Sumários

Modos de Fazer História na primeira Grande Transformação

4 Maio 2022, 14:00 Luís Filipe Sousa Barreto

As modalidades de constituir objecto, objectivo, descrição e explicação    nas obras de Heródoto    , Tucídides  , Políbio. O conhecimento histórico do Passado  Instante, dum Presente   Estendido , no máximo, um  Passado Recente. As razões de prova, dados, testemunho-testemunha para tal acontecer. Historiar  " Grandes Acontecimentos "/ cadeia de acontecimentos de Oposição Total de Mundos e Valores - Guerras .  Historiar  pontos de viragem,  de ruptura no  ordenamento   Político Militar Geral- Global .Persistências e metamorfoses. A explicação e a complexificação de  " Causa " /  " Aitia  " . 

Elementos sobre a Causalidade como explicação histórica predominante até aos começos do século passado . A causalidade em David Hume ( 1711- 1776 ).  Um dos historiadores  britânicos  com maior sucesso no século XVIII , o bibliotecário /   arquivista D. Hume formula a ideia de causalidade como relação necessária psicológica de " conexão praticamente necessária " . Os conceitos causais chave de Hume : contiguidade, sucessão, conexâo  necessária e constante ,  probabilidade/ possibilidade, causa e efeito como compostos, o Acaso como um sem Causa. A causalidade , que hoje renasce como explicação , na formulação de meados do século XX com M. Bunge , 1959 . Determinação e Indeterminação. A causalidade como um dos modos de explicar o Relacionamento entre Acontecimentos. A  Lei e a Norma / Padrão 


Teste

3 Maio 2022, 14:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Teste individual, com consulta , tendo por base a matéria exposta ao longo do semestre. Teste  de questionário optativo devendo o aluno desenvolver um de dois temas :   A- Estatuto da Teoria da História : definição, tipos , emergência da Teoria da História sistemática ( séculos XIX- XX ) ;  ou  B- Tempo e Espaço no Historiar : definição,, categorias, passado, presente , futuro - postulado chave .


2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea? 2. 3. A memória e a função social da história. Comemorações, museus e arquivos. (5)

3 Maio 2022, 12:30 José Damião Rodrigues

2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea?

2. 3. A memória e a função social da história. Comemorações, museus e arquivos.

Os arquivos como guardiões da história e da memória? (conclusão) A origem dos arquivos: as lógicas de produção e de preservação dos documentos; arquivos e história oficial. Museus nacionais, regionais e locais: as múltiplas memórias e identidades. A necessidade de historicizar as colecções: dinâmica política, imaginário político, políticas patrimonial e museológica. As comemorações, a memória e a escrita da história. A invenção da tradição.


Bibliografia:

Obras indicadas na lição anterior;

HOBSBAWM, Eric J., Primitive rebels: studies in archaic forms of social movement in the 19th and 20th centuries, New York, Norton Library, 1965 [edição original: 1959];

HOBSBAWM, Eric J., Bandidos, Barcelona, Ariel, 1976 [edição original: 1969].


2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea? 2. 3. A memória e a função social da história. Comemorações, museus e arquivos. (4)

28 Abril 2022, 12:30 José Damião Rodrigues

2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea?

2. 3. A memória e a função social da história. Comemorações, museus e arquivos.

Narrativas fundacionais, usos do passado e comemorações. "Lugares de memória" e "instituições da memória". A importância dos "lugares de memória" na construção de uma identidade colectiva: as comemorações, a memória e a escrita da história. Os arquivos como guardiões da história e da memória?

Bibliografia:

FENTRESS, James; WICKHAM, Chris, Memória Social. Novas perspectivas sobre o passado, Lisboa, Teorema, 1994 [edição original: 1992];

GARCIN-MARROU, Flore; MAIRESSE, François; MOUTON-REZZOUK, Aurélie (dir.), Des lieux pour penser: musées, bibliothèques, théâtres. Matériaux pour une discussionParis, ICOM-ICOFOM, 2018;

NORA, Pierre (dir.), Les Lieux de Mémoire, "Quarto", s. l. [Paris], Gallimard, 1997 [edição original: 1984-1992)], vol. I.


Os Lugares da História - as Técnicas / Modalidades do Fazer História

27 Abril 2022, 14:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Elementos para um modelo das quatro grandes transformações do historiar no plano das técnicas / modalidades. Da experiência e motivação pessoal ás especializadas comunidades universitárias e profissionais. Dos inquéritos orais a testemunhas e testemunhos de confiança ás regras da Crítica Histórica , ás articulações da História com a Linguística , Hermenêutica , Semântica, Semiótica, Estatística, etc. Persistências e Metamorfoses na ideia e ideal de conhecer a Acção, Pensamento, Meio Humanos pelo Padrão  Temporal.