Sumários

2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea? 2. 2. Documento e facto. O papel do historiador na construção do objecto histórico. (1)

15 Março 2022, 12:30 José Damião Rodrigues

2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea?

2. 2. Documento e facto. O papel do historiador na construção do objecto histórico.

Leitura e comentário de texto de Justo Serna sobre a obra de E. H. Carr.


Bibliografia:

CARR, E. H., Que é a História?, Lisboa, Gradiva, [1981] [edição original: 1969]:

MARROU, Henri‑Irenée, Do conhecimento histórico, 4ª ed., Lisboa, Aster, 1976 [edição original: 1954; 7ª ed., revista e aumentada: 1975];

SERNA, Justo, El pasado no existe. Ensayo sobre la historia, s. l. [Madrid], Punto de Vista Editores, 2016.


2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea? 2. 1. A história como representação. (9)

10 Março 2022, 12:30 José Damião Rodrigues

2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea?

2. 1. A história como representação.

A generalização nas ciências históricas; a importância dos modelos e dos conceitos (conclusão). Apresentação e comentário de alguns exemplos de generalizações e do uso de conceitos no fazer história: vantagens e limites.


Regimes de Tempo-Espaço e Diálogos

9 Março 2022, 14:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Indicações bibliográficas e diálogos a propósito de temas colocados por alunos : Causalidade e História e  India : Cultura e História. Diálogos acerca do pan-eslavismo russo e da invasão  da Ucrânia . A Guerra e a Política como História . A política como guerra sem armas e a guerra como política com armas : " ... a Guerra segue muito pouco os rumos estabelecidos, pois é ela própria que tira de si mesmo a maior parte dos artifícios segundo as circunstâncias ..." Tucídides ,Livro I, CXXII .

A Guerra com a sua constituição temporal- espacial própria em autonomia parcial e em interdependência com a configuração epocal. O Tempo - Espaço constituinte e em constituição como Simetria e Assimetria, Necessidade e Possibilidade, Lei e Norma. As ciências da Simetria formulam constantes- regularidades factuais e fenomenais da Necessidade, do Determinismo, da menor Indeterminação.   As ciências da Assimetria formulam constantes- regularidades contingentes, indeterminadas, de menor determinação .  Necessidade e Possibilidade com gradações e não opostos em exclusão . As constantes - repetições do Historiar como Padrões , regularidades  mais qualitativas que quantitativas, Normas de acção, pensamento, meio humanas .A não repetição de um Acontecimento , singularidade e a repetição tipológica dos Acontecimentos , Lógicas de   Situação. A Guerra, o Nacionalismo, o Racismo, o Imperialismo, etc como constante - regularidade fenomenal - tipológica . 


Tempo- Espaço em História

8 Março 2022, 14:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Tempo- Espaço são fundamentos do Historiar. São, ao mesmo tempo, constituinte chave da realidade fenomenal e constituído  essencial da percepção e da reflexão humanas . Os múltiplos níveis da Temporalidade  do tempo constituinte : do Atemporal e   da    Proto -  Temporalidade  do Universo em Formação/ Inicial  Expansão ao   Eo-   Temporal da sucessão cósmica , ao  Bio -  Temporal da flecha temporal da vida , ao  Noo- Temporal  dos humanos .

Tempo e Espaço fazem-se mutuamente ( Droysen,1868  e  Minkovsky,1908 ) .O Tempo como Ordem por sucessão e duração e o Espaço como ordem por posição e relação. A Realidade é Tempo-Espaço / Espaço-Tempo. As categorias fundamentais  de Tempo : acontecimento, situação, época, processo e as categorias fundamentais de Espaço : ponto, linha, área, rede. A mútua e a múltipla implicação Tempo-Espaço e o  Acontecimento como ponto situado em um momento e lugar . As séries de acontecimentos e as Lógicas de Situação, do sincrónico ao mais sincrónico e menos diacrónico .As  séries de situação e de acontecimentos em configuração estrutural, tão diacrónica   quanto sincrónica  , como  Época  e a Diacronia de acontecimentos, situações, épocas com Processo .
A representação do Temporal pelo Observador - Agente humano  como Passado, o anterior, Presente, o em presença / simultâneo , Futuro, o posterior. 


2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea? 2. 1. A história como representação. (8)

8 Março 2022, 12:30 José Damião Rodrigues

2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea?

2. 1. A história como representação.

Existe uma hierarquia de factores ou de causas em termos de “importância histórica"? (conclusão) Existem leis gerais em história? Lei, universalidade e previsibilidade. A generalização nas ciências históricas; a importância dos modelos e dos conceitos.


Bibliografia:

Obras indicadas na lição anterior.