Sumários

Paulo Leminski e o Concretismo: influência e hibridismo poético

20 Março 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


As diversas influências presentes no percurso poético de Paulo Leminski.

Paulo Leminski e o Concretismo: a similaridade de projetos e a busca do próprio caminho poético do autor curitibano. Análise do poema “Parker Texaco”, de Leminski: a ironia destilada contra o consumismo exacerbado e passivo e a crítica ao poder hipnótico da publicidade. O retrato oblíquo da ditadura militar. Análise do 'popcreto' “Olho por olho”, de Augusto de Campos

A hibridez poética: a mistura das inovações lexicais, semânticas e sintáticas do Concretismo e da forma concisa do poema pílula do Modernismo. Análise do poema “Perhappiness”: um ideograma representativo do contexto cultural e identitário brasileiro.


Bibliografia:

 

ALBUQUERQUE, Dhynarte de Borba e (2005): Paulo Leminski: um estudo sobre o rigor e o relaxo em suas poesias [Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras da Universidade Federal de Rio Grande do Sul]:

http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/4434

 

MORICONI, Ítalo (2002): A poesia brasileira do século XX (Rio de Janeiro: Objetiva).


O multifacetado percurso artístico e literário de Paulo Leminski

15 Março 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


O hibridismo na poesia de Paulo Leminski: a síntese da coloquialidade, do rigor formal do Concretismo, da concisão da poesia japonesa, do humor, da influência melódica da música popular, da cultura popular e da dicção urbana.

Análise da canção “Verdura” (composição de Paulo Leminski e interpretação de Caetano Veloso): a desconstrução da tópica identitária e a ideia do haicai da formação cultural brasileira presente no segundo texto.


Bibliografia:

ALBUQUERQUE, Dhynarte de Borba e (2005): Paulo Leminski: um estudo sobre o rigor e o relaxo em suas poesias [Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras da Universidade Federal de Rio Grande do Sul]:

http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/4434

BUENO, Alexei (2007): Uma história da poesia brasileira (Rio de Janeiro: G. Ermakoff).

A procura de estruturas alternativas ao verso e aos ‘laços lógicos da linguagem’

13 Março 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


As duas intuições fundamentais dos poetas concretos na procura de estruturas alternativas ao verso e aos ‘laços lógicos da linguagem’: a dimensão ‘verbivocovisual’ do novo signo poético e a organização constelar do poema.

A influência de Joyce: a negação da perceção automatizada e a proposta de um novo signo ‘verbivocovisual’.

A distinção proposta por Apollinaire entre a organização linguística linear e a constelar e a compreensão analítico-discursiva e a sintético-ideográfica.

Análise de poemas concretos.


Bibliografia:

AGUILAR, Gonzalo (2005): Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista (São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo).

CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de (1965): Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960 (São Paulo: Atelier Editorial).

As neovanguardas: o Concretismo

8 Março 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A Geração de 45: o retorno à ordem.

A modernidade, a cidade e a mudança nas relações poéticas. A especificidade do poético e a crise do verso. As relações entre o poeta, a palavra e o mundo no espaço urbano: a experiência da alienação da metrópole e a crise irreversível do verso. Análise dos poemas «Albatroz», de Baudelaire, e «Poema das sete faces», de Drummond.


Bibliografia:

BUENO, Alexei (2007): Uma história da poesia brasileira (Rio de Janeiro: G. Ermakoff).

CALINESCU, Matei (1987): Five Faces of Modernity (Durham: Duke University Press).

Primeiro teste de "Tópicos de Literatura Brasileira: Séculos XX e XXI”

6 Março 2023, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Primeiro teste de "Tópicos de Literatura Brasileira: Séculos XX e XXI”.

Prova (individual e escrita) de avaliação de conhecimentos.