Sumários

O topos da Queda em Diário da Queda

12 Abril 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


O romance de formação Diário da queda. O tema da Queda no romance: o valor simbólico da queda e a vivência da culpa do adolescente narrador-protagonista.

Análise complementar do conto «Na minha suja cabeça o Holocausto», de Moacyr Scliar. A (im)possibilidade da catarse relativamente às narrativas da Shoah (Adorno). O trauma do protagonista infantil.

A reflexão ousada a respeito da condição humana que preside Diário da queda de Michel Laub: a ténue fronteira existente entre o opressor e o oprimido. As complexas relações entre a literatura pós-Holocausto e o dever de memória.

O judaísmo nas obras dos autores brasileiros segundo a divisão estabelecida por Flávio Moreira da Costa: a divisão entre os autores que respeitam as tradições do seu povo e as tornam matéria literária (Moacyr Scliar) e os autores que negam essa matriz cultural (Samuel Rawet).


Bibliografia:

LEWIN, Helena (2009): Judaísmo e modernidade: suas múltiplas inter-relações  (Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais). Disponível online:

https://books.google.com.br/books/about/Juda%C3%ADsmo.html?id=h8orAAAAYAAJ&hl=pt-PT

MOISÉS, Massaud (1983): A criação literária: prosa (São Paulo: Cultrix [2ª ed.]).

O emigrante judeu na Literatura Brasileira do Século XX: a dialéctica entre o terror e o desconhecido

10 Abril 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


“Emigrar para quê? E ser livre para quê?” (Vilém Flusser). A dialética entre o terror e o desconhecido. A impossibilidade de narrar.

Análise do conto «O Profeta», de Samuel Rawet. A consciência do hiato entre o horror do extermínio e a vida quotidiana no Brasil. O estranhamento intrasponível do protagonista: a condição aporística do sobrevivente e o carácter lacunar dos relatos dos sobreviventes (Agamben). A ambiguidade da denominação do profeta e a dimensão ética do conto. O terrível retrato da adaptação: a obtenção de bem-estar material filtrada através da imagem grotesca e convencional da ‘fartura’.


Bibliografia:

ADORNO, Theodor W. (2001): Minima moralia (Lisboa: Edições 70).

AGAMBEN, Giorgio (2008): O que resta de Auschwitz (São Paulo: Boitempo Editorial).

A literatura migrante

29 Março 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A “estesia migrante” (P. Ouellet): “as formas de perceção do Outro e da própria alteridade”.

O Brasil e a visão do Outro. As relações de identidade, alteridade e estranhamento presentes na literatura migrante.

Bibliografia:

CURY, Maria Zilda Ferreira "Novas geografias narrativas". 2007. Letras de hoje. Pp. 42, 4, 7-17.

DALCASTAGNÈ, Regina. 2005. Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa brasileira contemporânea. Brasília: Universidade de Brasília.

DONATO, Hernâni. 2000. Brasil 5 séculos. São Paulo: Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes.

HATOUM, Milton. Literatura & Memória. São Paulo: PUC-SP, 1996.

OUELLET, P. (2003): L’ Esprit migrateur: essai sur le non-sens commun (Montréal: BLV).

A dúvida existencial e a indubitabilidade da dúvida

27 Março 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Análise do poema “Mallarmé-Bashô”: a fusão da poética de Mallarmé e Bashô.

Análise da composição “Believe it or not”: a dúvida existencial e a indubitabilidade da dúvida. A dúvida na literatura moderna e contemporânea.


BIBLIOGRAFIA:

BENTO, Sérgio (2008): «“Mallarmé-Bashô”: a tradução-apropriação como via para o silêncio», Cadernos de literatura e tradução, 9:

http://www.revistas.usp.br/clt/article/view/49446

 

MARCOLINO, Francisco Fábio Vieira (2007): Oriente ocidente através: a melofanologopaica poesia de Paulo Leminski [Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba]:

http://www.cchla.ufpb.br/ppgl/wp-content/uploads/2012/11/images_Francisco.pdf

A influência japonesa na escrita de Paulo Leminski

22 Março 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


O ‘enfolhamento das tradições’ (Benedito Nunes) na obra de Paulo Leminski.

A influência japonesa na escrita de Paulo Leminski. A apropriação ‘antropofágica’ do haicai na sua poesia. A concisão e a cristalização inusitada da transitoriedade do ser  presentes na poesia de Leminski. O hibridismo lírico: a mistura do haicai e da vanguarda no poema “Kawásu”.



BIBLIOGRAFIA:

MARCOLINO, Francisco Fábio Vieira (2007): Oriente ocidente através: a melofanologopaica poesia de Paulo Leminski [Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba]:

http://www.cchla.ufpb.br/ppgl/wp-content/uploads/2012/11/images_Francisco.pdf