Sumários

O romance nordestino

8 Fevereiro 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Alteração das datas dos testes. Devido à alteração das salas das disciplinas, os testes serão realizados nas seguintes datas, acordadas com os alunos presentes na aula:

–Primeiro teste: 6 de março.
–Segundo teste: 24 de abril.

Análise dos capítulos «Far-west» e «Literatura», de Memórias sentimentais de João Miramar.
A Guerra de Canudos em Os sertões, de Euclides da Cunha.

A mudança de paradigma na década de 1930: o 'engajamento 'literário.

O romance nordestino e as suas diversificações. O romance nordestino: o repensar ideológico e o novo engajamento político e social que sucede a ‘euforia estética’ do Primeiro Modernismo. O ciclo das secas: protagonistas e temas dos romances.

O Nordeste como espaço metonímico das mazelas da sociedade brasileira. A radicalidade das consequências da seca, da miséria e da falta de organização jurídica e social no sertão: a migração, o cangaceirismo e o misticismo.

 

Bibliografia:

AA. VV. (2005): As aves que aqui gorjeiam – A poesia do Romantismo ao Simbolismo. Antologia organizada e apresentada por Paulo Franchetti (Lisboa: Cotovia).

HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).

TELES, Gilberto Mendonça (1990): A crítica e o romance de 30 do Nordeste (Rio de Janeiro: Atheneu Cultura).

A idealização da cultura popular e o 'auto-exotismo' modernista

6 Fevereiro 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Alteração de salas. Devido ao número de alunos inscritos na disciplina, os Serviços Académicos procederam à alteração de salas:

–Segundas-feiras – Sala C248.B
–Quartas-feiras – Sala C138.B

A literatura modernista e a invenção de um Brasil 'desgeograficado'

Memórias sentimentais de João Miramar. O retrato miramarino da estrangeiridade do povo. A idealização da cultura popular e o 'auto-exotismo' modernista.

O olhar do estrangeiro e a estética do simulacro. O transgressor questionamento da violência, dos valores modernos ocidentais e a negação burlesca da utopia em Memórias sentimentais de João Miramar.

Breve análise do capítulo «Far-west».



BIBLIOGRAFIA:
LAHUERTA, Milton (1997): "Os intelectuais e os anos 20: moderno, modernista, modernização". In: LORENZO, H. C.; COSTA, W. P. (Org.): A década de 1920 e as origens do Brasil moderno (São Paulo: Ed. da Unesp): pp.93-114.
MIGNOLO, Walter D. e WALSH, Catherine E. (2018): On Decoloniality (Durham: Duke University Press)
QUIJANO, Aníbal (1988): Modernidad, identidad y utopía en América Latina (Lima: Sociedad y Política Ediciones).

VENTURA, Roberto (1991): Estilo tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil (São Paulo: Companhia das Letras).

O Primeiro Modernismo e o retrato de uma Modernidade problemática

1 Fevereiro 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Alteração de salas. Devido ao número de alunos inscritos na disciplina, os Serviços Académicos procederam à alteração de salas:

–Segundas-feiras – Sala C248.B
–Quartas-feiras – Sala C138.B

A reflexão sobre a identidade nacional e a 'desregionalização' da brasilidade. O retrato satírico da burguesia: "Ode ao burguês", de Mário de Andrade e Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade. O diálogo da obra oswaldiana com a tradição de memórias satíricas brasileiras (Memórias póstumas de Brás Cubas). A reflexão crítica sobre a modernidade Brasileira. A justaposição de ideias e convenções próprias do Brasil colonial e do Brasil burguês: a alegoria fragmentada e problemática do país presente nas Memórias sentimentais. Análise dos capítulos «Maria da Glória» e «Felicidade», de Memórias sentimentais de João Miramar.


Bibliografia

CAMPOS, Haroldo de (1971): "Miramar na mira"  in ANDRADE, Oswald de: Obras completas (Rio de Janeiro: Civilização Brasileira [3ª ed.]): pp. 3-30.

HELENA, Lúcia (1985) Totens e tabus da modernidade brasileira: símbolo e alegoria na obra de Oswald de Andrade (Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro).

JACKSON, Kenneth D (1978): A prosa vanguardista na Literatura Brasileira: Oswald de Andrade (São Paulo: Perspectiva).

A modernidade 'moderada' do Primeiro Modernismo

30 Janeiro 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


O manifesto da revista Klaxon: o "retorno a ordem" e a recusa das experiências modernistas mais ousadas. A centralidade da "não-conciliação" (Aguilar) no manifesto. O distanciamento da "contaminação futurista". O paradigma americanista defendido por Mário de Andrade no manifesto. O idealização eufórica da América (civilização jovem) e a visão disfórica da Europa (sociedade decadente).

 

Bibliografia:

Murphet, J. & Rainford, L. (2003): Literature and Visual Technologies: Writing After Cinema (New York: Palgrave MacMillan). Disponível em:

https://books.google.pt/books?id=-S-DDAAAQBAJ&pg=PA9&lpg=PA9&dq=cendrars+blaise+avant+garde+poetry+photography&source=bl&ots=5efS7A86_a&sig=ACfU3U0GaAM-FffS789bA7efBGkQ9BfsDA&hl=es&sa=X&ved=2ahUKEwiKhvmPjdj2AhUDM-wKHZudBFI4ChDoAXoECBAQAw#v=onepage&q=cendrars%20blaise%20avant%20garde%20poetry%20photography&f=false

Sevcenko, Nicolau (1992): Orfeu extático na metrópole (São Paulo: Companhia das Letras).

O cânone nacionalista

25 Janeiro 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


O cânone nacionalista: Romantismo e Modernismo.

A criação da brasilidade e da autonomia na literatura brasileira romântica: os princípios da 'cor local' e da 'cultura de mistura'.

A renovação do cânone nacionalista no Primeiro Modernismo. A Semana de Arte Moderna.

Bibliografia:

AA.VV (1972): Semana de 22 – Antecedentes e consequências (São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

CALINESCU, Matei (1987): Five Faces of Modernity (Durham: Duke University Press).

PERRONE-MOISÉS, Leyla (2007): Vira e mexe nacionalismo (São Paulo: Companhia das Letras).

TEIXEIRO, Alva Martínez (2012): “A centralidade do pictórico na génese do modernismo brasileiro – A pintura e a Semana de Arte Moderna”, in Ribeiro, Eunice (Org.): Modernidades comparadas – Estudos literários / Estudos culturais revisitados (Vilanova de Famalicão: Edições Húmus / CEHUM), pp. 131-160.