Sumários
2 Fevereiro 2024, 11:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Sugestões de trabalho de análise textual em Teoria da História. Alguns artigos e livros de historiadores dos séculos XX e XXI : Marc Bloch ( 1886 - 1944 ) / 1949 ; Lucien Febvre ( 1878 - 1956 ) / 1954 ; Fernand Braudel / 1969 ; R.G. Collingwood ( 1889 - 1943 ) / 1946 ; E.H. Carr/ 1961 ; Eric Hobsbawn ( 1917 - 2002 ) - On History , London, Abacus, 1997 ; R.J. Evans - In Defense of History , London, Granta, 1997 ; David Cannadine ( dir. ) - What is History Now ? , London, Macmillan, 2002 ; Lynn Hunt - History , Why it Matters , Cambridge, Polity Press, 2018 ; Stefan Berger - History and Identity : How Historical Theory Shapes Historical Practice , Cambridge , C.U. Press, 2022, etc .
Os Lugares do Historiar . O macro campo do historiar académico nos finais do século XX e nas primeiras duas décadas do século XXI . Um modelo do essencial interno : as combinações e as especializações em Histórias Social, Cultural, Económica, Política e as correlações interior - exterior entre História e Ciências ( Humanas, Históricas, Naturais ) , entre História e Literatura / Teorias da Literatura e entre História e Filosofia .
Primeiros elementos para um Modelo do essencial das quatro Grandes Transformações / Descontinuidades do Historiar desde a Instauração Fundacional ( século V a.c. - século II a. c. ) á condição Transdisciplinar e Multidisciplinar do Historiar dos nossos dias .
1 Fevereiro 2024, 11:00
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Sérgio de Campos Matos
História e cultura histórica.
Comentário e debate de um estudo de J. Fernandez Sebastián.
30 Janeiro 2024, 11:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Os príncípios chave de interpretação / análise documental : Imanência, Autonomia, Conjunto, Interdependência . Quatro vias de análise em mútua e multípla implicação e caracterização de cada uma. Exemplos práticos destes instrumentos de análise para os Trabalhos em especial numa página de Paul Veyne ( 1930 - 2022 ) - L´Inventaire des Différences, Paris, Seiul,1976 ( tradução portuguesa , Lisboa, Gradiva, 1989 ) .
Mais sugestões de trabalho para análise de textos de Teoria da História. De Antologias documentais como as editadas por Fritz Stern em 1956, Sidney Hook em 1963, R. Burns e H.R. Pickard em 2000 ( indicando alguns dos contributos mais convenientes para trabalho ) até obras de filosofia / filósofos sobre temas e problemas de Teoria da História como a de G.H. Gadamer ( 1900- 2002 ) em 1963 e a de Hannah Arendt ( 1906 - 1975 ) em 1968,etc.
Teste individual com base na matéria leccionada a 3 de Maio de 2024 e entrega dos Trabalhos de grupo que foram acompanhados ( com um mínimo de 6000 caracteres e um máximo de 30000 caracteres ) até 30 de Abril de 2024.
29 Janeiro 2024, 11:00
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Sérgio de Campos Matos
História e regimes de historicidade.
Discussão deste conceito.
Comentário e debate de um ensaio de Marc Bloch.
26 Janeiro 2024, 11:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Multiplas sugestões de objecto de trabalho em Teoria da História a partir dos princípios de que : ( 1) o Historiar, o fazer académico - profissional de História , existe em conexão, troca,diálogo, controvérsia ,etc , com Outros dominios ( como Literatura, Filosofia, Ciências ) e (2) a Teoria da História emerge em coimplicação directa com a prática do Historiar , com os Métodos, ( em História e Ciências ) , com a Historiografia ( a História do historiar ) .
Sugestões de Antologias e das suas partes mais relevantes como as editadas em 1959 por P. Gardiner e outra por H. Meyerhoff , a de 1998 editada por B.Fay,P. Pomper, R. Vann , a de 2004 com edição por K.Jenkins e A. Munslow, etc. Sugestões de lições, artigos, livros ,etc como os de Paul Veyne em 1971 e 1976 , a obra de S. Conrad com edição original alemã em 2013 , tradução inglesa em 2016 e edição portuguesa a partir da tradução inglesa em 2019.,etc. Alguns historiadores portugueses com produção relevante em Teoria da História ( V. Magalhães Godinho, J. Borges de Macedo , José Mattoso ) .
O objectivo dos trabalhos de grupo é a análise critica / textual . A decomposição , resolução,regressão do Texto de forma a alcançar os enunciados / unidades chave de sentido. Trabalho de levantamento sistemático , qualitativo e /ou quantitativo acompanhado / dialogado com o docente.Entrega dos trabalhos em suportes digital e papel até 30 de Abrile após duas reuniões de acompanhamento. A necessidade de acompanhamento das aulas de modo a adquirir informação e conhecimento a partir da exposição da matéria como fundamental para a possibilidade de avaliação no Semestre .