Sumários

Teorias e Teorias da História

23 Fevereiro 2024, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

 Diálogos com os alunos acerca de temas da matéria exposta. Os diferentes tipos de teorias : teorias mais formais e teorias mais substantivas / fenomenais , teorias  gerais e teorias particulares . Os diversos tipos de     Teorias  da História : as internas geradas pelo próprio  Historiar / historiadores e as externas teorias sobre a história vindas da Filosofia, das Ciências, da Literatura. Teorias da História internas e exteriores em diálogo, controvérsia, tensão, influência com mútua e múltipla implicação. 

As  Teorias da História , internas e externas, podem ser mais conceptuais / epistemológicas acerca dos modos de  operar /fazer  o Historiar / conhecimento histórico disciplinar ou podem ser mais fenomenais / factuais acerca de realidades humanas situadas ( Tempo - Espaço ) e que verdadeiramente são resultados / resultantes da investigação disciplinar  do Historiar .  A maioria das teorizações internas ao historiar são mais implícitas que explícitas, mais disseminadas / pontuais reflexões teóricas que sistemáticas. As  teorias da história internas ao Historiar são essencialmente  " teorias de médio alcance " ( R.K. Merton ) . de validade e de generalização  situadas / delimitadas . Algumas das Teorias substantivas de médio alcance do Historiar como , por exemplo,  " Cultura / Civilização do Renascimento " , a partir de J. Burckhardt , 1860 ; " Cidade Antiga " , a partir de F. de Coulanges ,1840 ;  " Helenismo " , a partir de J.G. Droysen, 1877-1878 , etc até ás Teorias de " Crise do Antigo Regime " , a partir de E. Labrousse, 1933-1948 ; de " Revolução Científica " , a partir de A. Koyré , 1939 e H. Butterfield,1949 .


A problemática continuidade/descontinuidade, em história

22 Fevereiro 2024, 11:00 Sérgio de Campos Matos

Passado, presente e futuro; a problemática  continuidade/descontinuidade.

Comentário e debate de um texto de Fernand Braudel.                  


Dos Lugares do Historiar ao O que é Teoria da História ?

20 Fevereiro 2024, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Acompanhamento do estado e das  regras aplicadas    nos   trabalhos   de qualitativa e quantitativa   análise textual / documental  de  objectos /  corpos de enunciados   de   Teoria da  História . Conclusão do breve panorama    das técnicas de conhecimento do historiar académico dos finais do século XIX aos começos do século XXI  ( matéria a desenvolver na parte II do Programa ). A sistematizada e especializada  Crítica Histórica como método central mas não único da teoria e da prática do Historiar . A Crítica Histórica codificada em alemão com J.Gustav Droysen - " Histórica " , 1858 - 1868  e Ernest Bernheim - " Manual ..." ,1889 e em   françês com Charles e Victor Mortet - " A Ciência da História " ,1894  e   C.V. Langlois e C. Seignobos - " Introdução aos Estudos Históricos ", 1898 .A Crítica Histórica externa e interna e  operações chave para transformar Traços/ Sinais   Sobreviventes  em material / objecto  válido de investigação e de prova .  Métodos Qualitativos e Quantitativos das / nas Ciências Sociais em implicação / diálogo com o Historiar . Métodos   Comparativos    ( com codificação , por exemplo , em Henri Pirenne - De la méthode comparative en histoire , 1923 ) , Métodos Formais / Tipos Ideais , Métodos Simbólicos Visuais  com a descrição dos símbolos ( iconografia ) e a interpretação dos mesmos ( iconologia ) ,  Métodos   Biográficos individuais ou prosopográficos etc . Métodos de estatística descritiva com análise factorial , análise de variação, análise serial,etc .

Em torno de uma primeira elucidação do Estatuto da Teoria, conjunto de hipóteses sistematizadas de fundamentação do  conhecimento,  que visa na prática da Investigação  sistematizar , explicitar escolhas , orientar a observação de dados, reforçar a contrastabilidade  . Em História teoria e prática alimentam - se / fazem - se mutuamente e por isso a Teoria da História interna ao Historiar  está muito próxima de questões de Método e de Historiografia , a História do Historiar . 


Estratos de termpo

19 Fevereiro 2024, 11:00 Sérgio de Campos Matos

Estratos de tempo: a muktiplicidade de temporalidades

As  reflexões de R. Koselleck


Lugares do Historiar : as Terceira e Quarta Grandes Transformações

16 Fevereiro 2024, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Breves diálogos sobre as escolhas dos trabalhos com os grupos que se atrasaram. Os Lugares do Historiar dos séculos XIX   e XX aos nossos dias : um Macro Modelo das posições , conexões, instrumentos de conhecimento da História como área académica autónoma e profissional de Investigação, Formação, Transmissão .  A História na Ordem Cultural dos começos do século XIX aos começos do século XX  e na Ordem Cultural  transdisciplinar a partir de cerca de  1930- 1960 e até aos começos do nosso século XXI . O traçar de um Macro Modelo sobre as técnicas do Historiar académico e profissional ( matéria a completar na próxima aula ). Diálogos com os alunos. 


Uma das indicações bibliográficas mencionadas : 
Kahneman , Daniel  (  Prémio Nobel da Economia, 2002 )  - Thinking , Fast and Slow, N. York, Ferrar, 2014  ( trad. portuguesa ,2014 ) .