Sumários

Apresentação do programa

23 Janeiro 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Início do curso. Apresentação do programa e do processo de avaliação.

Breve panorama da literatura brasileira e introdução das linhas de força no cânone literário do Brasil contemporâneo.

 

 

Objetivos:

Pretende-se a aquisição de uma visão de conjunto da literatura brasileira dos séculos XX e XXI através da reflexão a respeito de temas, problemas e conceitos inerentes à escrita de certas obras e autores medulares. Por outro lado, estes tópicos são focados também desde a perspetiva de sintonia ou desencontro com os períodos artísticos e sociais em que se inscreveram. Nesta ordem de ideias, procura-se a compreensão do desenvolvimento dos processos literários contemporâneo e pós-moderno no Brasil e o aperfeiçoamento das capacidades de interpretação, de análise e de síntese.

 

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética.

 

Conteúdos:

O programa pretende determinar um percurso aprofundado e uma reavaliação da literatura brasileira dos séculos XX e XXI, a partir da reflexão a respeito de três tópicos críticos basilares, assim como através da leitura e da análise de certos textos, linhas temáticas e autores representativos.

1) Pensar o Brasil moderno: utopia e distopia nos retratos rurais e urbanos.

2) Repensar as potencialidades da literatura: expressão híbrida e contaminação interartística.

3) Reinventar os brasis: as (re)escritas da identidade e da alteridade a respeito dos diversos referentes culturais.

 

 

Além das três obras de leitura obrigatória (S. Bernardo, de Graciliano Ramos, Toda poesia, de Paulo Leminski e Diário da queda, de Michel Laub), será fornecida, gradativamente, aos alunos (será disponibilizada na página da disciplina na Plataforma de e-learning da UL) uma antologia de textos literários e teóricos destinada a ilustrar e problematizar os referidos tópicos.

 

Critérios de avaliação:

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), um trabalho individual e escrito (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).

 

O tema do trabalho individual e escrito (5 páginas, Times New Roman, espaçamento 1,5) deve ser acordado entre o aluno e a professora. Entrega dos trabalhos: 19 de abril a 3 de maio. O trabalho deverá incluir uma seção final designada “Bibliografia” que incluirá, por sua vez, quatro referências de textos – monografias científicas, artigos académicos ou histórias da literatura brasileira, entre outros – que devem ser selecionados ad hoc, consultados e citados ao longo do trabalho.

 

A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 6 de março de 2023 e a prova final, escrita e presencial para o dia 24 de abril de 2023.

 

 

LAUB, Michel (2013): Diário da queda (Lisboa: Tinta da China, Col. ‘Ficção de Língua Portuguesa’).

LEMINSKI, Paulo (2013): Toda poesia (São Paulo: Companhia das Letras).

RAMOS, Graciliano (2005): S. Bernardo (Lisboa: Livros Cotovia, Col. ‘Curso Breve de Literatura Brasileira’, 5).

_______________

Bibliografia:

 

 

AA.VV. (1999): Literatura e identidades (Rio de Janeiro: UERJ).

AA.VV. (2013): O futuro pelo retrovisor: inquietudes da literatura brasileira contemporânea (Rio de Janeiro: Rocco).

CRISTOVÃO, Fernando (1998): Graciliano Ramos: estruturas e valores de um modo de narrar (Lisboa: Cosmos [4ª ed.]).

DALCASTAGNÈ, Regina (2005): Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa brasileira contemporânea (Brasília: Universidade de Brasília).

MOISÉS, Massaud (1983): A criação literária: prosa (São Paulo: Cultrix [2ª ed.]).

SECCHIN, Antonio Carlos (2003): Escritos sobre poesia e alguma ficção (Rio de Janeiro: EDUERJ).

STEGAGNO-PICCHIO, Luciana (1997): História da literatura brasileira (Rio de Janeiro: Nova Aguilar).

 

Horário de atendimento aos alunos:

Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento (Zoom) em horário fixo – todas as quartas-feiras das 16H00 às 17H30h (sujeita a marcação prévia) – ou marcadas individualmente com os alunos.

 

Observações:

 

Os estudantes-trabalhadores deverão contactar o professor durante a primeira semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.