Sumários
O romance nordestino
8 Fevereiro 2023, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A mudança de paradigma na década de 1930: o 'engajamento 'literário.
O romance nordestino e as suas diversificações. O romance nordestino: o repensar ideológico e o novo engajamento político e social que sucede a ‘euforia estética’ do Primeiro Modernismo. O ciclo das secas: protagonistas e temas dos romances.
O Nordeste como espaço metonímico das mazelas da sociedade brasileira. A radicalidade das consequências da seca, da miséria e da falta de organização jurídica e social no sertão: a migração, o cangaceirismo e o misticismo.
Bibliografia:
AA. VV. (2005): As aves que aqui gorjeiam – A poesia do Romantismo ao Simbolismo. Antologia organizada e apresentada por Paulo Franchetti (Lisboa: Cotovia).
HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).
TELES, Gilberto Mendonça (1990): A crítica e o romance de 30 do Nordeste (Rio de Janeiro: Atheneu Cultura).
A idealização da cultura popular e o 'auto-exotismo' modernista
6 Fevereiro 2023, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Memórias sentimentais de João Miramar. O retrato miramarino da estrangeiridade do povo. A idealização da cultura popular e o 'auto-exotismo' modernista.
QUIJANO, Aníbal (1988): Modernidad, identidad y utopía en América Latina (Lima: Sociedad y Política Ediciones).
O Primeiro Modernismo e o retrato de uma Modernidade problemática
1 Fevereiro 2023, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A reflexão sobre a identidade nacional e a 'desregionalização' da brasilidade. O retrato satírico da burguesia: "Ode ao burguês", de Mário de Andrade e Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade. O diálogo da obra oswaldiana com a tradição de memórias satíricas brasileiras (Memórias póstumas de Brás Cubas). A reflexão crítica sobre a modernidade Brasileira. A justaposição de ideias e convenções próprias do Brasil colonial e do Brasil burguês: a alegoria fragmentada e problemática do país presente nas Memórias sentimentais. Análise dos capítulos «Maria da Glória» e «Felicidade», de Memórias sentimentais de João Miramar.
Bibliografia
CAMPOS, Haroldo de (1971): "Miramar na mira" in ANDRADE, Oswald de: Obras completas (Rio de Janeiro: Civilização Brasileira [3ª ed.]): pp. 3-30.
HELENA, Lúcia (1985) Totens e tabus da modernidade brasileira: símbolo e alegoria na obra de Oswald de Andrade (Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro).
JACKSON, Kenneth D (1978): A prosa vanguardista na Literatura Brasileira: Oswald de Andrade (São Paulo: Perspectiva).
A modernidade 'moderada' do Primeiro Modernismo
30 Janeiro 2023, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O manifesto da revista Klaxon:
o "retorno a ordem" e a recusa das experiências modernistas mais
ousadas. A centralidade da "não-conciliação" (Aguilar) no manifesto. O
distanciamento da "contaminação futurista". O paradigma americanista
defendido por Mário de Andrade no manifesto. O idealização eufórica da
América (civilização jovem) e a visão disfórica da Europa (sociedade
decadente).
Bibliografia:
Murphet, J. & Rainford, L. (2003): Literature and Visual Technologies: Writing After Cinema (New York: Palgrave MacMillan). Disponível em:
https://books.google.pt/books?id=-S-DDAAAQBAJ&pg=PA9&lpg=PA9&dq=cendrars+blaise+avant+garde+poetry+photography&source=bl&ots=5efS7A86_a&sig=ACfU3U0GaAM-FffS789bA7efBGkQ9BfsDA&hl=es&sa=X&ved=2ahUKEwiKhvmPjdj2AhUDM-wKHZudBFI4ChDoAXoECBAQAw#v=onepage&q=cendrars%20blaise%20avant%20garde%20poetry%20photography&f=false
Sevcenko, Nicolau (1992): Orfeu extático na metrópole (São Paulo: Companhia das Letras).
O cânone nacionalista
25 Janeiro 2023, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Bibliografia:
AA.VV (1972): Semana de 22 – Antecedentes e consequências (São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).
CALINESCU, Matei (1987): Five Faces of Modernity (Durham: Duke University Press).
PERRONE-MOISÉS, Leyla (2007): Vira e mexe nacionalismo (São Paulo: Companhia das Letras).
TEIXEIRO, Alva Martínez (2012): “A centralidade do pictórico na génese do modernismo brasileiro – A pintura e a Semana de Arte Moderna”, in Ribeiro, Eunice (Org.): Modernidades comparadas – Estudos literários / Estudos culturais revisitados (Vilanova de Famalicão: Edições Húmus / CEHUM), pp. 131-160.