Sumários

O processo de profissionalização dos historiadores

21 Março 2024, 11:00 Sérgio de Campos Matos

O processo de profissionalização dos historiadores no século XIX.

A função de universidades, associações de historiadores, periódicos, arquivos e bibliotecas.
Observação e comentário do Atlas of European Historiography.


Diálogos e acompanhamentos

19 Março 2024, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Em torno de trabalhos de análise documental / textual o mais sistemática possível de enunciados de teoria da história dos séculos XX e XXI  ( o objecto do trabalho ). O levantamento qualitativo dos Relevantes e quantitativo do citado explicítamente como objectivo chave do trabalho ( que não é uma síntese e muito menos é o mencionar de uma ou outra entre muitas outras passagens sem sistematizar, hierarquizar, seriar , relacionar  os enunciados  parágrafo a parágrafo , página a página ).   

Breve comentário sobre J .  Winckelmann ( 1717 - 1767 ) e a " História da Arte na Antiguidade ", Dresden, 1764 . O primeiro traçar de uma história  da Arte implicada, antes de mais, á restante tela cultural epocal . O processo das epocas e dos estilos em Arte  como um não acaso mas sim uma possibilidade  processual de conexão global  ( programas de estilo e de  técnicas existentes, literatura, religião, filosofia, clima, política, etc ). Aula abreviada por compromisso externo de última  hora que não impediu prévia reunião de acompanhamento de trabalho .


O historiador situado no tempo e no espaço

18 Março 2024, 11:00 Sérgio de Campos Matos

O historiador situado no tempo e no espaço.

O transporte no tempo.


Diálogos

15 Março 2024, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Diálogos com os alunos acerca de questões de teoria e  de método em História. A propósito das duas conferências , nos dias 13 e 14 , de Sanjay Subrahmanyam , estudos de caso em análise muito próxima das fontes / traços e em perspectivas global, conectada, comparada da Eurásia dos meados do século XIV aos meados e finais do século XVIII . Micro e Macro, Local e Global, Textos / Objectos e Contextos em mútua e múltipla implicação. Estudos de caso especificados e regularidades epocais .

A propósito de enunciados de Paul Veyne, 1976 e de John L. Gaddis , 2002 a especificidade / singularidade da investigação não anula a existência e a investigação de regularidades / tipos de  constantes- comuns . Desde os meados do século XIX com entre outros J.G.Droysen ,1868 e J. Burchardt , 1868 - 1871 que o historiar investiga  tanto constantes como variáveis  da acção humana ocorrida, tanto desvios singulares / específicos como tipologias comuns em parte repetidas  num dado tempo - espaço epocal.  Tipos / Comuns  de generalização sempre controlada , situada, limitada, provada ,  no tempo- espaço e não universais atemporais  de extensão planetária.
Diálogos sobre o estado dos trabalhos de análise textual e breve leitura comentada de passagens de E. Meyer, 1902 . 


O historiador entre múltiplas temporalidades

14 Março 2024, 11:00 Sérgio de Campos Matos

O historiador como mediador entre múltiplas temporalidades: passado, presente e futuro.

Exilado no tempo?