Sumários
EXERCÍCIO : o Texto de Epicuro
12 Outubro 2018, 10:00 • Adriana Veríssimo Serrão
EXERCÍCIO
Sobre o Texto de Epicuro
Grupo………
I. EXPLICAR
1. Complete a referência bibliográfica do texto:
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
2. Divida o texto em partes e dê um título a cada parte:
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
II. COMENTAR
3. Seleccione a afirmação do texto que, no entender do Grupo, melhor sintetiza
o pensamento do autor.
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
4. Realize um comentário dessa afirmação (até 15 linhas)
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………………………………………….
Apresentação de excertos de Friedrich Nietzsche, Fragmentos Póstumos – Primavera-Outono 1881 :
- caracterizar o estilo de pensamento e de escrita.
- identificar o tema ou os temas.
- haverá alguma tese central?
- poderemos dar um título a este conjunto de excertos?
-
19 OUTUBRO |
Exercício 1: A explicação de texto tem por base os textos de Kant, Epicuro e Nietzsche distribuídos |
A filosofia e as suas questões
10 Outubro 2018, 17:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº4 - 10/ 10/ 18
Projecto de ensaio filosófico baseado na bibliografia do programa: exemplificações.
Exercícios de apresentação oral de temas filosóficos com base em textos de uso lectivo: Rita Monteiro, Maria José Sousa, Afonso Gonçalves.
Próximos exercícios de apresentação oral: - aula nº5, 17/10, Hélder Pereira, Francisca Mena, Maria Santos, Diana Malashyna, Bárbara Barra; - aula nº6, 24/10, Clara Forte, Rúben Chama, Ana Rita; - aula nº7, Daniel Afonso, Sofia Estudante, Ana Lúcia; - aula nº8, Cristiana Miranda, Filipa Marques, Francisca Vaz Guedes.A filosofia e as suas questões
3 Outubro 2018, 17:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº3 - 3/ 10/ 18
Projecto de ensaio filosófico baseado na interpretação de um texto: exemplificação.
A filosofia e as suas questões. A questão dos princípios: do ser ao saber.
Exercícios de apresentação oral de temas filosóficos com base em textos de uso lectivo: Leonor Gomes, Cátia Martinho e Carlos Duzarte.
Próximos exercícios de apresentação oral: - aula nº4, 10/10, Rita Monteiro, Maria José Sousa, Afonso Gonçalves, Francisca Vaz Guedes; - aula nº5, 17/10, Hélder Pereira, Francisca Mena, Maria Santos, Diana Malashyna, Bárbara Barra; - aula nº6, 24/10, Clara Forte, Rúben Chama.A EXPLICAÇÃO DE TEXTO
28 Setembro 2018, 10:00 • Adriana Veríssimo Serrão
A EXPLICAÇÃO DE TEXTO
EXPLICAR UM TEXTO
- O sentido do texto é imanente ao texto.
- Deverá limitar-se ao texto e não sair dele (não introduzir elementos estranhos).
- Análise de conceitos:
- identificar e fazer uma lista dos conceitos.
- organizar os conceitos por afinidades ou “famílias” (núcleos temáticos)
- Análise das teses: identificar as afirmações fundamentais.
- Análise da estrutura: mostrar a articulação dessas teses numa estrutura.
EXPLICAR PARA COMPREENDER
- É preciso explicar todo o texto, mas apenas o texto.
- Elaborar uma síntese completa e redigida em linguagem clara e concisa.
- Recorde-se de que a sequência dos enunciados (a "ordem da exposição") pode não coincidir com a “ordem das razões”.
Texto de trabalho
I. Kant, Informação acerca da orientação dos seus cursos no semestre de Inverno de 1765-1766.
1. Complete a referência bibliográfica do texto de Kant.
Kant, Informação acerca da orientação dos seus cursos no semestre de Inverno de 1765-1766.
Tradução de Leonel Ribeiro dos Santos a partir da Akademie-Ausgabe dos Kants gesammelte ………………………………………………………………………………………………………………………….
2. Identifique os grandes núcleos temáticos.
3. Identifique as teses (afirmações) mais estruturantes do texto.
4. Reconduza-as a uma única tese central.
5. Proponha um título.
6. Justifique a sua escolha.
7. Mostre a articulação desses conceitos e teses numa síntese completa e redigida em linguagem clara e concisa (10 linhas).
8. Registe alguns conceitos (ou outros elementos) que permanecem ainda obscuros após a explicação e carecem de esclarecimento "fora do texto".
9. Exemplificação de um comentário:
Aprender a filosofar é, segundo Kant, aprender a usar a razão. Quais as características do pensar racional?
Bibliografia secundária
Leonel Ribeiro dos Santos, "Kant e o Ensino da Filosofia"…………… pp. 125-135.
Para substituir a aula de 5 de Outubro: preparar a explicação do texto de Epicuro.
Próxima aula: 12 de Outubro
Introdução
26 Setembro 2018, 17:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº2 - 26/ 09/ 18
Filosofia: para que te quero? O valor do pensamento qualitativo.
Filosofia: o que não é? A índole questionante da filosofia.
Texto de uso lectivo: José BARATA-MOURA, “Traços do pensar filosófico”, Philosophica 45 (Lisboa, 2015) pp.8-15.
Marcação dos próximos exercícios de apresentação oral: - aula nº3, 3/10, Leonor Gomes, Cátia Martinho, Rúben Chama, Carlos Duzarte; - aula nº4, 10/10, Rita Monteiro, Maria José Sousa, Afonso Gonçalves, Francisca Vaz Guedes; - aula nº5, 17/10, Hélder Pereira, Francisca Mena, Maria Santos, Diana Malashyna.