Sumários

A filosofia e as suas divisões: disciplinas e correntes filosóficas

5 Dezembro 2018, 17:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº12 - 5/ 12/ 18 

Exercícios de apresentação oral de temas filosóficos com base em textos de uso lectivo: Rafael Rebelo, Bárbara Bernardino.

A filosofia e as suas divisões. Questões de metafilosofia. A filosofia e as suas pluralidades: disciplinas e correntes filosóficas.

Próximos exercícios de apresentação oral: - aula nº13, 12/12, Liliana Santos, Karina Silva, Laura Green, João Ferreira, João Rodrigues, Manuel Moita.


Elaboração de um projecto de trabalho (1-2 pp. )

30 Novembro 2018, 10:00 Adriana Veríssimo Serrão

Elaboração de um projecto de trabalho. Exemplificação.

Resolução de problemas e dúvidas dos alunos.

O imperativo categórico em Kant e Hans Jonas.




A filosofia e as suas questões

28 Novembro 2018, 17:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº11 - 28/ 11/ 18 

A filosofia e as suas questões. Da questão dos princípios da acção às questões sobre o futuro.

Exercícios de apresentação oral de temas filosóficos com base em textos de uso lectivo: Margarida Nunes, Ana Lúcia Dionísio, Francisca Matos.

Próximos exercícios de apresentação oral: - aula nº12, 5/12, Manuel Moita, Rafael Rebelo, Bárbara Bernardino, João Rodrigues, Sofia Batista; - aula nº13, 12/12, Liliana Santos, Karina Silva, Laura Green, João Ferreira.


Preparação Do Trabalho Final de TTF/EF

23 Novembro 2018, 10:00 Adriana Veríssimo Serrão

Preparação Do Trabalho Final de TTF/EF

 

– Escolha dois autores/ dois textos, um dos quais obrigatoriamente trabalhado nas aulas TTF-EF.

O 2.º texto pode ser de escolha livre.

Aconselha-se textos curtos.

– Escolha um tema que permita estabelecer uma comparação entre ambos.

Este tema será desejavelmente um (ou mais) conceitos, ou um problema, filo­sofi­ca­mente relevantes e sugeridos pelos textos.

- Poderá prosseguir o estudo de conceitos e a pesquisa de Obras Ins­­tru­­men­tais (Exercício 2)

 

 

 

 

 

EXEMPLIFICAÇÃO a partir de dois textos:

Textos de trabalho:

Comparação:

A. Semelhanças

B. Diferenças

 

 

TEXTO A:

Conceitos:

Teses:

Teses centrais:

 

TEXTO B:

Conceitos:

Teses:

Teses centrais:

 

 

 

 

 

 

 

 

Elaboração de um projecto de trabalho (1-2 pp. )

Indique os dois textos de trabalho seleccionados.

Indique o conceito ou o problema central.

Apresente uma breve descrição das intenções e do conteúdo.

Apresente uma proposta de esquema.

Indique a Bibliografia.

 

 

O esquema ou estrutura do trabalho

Modelo A:

Apresentação: indicar o tema, os textos de trabalho seleccionados, breve descrição do conteúdo e das intenções.

I. Análise do texto A.

II. Análise do texto B.

III. Comparação (semelhanças e diferenças).

Conclusão

Bibliografia

 

Modelo B:

Apresentação: indicar o tema, os textos de trabalho seleccionados, breve descrição do conteúdo e das intenções.

I. Análise comparada de A e B sobre X . justiça do ponto de vista teológico

II. Análise comparada de A e B sobre Y. … p. vista político

III. Análise comparada de A e B sobre Z… p. visto ético

Conclusão

Bibliografia

 

 

Bibliografia

Em vez de uma simples listagem de títulos, deverá ser organizada, de pre­ferência, em secções.

1. Textos de trabalho / Fontes / Bibliografia Primária (os textos do(s) autores.

2. Bibliografia Secundária / Estudos  (obras e estudos de apoio).

3. Obras Instrumentais.

Os títulos devem ser ordenados, e não dispostos aleatoriamente.

Para 1. Obras dos autores, é conveniente usar a ordenação cronológica.

Para 2. e 3., a or­dena­ção alfabética dos apelidos. Neste caso, o apelido e o nome pró­prio do(s) autor(es) de­vem ser invertidos.

BRITO, José H. Silveira de, Introdução à Metodologia do Trabalho Cien­tí­fico, Braga: Universidade Católica de Braga, 2001.

ECO, Umberto, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Lisboa: Editorial Presença, 1980.

FRAGATA, Júlio, Noções de Metodologia para a Elaboração de um Trabalho Científico, Porto: Livraria Tavares Martins, 1973.

 

As consultas na Internet. Embora constituam cada vez mais um meio de pes­quisa bibliográfica e de recolha de informação, comece por certificar-se de que se trata de um sítio  de confiança. Desconfiar de páginas não assinadas!

McLaughlin, Brian & Bennett, Karen (2014), “Supervenience”, in The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2014 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = <http://plato.stanford.edu/archives/spr2014/entries/supervenience/>.

Quando utilizar informação da Net também dis­po­ní­vel em suporte de papel, é este que deve ser citado. Quando não, deve citar o site (sítio), mencionando a data da visita, uma vez que a informação está em cons­tante re­visão.

Jan Zalasiewicz, “Working group on the ‘Anthropocene’”, Subcommission on Quaternary Stratigraphy Website. http://quaternary.stratigraphy.org/workinggroups/anthropocene/ (accessed February 29, 2016).

Richard Monastersky, “Anthropocene: The human age”, Nature 519 (7542). http://www.nature.com/news/anthropocene-the-human-age-1.17085 (visitado / acedido a February 29, 2016).

 

 

 

7 DEZEMBRO

Exercício 3: Apresentação  do projecto (tema e plano) do trabalho final


A filosofia e as suas questões

21 Novembro 2018, 17:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº10 - 21/ 11/ 18 

A filosofia e as suas questões. Da questão da origem das ideias à questão dos princípios da acção.

Exercícios de apresentação oral de temas filosóficos com base em textos de uso lectivo: Clara Forte, Beatriz Freitas, Sofia Estudante, Isadora Pinheiro.

Próximos exercícios de apresentação oral: - aula nº11, 28/11, Margarida Nunes, Ana Lúcia Dionísio, Diogo Vítor, Francisca Matos. - aula nº12, 5/12, Manuel Moita, Rafael Rebelo, Bárbara Bernardino, João Rodrigues, Sofia Batista; - aula nº13, 12/12, Liliana Santos, Karina Silva, Laura Green, João Ferreira.