Sumários

As neovanguardas no Brasil: o Concretismo

1 Março 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A especificidade do poético e a crise do verso. As relações entre o poeta, a palavra e o mundo no espaço urbano: a experiência da alienação da metrópole (Baudelaire) e a crise irreversível do verso.

A paisagem tecnológica moderna e a recusa do sublime.

 

Bibliografia:

 

AGUILAR, Gonzalo (2005): Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista (São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo).

CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de (1965): Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960 (São Paulo: Atelier Editorial).

O suicídio de Madalena

27 Fevereiro 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Contextualização e análise coletiva (continuação) do capítulo XXXI como possível síntese dos traços técnicos, estruturais e temáticos da obra e da caraterização de Madalena. Recapitulação a partir dos últimos capítulos e releitura da obra e dos seus diferentes níveis de sentido a partir da questão autoral e da posição do narrador-personagem no interior do discurso.

Análise crítica do suicídio de Madalena (capítulo XXXI de São Bernardo).

As tensões entre a dimensão dramática e a dimensão social no romance.


Bibliografia:

COSTA, Sebastião Guilherme Albano da (2010): A modernidade representada na América Latina: os romances e os filmes S. Bernardo e Pedro Páramo (Rio Grande do Norte: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

PINTO, João Pereira (2001): A liberdade em Graciliano Ramos: uma iniciação à antropologia e à ética (Belo Horizonte: Santa Clara Ed.).

A progressão psicológica e o ciúme em S. Bernardo de Graciliano Ramos

22 Fevereiro 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


São Bernardo: a primeira grande obra de análise psicológica de Graciliano Ramos. Interioridade vs. exterioridade no mundo romanesco do autor. As funções da paisagem natural e humana no romance: a incorporação do ‘exterior’ ao ritmo psicológico da narrativa.

A fazenda São Bernardo: um universo romanesco reduzido e concentrado, um verdadeiro microcosmo literário.


Releitura de S. Bernardo a partir da posição final do protagonista-narrador

Contextualização e análise coletiva do capítulo 31 como possível síntese dos traços técnicos, estruturais e temáticos da obra e da caraterização de Madalena. Recapitulação a partir dos últimos capítulos e releitura da obra e dos seus diferentes níveis de sentido a partir da questão autoral e da posição do narrador-personagem no interior do discurso.

Bibliografia:

COSTA, Sebastião Guilherme Albano da (2010): A modernidade representada na América Latina: os romances e os filmes S. Bernardo e Pedro Páramo (Rio Grande do Norte: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

PINTO, João Pereira (2001): A liberdade em Graciliano Ramos: uma iniciação à antropologia e à ética (Belo Horizonte: Santa Clara Ed.).

A modernidade da obra de Graciliano Ramos

15 Fevereiro 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Alteração das datas dos testes. Devido à alteração das salas das disciplinas, os testes serão realizados nas seguintes datas, acordadas com os alunos presentes na aula:

–Primeiro teste: 6 de março.
–Segundo teste: 24 de abril.

A criação de uma escrita universal a partir do regional na obra de Graciliano Ramos.

A interdependência entre as duas posições literárias de Graciliano Ramos: a figura do realizador de um documentário ao modo dos neo-realistas e do animador do psicologismo em certas linhas extremas

A conceção pessimista das relações humanas.

A criação de um 'herói' moderno: solitário e frustrado. A escolha do narrador-personagem e a questão do relativismo moral no romance. O original narrador-personagem como obstáculo para a clareza ideológica própria do romance regionalista.

A caraterização de Paulo Honório através do 'sentimento de posse': um narrador-personagem autoritário mas sem autoridade.

 

Bibliografia:

BAPTISTA, Abel Barros (2005): "Posfácio" in RAMOS, Graciliano: S. Bernardo (Lisboa: Cotovia).

BULHÕES, Marcelo Magalhães (1999): Literatura em campo minado: a metalinguagem em Graciliano Ramos e a tradição literária brasileira (São Paulo: Annablume).

A singularidade da obra de Graciliano Ramos

13 Fevereiro 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Alteração das datas dos testes. Devido à alteração das salas das disciplinas, os testes serão realizados nas seguintes datas, acordadas com os alunos presentes na aula:

–Primeiro teste: 6 de março.
–Segundo teste: 24 de abril.

A posição de Graciliano Ramos: um gigantesco 'outsider' na geração de '30.

A questão do engajamento e do romance como mecanismo de pesquisa de universos morais possíveis: São Bernardo e Vidas secas.

A pesquisa linguística e a interrogação permanente das possibilidades formais da literatura. Análise crítica de um excerto do romance São Bernardo. A estrutura narrativa de São Bernardo e as caraterísticas ‘problemáticas’ do narrador-protagonista. Relativismo moral (instaurado por esse narrador ‘problemático) vs. clareza ideológica e expositiva (típica do romance nordestino).

 

Bibliografia:

COSTA, Sebastião Guilherme Albano da (2010): A modernidade representada na América Latina: os romances e os filmes S. Bernardo e Pedro Páramo (Rio Grande do Norte: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Pinto, João Pereira (2001): A liberdade em Graciliano Ramos: uma iniciação à antropologia e à ética (Belo Horizonte: Santa Clara Ed.).