextual, serial, etc   mas, a boa qualidade da análise textual possibilita alguns avanços e provas nesta direcção. Também, pontos de situação médios  ou  medíocres    em que os alunos revelam   dificuldades de análise de um texto- " fonte"  e não conseguem  realizar e disciplinar a recolha sistemática e exaustiva dos enunciados . Algumas limitações de vocabulário e de interpretação por falta de leitura e de técnicas de análise documental . Pontos de situação ainda não alcançados com alguns alunos que faltam e de que não se conhece o trabalho que estão ou não a desenvolver. A  entrega de trabalho pressupõe e obriga a  prévias reuniões de ponto de situação e de apoio . 


2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea? 2. 2. Documento e facto. O papel do historiador na construção do objecto histórico. (3)

22 Março 2022, 12:30 José Damião Rodrigues

2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea?

2. 2. Documento e facto. O papel do historiador na construção do objecto histórico.

Leitura e comentário de um texto de Carlo Ginzburg relativo à definição de "documento" e de "facto". Os problemas da história serial: regularidade versus excepção; o historiador e a selecção dos factos.


Bibliografia:

GINZBURG, Carlo, "Micro-história: duas ou três coisas que sei a respeito", in O fio e os rastros. Verdadeiro, falso, fictício, São Paulo, Companhia das Letras, 2007, pp. 249-279.


2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea? 2. 2. Documento e facto. O papel do historiador na construção do objecto histórico. (2)

17 Março 2022, 12:30 José Damião Rodrigues

2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea?

2. 2. Documento e facto. O papel do historiador na construção do objecto histórico.

Leitura e comentário de textos relativos à definição de "documento" e de "facto". Os problemas.


Bibliografia:

Obras indicadas na lição anterior;

Textos fornecidos pelo docente.


Diálogo acerca de questões / dúvidas de alunos

16 Março 2022, 14:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A partir de R.L. Acroff ( 1919- 2009) um modelo piramidal : do ruido em  " matéria bruta  " ( Dados e Informações ) a transformação em  Conhecimentos . Os Dados e as  Informações   são tratados, seriados ,problematizados, interrogados,  transformando-se em instruções, orientações, em  Sentido e  Prova. Conhecimentos especializados disciplinarmente geram Ciências. As Ciências , mais precisas ou mais   imprecisas , são conglomerados processuais de temas e de problemas, de perguntas e de  respostas especializadas e protocoladas  , criadas por uma comunidade específica em progressão / correção. Ao contrário do senso-comum,  da opinião / impressão ,da crença, da informação, etc que se proclamam e julgam seguros / absolutos , as Ciências são Relativas .Assentam em aberto e transformativo consenso / controvérsia de Especializada Comunidade de razão e de  prova. São  objectivações posicionais e  processuais protocoladas. 

As limitações de Leitura / Interpretação : " ...é preciso saber ler .Um documento é uma testemunha; como a maior parte das testemunhas só fala se interrogado. O difícil  é elaborar o questionário ..." ( Marc  Bloch, 1928 ). O caso de uma obra intitulada " História e Memória " ser erradamente lida como " História é Memória ". 
bibliografia de apoio :
Eco. Umberto - I Limiti dell``Interpretazione, Milão, Bompiani,1990  ( trad., port., Lisboa, Difel,2004 ) 
Sen, Amarttya - The Idea of Justice, Londres, Penguin,2009 ( trad., port., Coimbra, Almedina, 2010 ) 


Tempos do Tempo Histórico e ponto de situação dos trabalhos

15 Março 2022, 14:00 Luís Filipe Sousa Barreto

O postulado chave das ciências históricas : " ...a separação entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão se bem que persistente..." , A. Einstein, 1955. No Historiar, na investigação da acção, do  pensamento, do meio ,  humanos enquanto tempo -espaço existe Diferença e Diferenciar  entre anterior ,simultâneo, posterior mas não existe  Separação .É isso que forma e funda o Tempo Histórico  constituinte e constituído    O Presente , em presença/ simultâneo, é a fina camada entre Passados , futuros passados também , e Futuros possíveis. Sem presente não existem passado e futuro mas, sem passado e futuro não existe presente . Um exemplo empírico : investigar nos séculos XX e XXI   fenómenos / factos dos séculos XVI  e XVII implica  receber informação / traços , semióforos, desse então presente também  através dos séculos  XVIII e XIX que são nosso Passado mas foram Futuro  desse então algo  presente que queremos ter como objecto e objectivo do nosso conhecimento.

Acompanhar do ponto de situação de   trabalhos   de grupo dos alunos. O desafio de análise textual sistemática e o mais exaustiva possível de um corpo textual.
Bibliografia complementar : 
Grafton, A. e  D. Rosenberg - Cartographies  of Time : A history of the Timeline, Princeton, Princeton U.Press,2010.
Pomian, Karl in E. Einaudi, dir. R. Romano, Turim, Einaudi, ( trad. portuguesa, vol. 29, Tempo/ Temporalidade , Lisboa, I.N., 1993 .