Sumários
4 Março 2024, 11:00
•
Sérgio de Campos Matos
A História conceptual, teoria e método. Experiência e conhecimento: uma relação dialéctica
Comentário e debate de um texto de R. Koselleck.
1 Março 2024, 11:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
A maioria dos enunciados internos e externos de Teoria da História possui condição disseminada, pontual, não sistemática. Esta condição nos enunciados internos ao próprio historiar acentua ainda mais a proximidade e a conexão teoria / prática, teoria / método e teoria / historiografia .
Alguns enunciados externos vindos da Teoria Literária : o caso de Roland Barthes ( 1915 - 1980 ) .Leitura comentada de passagens e o problema da polissemia das palavras e das acções. A lógica de situação e " a contingência que torna claro o sentido " ( R. Barthes ) . O desafio de historiar , um cálculo fundamentado de probabilidades do então presente : " a tarefa de um historiador ...terá pois como objecto / objectivo ... o porquê de dever aceitar-se tal ou tal sentido , ou mesmo porque foi aceite ..." ( Roland Barthes, 1966 ).
Diálogos com os alunos a propósito de questões / dúvidas acerca de matéria exposta nas aulas. Um calendário dos primeiros acompanhamentos / esclarecimentos sobre o andamento dos trabalhos. Fora das aulas reuniões de acompanhamento sempre que solicitadas ou que se mostrem necessárias a partir do calendário .
29 Fevereiro 2024, 11:00
•
Sérgio de Campos Matos
Problemas de conceptualização em história.
Um introdução à história conceptual.
Comentário e debate de um estudo de R. Koselleck.
27 Fevereiro 2024, 11:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Alguns exemplos de Teorias da História externas ( Teorias sobre a História ) vindas da Filosofia, Ciência, Crítica Literária( a desenvolver ainda na próxima aula).
Enunciados pontuais de Filosofia acerca do estatuto do historiar : o caso dos capítulos V e VI do Livro II do De Disciplinis, 1531 de J. Luís Vives . Teses sistemáticas de Filosofia da História substantiva : o caso das Lições sobre a Filosofia da História de G.W. Hegel ( 1771 - 1831 ) proferidas na Universidade de Berlim, 1822 a 1831 , e com primeiras edições em 1837 - 1840. Deus - Espírito fazendo ( -se ) História . Do Espírito do Povo ao Herói - Estado. O tempo linear de progressão dialéctica do Espírito enquanto História / Liberdade - Consciência ( infância despótica oriental, adolescência greco - romana da liberdade de alguns, Maturidade com o mundo germânico- cristão ).
Filosofia da História e Economia Política : o caso da Contribuição, 1859 de Karl Marx ( 1818 - 1883 ) e das contradições dialécticas das velocidades / Tempos Plurais das forças produtivas e das relações de produção . Filosofia da História sistemática acerca das condições de criação do conhecimento histórico . Vida, História , Historicidade em F. Niettzsche ( 1844- 1900 ) na II Intempestiva , 1874 acerca da Utilidade e dos Inconvenientes da História para a Vida. As trilogias do acontecer e do conhecer . Enunciados pontuais / disseminados de Ciência - Epistemologia sobre a Lógica e o Método do Historiar : o caso de Henri Poincaré ( 1854 - 1912 ) e a Ciência e o Método , 1908. Diálogos com os alunos e correção , uma vez mais e última , de objecto dum trabalho de grupo .
26 Fevereiro 2024, 11:00
•
Sérgio de Campos Matos
A dimensão espaço em história: múltiplas escalas.
Comentário e debate de um estudo de Fernandez Sebastián.