Sumários
Yasujirô Ozu, "An Inn in Tokyo" (1935) (2)
2 Abril 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
"An Inn in Tokyo" (1935)
1. plano temático: i) a crise da família: as figuras do pai e da mãe, dos filhos; ii) um "herói" comum: o volte-face final;
2. plano formal: i) a precedência das coisas em relação *às pessoas: a figura de "costas"; uma estética do enquadramento e da obstrução no plano; iii) o ponto de vista baixo da câmara: o "ponto de vista do cão"; iv) a função dos "separadores": "curtain" ("katen-shoto") ou "pillow shots" (Burch); v) uma imagem-ícone/ símbolo.
* projecção (comentada) de um dvd do filme
Bibliigrafia: texto de Alain Bergala na pasta da cadeira (verde, nº 4)
Japão: os anos 30. Há uma "especificicidade" do cinema japonês?
28 Março 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. Há uma "especificidade" do cinema japonês? SIM= Noel Burch/ NÃO: David Bordwell
2 . o Cinema dos anos 30
2.1. o carácter mais conservador e o "regresso à tradição" da época Showa;
2.2. os novos géneros: o filme social, "keiko eiga" e o "chambara" satírico e niilista (Ito); o tema da "família" e o "shomin geki" (filme de "pessoas comuns"), as sub-modalidades do "rumpenmono" (filme de "proletários") e "matatabimono" ( de "vagabundo").
* projecção dos 20mn finais de "O Gosto do Saké" de Yasujirô Ozu (1962)
O Cinema no Japão nos anos 20: o caso de "A Page of Madness" de T. Kinugasa (1926)
26 Março 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
Os anos 20
1. o encontro com a modernidade: i) reorganização da indústria: 1912, a formação da Nikkatsu; 1920 , da Scochiko; ii) a influência do modelo narrativo americano; iii) o Movimento do Cinema Puro ("ju'eiga"): a defesa da especificidade visual do cinema; a crítica do "cinema-kabuki": teatralidade, intervenção do "benshi" ("katsuben") e uso do "oyama" ("onnagata").
2. o caso de "A Page of Madness" de Teinosuke Kinugasa (1920):
2.1. um produto híbrido: produção "independente" do "Shinkankakuha" (neo-impressionismo/ percepcionismo/ sensacionalismo) com apoio da Schochiko: "the first film like film" e "the firsst international film made in Japan" (Iwasaki);
2.2. influência da 1ª Vanguarda francesa (Cineplastia, "flou", Montagem +ápida, sobre-impressõess) Okuya) e do Expressionosmo alemão (Tanaka);
2.3. um Cinema da percepção: visual, unicamente apoiado no discurso (associação livre) das imagens; sem "script", "intertitulos" ou intervenção do "benshi";
2.4. um filme "transicional" (Okuya) entre (i) modernismo (experimentalismo) - vd. sequência de "abertura":o motivo da "bailarina", do círculo à espiral, um cinema da "mente" (Hipnose) - e (ii) narratividade (melodrama): motivo da "grelha", claustrofobia, realismo documental das cenas com vida no asilo psiquiátrico;
2.5. a sequência das "máscaras" (Nô e de celulóide, segundo Kawabata): i) como figura de "reclusão", ii) factor de distensão ("happy end") e iii) figura do Cinema;
2.6. ambiguidade do final (vd. Murnau, "O Último dos Homens"): regresso à ordem ou inclusão no asilo?
* projecção (comentada) de um dvd do filme
Bibliografia: páginas do livro de Aaron Geroww sobre "A Page of Madnesss" (pasta da cadeira)
O Cinema do Japão
21 Março 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
O Cinema do Japão
1.um cinema entre a tradição e a modernidade:problemas e paradoxos da "modernização" e "ocidentalização" Meiji ( 1868-1912);
1.1. a entrada no cinema no Japão: 1896; os primeiros anos, o Cinema Meiji (1896-1912); a inclusão do cinema numa concepção mais ampla de entretenimento e de espectáculo: o "rensageki";
1.2. a relação com o teatro: o "cinema Kabuki"; características formais: o "plano" como "quadro" ("cena"); frontalidade; planos fixos; bidimensionalidade da imagem; o actos como "máscara", dissociado do "personagem"; o caso do "oyama"/onnagata" (impedimeno do uso do Grande-plano, falta de naturalidade;
1.3. os dois grandes géneros: i) o "jidai-geki" (filme de época) : o registo "aragato" e o actor "tateyaku"; ii) o "gendai-geki" (época moderna): registo "wagoto" e actor "nimaime" (próximo do drama/melodrama).
* projecção do documentário "100 anos do Cinema Japonês" de Nagisa Oshima