Sumários

O tempo como construção social

15 Fevereiro 2024, 11:00 Sérgio de Campos Matos


O tempo como  construção social.
Pluralidade de conceitos de tempo numa perspectiva histórico-sociológica.

Do tempo tomado como  unidade universal à teoria da relatividade.
Comentário de dois estudos de R. Koselleck.

Definição final dos Trabalhos

9 Fevereiro 2024, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto


Aula de definição final dos trabalhos de análise textual. Trabalhos de grupo e alguns individuais ( casos de trabalhadores estudantes e um excepcional caso por ausência   continuada dos outros membros do grupo  ás aulas ) .  Um primeiro acompanhamento prático do objecto / objectivo de trabalho com exemplos práticos  de análise quantitativa ( número de citações  explícitas nas diferentes partes do texto objecto , áreas    das mesmas, tipos de  função de adjuvante, oponente, neutro informativo das citações , datas e línguas das obras citadas ,etc ) e de análise qualitativa ( os essencias em duas páginas : facto histórico, problemática da selecção documental ,dados e interpretação, etc ) . Um outro exemplo prático de Intertextualidade / conotação a propósito do título de uma obra de Teoria da História . 

Elucidações complementares sobre alguns do corpos textuais / documentais escolhidos. A mesma palavra é frequentemente polissémica , mesmo na linguagem das Humanidades / Ciências Humanas - C. Sociais , e por isso é necessário apurar o cotexto / contexto de frase , o  todo do enunciado , as suas oscilações de significado . Diálogos com os alunos.

Introdução ao conceito de tempo

8 Fevereiro 2024, 11:00 Sérgio de Campos Matos


Introdução ao conceito de tempo.

Múltiplas temporalidades.
Comentário e debate de um estudo de Enzo Traverso.

Lugares do Historiar : Grandes Transformações, Ordem Cultural e Operações de Conhecimento

6 Fevereiro 2024, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto


As duas primeiras Grandes Transformações enquanto História e Ordem Cultural ( as essenciais conexões externas do Historiar ) e enquanto História e Conhecimento ( os interiores operatórios  do  fazer História / Conhecimento Histórico ). As Grandes Transformações como pontos de viragem , de mais descontinuidade que continuidade .Entre as Grandes Transformações progressões , regressões, bloqueamentos de mais continuidade que descontinuidade. Mais Continuidade não significa ausência de mudança / de  alteração mas sim mudanças contindas , transformações pontuais não essenciais. As   duas   primeiras    Grandes Transformações / Descontinuidades   :  a   da  Instauração Fundacional  ( século V a.c. - século II a.c.)  e a da  Crítica - Erudita ( séculos XVI a XVIII ). Modelos do essencial das suas conexões com o exterior cultural e  das suas  interiores lógicas   de operar .

A propósito da escolha de um trabalho de grupo a necessidade  do aluno   acompanhar a exposição / matéria do Semestre  para conseguir saber o que e o como fazer o trabalho de Teoria da História . O ensino é presencial, dialogal, participativo,  de prática de  informação,formação, conhecimento e não á distância e por ausência . Os ciclos de vida activa dos artigos, livros, revistas em História / Ciências Humanas - Ciências Sociais . Dos 25 a 35 anos para as publicações com impacto   a    passagens / ritmos de menor recepção. Os indíces para medir a vida activa das publicações  ( reedições ,     traduções e acima de tudo citações / usos pela  comunidade      internacional de investigação )  .Os  Livros  e   os Artigos  Canónicos / Clássicos , de grande impacto na especializada comunidade académica do Historiar , resistem á passagem dos Tempos. Diálogos com os alunos  na elucidação da exposição .

História e memória

5 Fevereiro 2024, 11:00 Sérgio de Campos Matos


O que distingue história e memória.

Memória individual, memórias colectivas.